Uma prova de médio porte em Oklahoma foi um dos primeiros encontros dos competidores de Rédeas por lá

Voltar das férias dos cavalos requer planejamento. Já até falamos disso aqui no Portal em alguns artigos. Imagine adicionar a isso neve e muito frio. É o que enfrentam os treinadores americanos todo começo de ano, quando é inverno no Hemisfério Norte. Mesmo que algumas instalações sejam climatizadas, o que tem bastante por lá, é preciso muito cuidado para escolher as primeiras provas, a fim de preservar a integridade física dos animais. É preciso dar ritmo novamente, pois logo acontecem os grandes eventos.

E assim os treinadores foram para o Winter Slide, a primeira prova do ano, em Ardmore, Oklahoma, no Hard Murphy Coliseum. As categorias, entre Aberta, Non Pro e Amador, valeram para diversas associações: NRHA, OKRHA, SWRHA, AQHA, USEF, FEI e USA APPROVED. E teve brasileiro em pista ganhando prêmio, mas também julgando. Thiago Boechat, que anunciou planejar sua aposentaria das provas, foi um dos juízes, juntamente com Terry Thompson.

E foi pela AQHA Open Senior que Clemerson Gomes Barbalho, treinador no Eduardo Salgado Performance Horses, em Oak Ridge, Texas, pertinho de Gaisnville, e Lil Dreamer, de propriedade da também brasileira Renata Lemann, marcou um excelente 73 ficando em uma boa classificação na categoria, a segunda maior nota dessa prova.

Outro brasileiro que se deu bem foi Fernando Salgado. Na AQHA Open Junior ele ficou na terceira posição montando Hollywood Hype. Pela NRHA Open, Fernando terminou empatado em oitavo lugar ao montar Wimpys Sailing Whiz e marcar 70.5 pontos.

Um destaque do evento foi Natan Piper, que levou as três primeiras colocações no Derby Open. Com Xtra Dun Right marcou 74.5 pontos para vencer no N4 e N3. Ai com Spook N Ebony a nota foi 74. Já com An Indian Princess, marcou 73 e ficou com o terceiro lugar também. Esse último empatado com mais três conjuntos. Único brasileiro na categoria, Roger Barral marcou 69 com Da Vincis Code, terminando em 17° na N2 e 13° na N1.

Por Luciana Omena
Foto: arquivo pessoal

Escreva um comentário