Competição é uma das mais importantes da temporada da Apartação e tem duração de três semanas
O Will Rogers Memorial Center recebe mais uma vez os melhores cavalos e cavaleiros da modalidade Apartação. As provas em Fort Worth, Texas, estão acontecendo desde o dia 29 de março e terminam somente no dia 22 de abril. Com promoção e organização da National Cutting Horse Assotiacion, o Super Stakes é para cavalos de quatro anos hípicos e o Super Stakes Classic para animais de cinco e seis anos hípicos.
Stevie Rey Von e Beau GalyeanOs primeiros dias de evento ficaram reservados para o Super Stakes Classic Open. Os profissionais passaram por três dias de classificatórias, 181 cavalos, dois para a primeira passada e um para a segunda, e a final aconteceu dia 1° de abril, domingo de Páscoa. Com Stevie Rey Von em seu plantel, o Fults Ranch Ltd. provou que não está para baixo após a venda de Metallic Cat. Alvin e Becky Fults admitiram que Metallic Cat, produtor de 18 milhões de dólares pelo Equi-Stat, foi um achado incrível, mas parece que Stevie Rey Von, filho do garanhão premiado, poderá ganhar seu lugar como chefe da reprodução no rancho do casal.
Kattalyst e Adan BanuelosEm menos de dois meses, o animal se entrosou bem com seu novo treinador, o premiado Beau Galyean, ganhador de mais de US$ 3 milhões segundo o Equi-Stat, e foram da quinta colocação na categoria Classic/Challenge Open do Arbuckle Mountain Futurity, à vitória no The Cattlemen ao marcarem dor 228 e agora a uma nova marca, com o recorde de nota do Super Stakes – 231, para vencerem a Classic Open. A capacidade atlética e cow sense de Stevie ficaram evidentes nessa prova sensacional que fez. O garanhão já tem um troféu importante no currículo, campeão NCHA Open Futurity 2018 apresentado por Ed Dufurrena.
Kattalyst, também filha de Metallic Cat, foi a reservada campeã nessa categoria, apresentada por Adan Banuelos, com a nota 226. O título estava nas mãos desse conjunto quando Galyean entrou em pista com Stevie. “A nota de Adan era muito boa e sabia que tinha cavalo para superá-la, então puxei tudo que Stevie tinha e marcamos essa excepcional nota”, contou Beau.
Dias depois, 4 de abril, foi a vez da final do Super Stakes Classic Limited Open, entre oito cavalos, após uma classificatória de dois dias, com o total de 36 animais. Mesmo com poucos cavalos nessa final, sobrou talento entre os apresentadores. Reyefied e Brent Erickson ficaram no topo quando marcaram 221 pontos no segundo empate. “Não estava com expectativas altas em relação a essa prova, queria fazer uma boa passada, e aconteceu”, disse Erickson após seu primeiro título de Super Stakes.
Reyefied e Brent EricksonReyefied, filho de Dual Rey, já aos três anos de idade se mostrou uma promessa, quando ganhou o Futurity Open 2016 da Utah Cutting Horse Association. Mas uma EPM o deixou incapaz de competir a maior parte do seu ano para provas de quatro anos hípicos. “É muito empolgante vê-lo começar a voltar para a sua velha forma, como sabíamos que ele poderia ser”, disse Erickson.
O segundo lugar nesta categoria foi de One Sneaky Bluegrass (Bluegrass Cat x Squeaky Boon), apresentado por Eric Magby com a nota 219. O brasileiro Armando Costa Neto, que reside nos Estados Unidos, apresentou Watch Me Nae Nae na Open, mas não classificou para a final.
Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: QuarterHorseNews