Isabela Prestes Tizão, 14 anos, representou o Brasil no Campeonato Mundial Jovem de Rédeas, o World Youth Reining Cup 2025, que aconteceu em Roma, Itália, entre os dias 24 e 27 de setembro. A jovem redieira se classificou em junho, em Avaré/SP, e partiu junto com seu treinador, Gabriel Cordeiro Martins, para viver muitas emoções.
O torneio, que reuniu jovens talentos de seis continentes – e 25 países, foi um desafio para Isabela, já que o Brasil tem uma história de conquistas, como o bicampeonato mundial e vitórias inesquecíveis de Gabriel Cordeiro Martins (2022, no Brasil) e de Astrid Annas (2023, na Itália). Mas, além de uma torcida gigante, ela levou todo o talento e a garra da nossa juventude.
Em competições nesse formato, os competidores utilizam cavalos emprestados por proprietários ou criadores locais, só conhecem os cavalos na semana da competição e têm pouco tempo para se adaptar e treinar. Por isso é sempre especial passar por uma experiência como essa.

Por conta do know-how em eventos importantes, além das competições, a organização do Campeonato Mundial Jovem de Rédeas promoveu um momento de integração e descontração entre jovens de todo o mundo que estavam por lá, antes do grande dia, com gincana leve e descontraída. Clique aqui para acompanhar.
A campeã foi Wigen Kendall, dos Estados Unidos, com KN Made My Whiz (Hesa Mega Whiz x Made To Surprise), de propriedade de Maria Cecilia Fiorucci. Zoe Adrian, da Alemanha, montando Like Cash (Big Chex To Cash x Like A Custom Crome), de propriedade de Gianlorenzo Ferrari, ficou com o segundo lugar. O terceiro lugar coube à italiana Isabella Righi, abordo de Gun Star White (GFC Quixote Gun x Star Dreamy), de Stefano Ianiero.
Vale destacar que a Itália é um reduto forte da Rédeas mundial, com campeonatos de grande porte, ótimos cavalos e criadores, treinadores com talento e presença constante em provas por todo o mundo.
“Estar em uma competição mundial já é, por si só, uma conquista simbólica — resultado de muita dedicação, disciplina e amor pelo esporte. Participar de um evento desse porte significa viver momentos únicos, aprender com os melhores do mundo e trocar experiências culturais que ficam para a vida toda. Parabéns, Isabela, por essa jornada inspiradora e por representar tão bem o nosso país!”, publicou a ANCR – Associação Nacional do Cavalo de Rédeas em seu instagram.
Fonte: @ancroficial, Elementa.com
Fotos: Reprodução/Instagram
Leia mais notícias aqui