Usando a expressão em inglês que quer dizer algo como uma lembrança de segunda-feira, a ProRodeo fez uma homenagem

Os concorrentes da Rodeo Cowboys Association, precursora da PRCA, na década de 1940 e nos anos 50, argumentarão que a história nunca viu um atleta de rodeio mais versátil – ou mais talentoso – que Gene Rambo. Ele foi um dos primeiros, e últimos, cowboys a participar regularmente e com sucesso em todas as três modalidades de montaria (Bull Riding, Saddle Bronc, Bareback Riding) e as quatro cronometradas (Steer Wrestling, Heading, Heeling, Tie-Down Roping). Seu primeiro rodeio foi em 1937, quando tinha 17 anos.

Em Cheyenne/Wyo, no Frontier Days de 1948, ele ganhou no Tie-Down Roping e Bareback Riding e ainda ficou em segundo lugar no Steer Wrestling. Mais tarde naquele ano, no famoso Cow Palace de São Francisco, ele foi campeão em Bareback Riding, segundo lugar em Steer Wrestling, terceiro em Saddle Bronc Riding e quarto em Tie-Down Roping. E tinham concorrentes bons, os melhores cowboys da época, em dois dos melhores rodeios daquela década. Entre seus êxitos, títulos em Laço e Saddle Bronc no rodeio de Fort Worth em 1950.

Gene Rambo, Monte Vista, 1949

Forte e atlético, Rambo tinha 1,80m e 82kg. Confiante, acabou por tornar-se um cowboy difícil de se vencer em quase todos os eventos. Ainda assim, ele era modesto, sorridente, simpático e muito bem quisto por todos os competidores que ele derrotou dentro das arenas. Rambo nasceu em 12 de junho de 1920, em San Miguel, Califórnia. Seu pai era um capataz de fazenda e também um talentoso cavaleiro de saddle bronc e domador de cavalos. A história conta que, aos sete anos, Gene já tinha aprendido com o pai a arte de domar e treinava seus cavalos.

Os finalistas de Saddle Bronc em Lewiston, Idaho, 1952:
Bob Sheppard, Bill Linderman, Deb Copenhaver, Gene Rambo,
a rainha do rodeio Marjorie Hauger, Casey Tibbs, Benny Reynolds
e Benny Bedford.

Com tantas vitórias, incluindo todos os mais importantes rodeios da época, ele colecionou ganhos em dinheiro para poder comprar, em 1942, uma fazenda de 1.240 acres (cerca de 5 km²) em Deerfield, Califórnia. Rambo ganhou consistentemente em todas as sete modalidades por uma década e foi o campeão mundial All-Around pela International Rodeo Association em 1946, 1948-50. Regularmente estava entre os que mais ganhavam prêmios pela Rodeo Cowboys Association, mas talvez essa sua versatilidade, que o fez famoso, o impediu de ganhar muitos prêmios nas modalidades individualmente.

Rambo se classificou para as cinco primeiras Nationals Finals Rodeo. Laçou cabeça para Jim Rodriguez Jr, de 18 anos, em 1959, quando ele tinha 39 anos. Jim tornou-se o mais jovem campeão mundial e Gene conquistou seu primeiro mundial fora do All-Around. De 1962 a 1965, atuou como diretor de Team Roping no Conselho de Administração da RCA. Foi incluído no ProRodeo Hall Of Fame em 1989, um ano depois de morrer em um acidente envolvendo arma de fogo, no dia 21 de fevereiro, aos 67 anos. Mês passado, portanto, foi aniversário de 30 anos do falecimento desse ídolo. Ele também faz parte do Hall da Fama do National Cowboy & Western Heritage Museum, do Pendleton Round-Up e do California Rodeo Salinas.

Por Luciana Omena
Fonte: PRCA

Escreva um comentário