Não é surpresa para ninguém que acompanha a modalidade Rédeas ver um brasileiro se destacando nas provas do circuito americano. Assim como acontece em outros esportes equestres, o talento dos nossos competidores e treinadores é evidente em competições por todo o mundo, há muito tempo.
E, de 23 a 31 de agosto, no Tulsa Expo Square, em Tulsa, Oklahoma, não foi diferente. Tivemos brasileiros ganhando prova e se destacando em diversas categorias do 100X Reining Classic, promovido pela 100X Shows, empresa que vem coroando inúmeros campeões jovens, amadores e abertos em diversas classes nos seus eventos, com premiações que giram em torno de $ 2 milhões.
Na principal prova da programação a vitória foi de Gabriel Borges (foto de chamada). O jovem treinador brasileiro, que vez marcando cada vez mais o seu nome no cenário da Rédeas, fazendo toda a sua carreira de ascensão nos Estados Unidos, montou Spooks Gotta Ice (SG Frozen Enterprize x Spooks Gotta Lady), de Kathy Page, para vencer o 100X Open 4YO Stakes Nível 4 (classe exclusiva para garanhões de 4 anos) ao marcar 229,5 pontos.
Nessa mesma categoria, Clemerson Barbalho, com Its Wishful Thinking (Spooks Gotta Whiz x Black Custom Chex), foi 4° lugar Nível 2 e 5° lugar Nível 3 ao marcar a nota 219. Outro bom resultado foi o de João Felipe Lacerda, 12° lugar no Nível 3 com dois cavalos: Cromedblack Gun MIL e Gunner In Hollywood, ambos filho de Gunner Dun It Again e de propriedade do criatório brasileiro Tripol Ranch, nota 218.
Gabriel Borges se posicionou bem em outra classe, a 100X Invitational Open Futurity (prova exclusiva para animais de 3 anos). Com TR Git R Done (Inferno Sixty Six x Whizzen For Chex), foi 4° lugar Nível 4 ao marcar 222 pontos. João Felipe Lacerda também ficou bem colocado nessa categoria, 7° lugar Nível 3 com The Next Kid Again (Gunner Dun It Again x The Chic Next Door), do Tripol Ranch, e a nota 220.
Entre outros resultados, com a participação ainda de outros brasileiros, também tivemos: Gabriel Borges e Game Chancer KWX, campeões Novice Horse Open; Clemerson Barbalho e Gunna Be Magnetized campeões da Open ARC; Marcelo Almeida da Silva e The American Boom, 4° lugar Nível 4 Open Emerging Futurity; Franco Bertolani e Vulcano, campeões Open 4YO Stakes Prime Nível 4 com 224 pontos.
Clique aqui para outras informações sobre o evento e clique aqui para os resultados completos.

Rédeas é uma paixão mundial
A Rédeas é a modalidade de Hipismo Western na qual o cavalo recebe adestramento básico. No site da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas a definição está assim: Entre todas as modalidades do cavalo, é a mais técnica. Controlar um cavalo não é apenas guiá-lo, mas dominar seus movimentos. O cavalo melhor controlado deverá ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência.
Apesar de ter sua origem nos Estados Unidos, durante o período da colonização americana, onde o cavalo foi uma peça muito importante para o homem do campo e estes colonizadores sentiram a necessidade de ter um cavalo bem adestrado, a Rédeas já se espalhou pelo mundo, é muito forte na Europa, principalmente Itália e Alemanha, e no Brasil.
Aliás, o brasileiro que ama Rédeas, tirando seu sustento dela, está sempre buscando aprimoramento no berço da modalidade. Como o caso de Marcelo Almeida, um dos treinadores brasileiros mais premiados do Brasil, em parceria com o super campeão Casey Deary, tem ido diversas vezes ao ano para treinar e competir nos eventos americanos.
E João Felipe Lacerda também, através do Tripol Ranch, que tem enviado os cavalos domados e estreados no Brasil para seguir carreira nos Estados Unidos. Como o caso do The Next Kid Again, reservado campeão ANCR Futurity 2025, que ele já apresentou no 100X Reining Classic. Não conseguimos confirmar a informação, mas a ideia é que João fique por lá até o maior evento da Rédeas mundial, em novembro, o NRHA Futurity.
Fonte: 100X Shows.com
Fotos: Divulgação/100X Shows
Leia mais notícias aqui