Internacional

Quer tradição? Então vá a Denver todo começo de ano!

Isso mesmo, mais de 100 anos de National Western Stock Show em uma das mais famosas cidades do Colorado
Gado Hareford em 1907

Foi em 1906 que o primeiro National Western Stock Show foi realizado. É o principal livestock (mostra de gado) & rodeo (rodeio) & horse show (provas a cavalo) do país, recebendo apaixonados pelo estilo de todo o mundo a cada ano. Desde de produtores rurais, pessoas ligadas à agricultura, até os fãs do rodeio e das provas. Denver é a capital, a cidade mais populosa e um dos 64 condados do estado norte-americano do Colorado. Com a descoberta de ouro na região nos anos de 1800, uma forte corrente migratória foi provocada, permitindo o estabelecimento dos primeiros núcleos de colonização e o crescimento econômico da cidade.

Stock Show

O evento é também um dos principais destinos turísticos do Colorado todos os anos no mês de janeiro durante os 16 dias de festa. Em 2018, acontece entres os dias 6 a 21. Reconhecido nacionalmente, o National Western apresenta ao público um dos mais famosos rodeios profissionais da temporada regular, com competições válidas pela PRCA (desde 1946) e PBR; um dos maiores shows de cavalos do país, com provas em diversas modalidades; a maior feira western do Colorado, atraindo mais de 650 mil visitantes por ano; uma das maiores exposições de gado do mundo, reunindo 20 raças em exposição para concursos e julgamentos; o stock show abriga ainda outros animais, como ovelhas, cabras, alpacas, llamas, cachorros de trabalho, porcos, entre outros.

Draft Horse

Só no Horse Show, o público pode acompanhar provas de Cowboy Mounted Shooting, Ranch Rodeo, Freestyle Reining (Rédeas), cavalos Quarto de Milha e Paint Horse, Hunter/Jumper Show (Salto), um Wild West Show, que são apresentações inspiradas no velho oeste e que homenageiam lendas como Buffalo Bill, Reined Cow Horse Show (Working Cow Horse), Evening of Dancing Horses, apresentações coreografadas com música a cavalo, e o famoso Draft Horse and Mule Show, com cavalos competindo em parelhas mostrando beleza e força.

Wild West Show

No primeiro ano de existência, foram seis dias de competições e exibições com a presença de 15 mil pessoas. 1996 foi a primeira edição com 16 dias de duração incluindo 23 performances de rodeio, 11 provas a cavalo e dois Mexican Rodeo Extravaganzas, recebendo mais de 600 mil espectadores. Na programação desse ano, serão 19 provas valendo pela PRCA e três pela PBR. Cheio de exibições culturais, o Mexican Rodeo Extravaganzas ainda faz parte da grade. No dia 20 de janeiro, a organização preparou o pink day, onde todo mundo deve usar a cor rosa para chamar atenção ao combate pela cura do câncer de mama e ajudar a arrecadar dinheiro para pesquisas.

É tudo isso e muito mais! Só estando ao vivo para conhecer de perto um dos melhores rodeios do mundo e um dos mais tradicionais também.

Por Luciana Omena