Internacional

Rodrigo Taboga vence no retorno da Apartação

Com a flexibilização das medidas restritivas, mais eventos estão retomando a agenda

Della Hillerman é promotora de três eventos oficializados pela NCHA: Ike Derby & Classic, Arbuckle Mountain Futurity e The Non-Pro plus The Open. Esse último está acontecendo de 3 a 14 de junho, no Hardy Murphy Coliseum, em Ardmore, Oklahoma e marca o retorno das provas de Apartação nos Estados Unidos com vitória de Rodrigo Taboga.

O brasileiro apresentou Sanctus, de Scott Durham, na final do Derby Open, para animais de quatro anos hípicos. Para ficar com o primeiro lugar marcou 226 pontos em uma excelente prova. “O Sanctus é um garanhão filho do High Brow Cat em Sofia Rey (Dual Rey), que vem respondendo muito bem aos treinamentos. Amadureceu muito desde quando comecei a montá-lo em dezembro de 2019”, conta Rodrigo.

Há três meses os planos de todos tiveram que mudar por conta da paralisação dos eventos em virtude da pandemia do novo coronavírus. No Beau Galyean Cutting Horses, que é do treinador Beau Galyean para quem Rodrigo trabalha, os cavalos ganharam folga logo no primeiro mês. “Soltamos os cavalos no pasto, em princípio. No segundo mês, passamos a treiná-los dia sim e dia não. Entretanto, 15 dias antes dessa prova intensificamos, treinando todos os dias”.

Rodrigo Taboga vence no retorno da Apartação nos Estados Unidos Com a flexibilização das medidas restritivas, mais eventos estão retomando a agenda
Rodrigo e Sanctus – Foto: Nila Mesquita Taboga

Mais resultados

Acima de tudo, foi uma prova muito boa para o time. No domingo (7), Rodrigo e Beau fizeram a final do Derby Open Classic, para animais de cinco e seis anos hípicos, com os cinco animais que apresentaram na classificatória. De 108 animais, 25 fizeram a final, com Beau em terceiro e quarto – Metallics MVP (225) e Rolz Royce (224) – e Rodrigo em oitavo – Rocky Mountain Blues (220,5). Ao passo que no Derby Open, o time tinha três animais na preliminar e entrou com os três para a final na segunda (8). Disputaram 140 animais para 30 vagas e além da vitória de Rodrigo, Beau ficou em segundo lugar – Buonvino (223).

“Deus abençoou muito o recomeço das competições para o nosso time. Foram resultados fantásticos. Por conta do calor, foi uma prova em que o gado estava bem difícil. Mais de 35 graus no local em que fica o gado e a pista de treinos. Somente a pista principal é climatizada, então estava bastaste quente e desconfortável”, reforça o brasileiro.

O próximo passo é a preparação para o NCHA Summer Spectacular daqui um mês. “Esses resultados foram satisfatórios e agora o foco é o Derby da NCHA. Aproveito para agradecer a minha esposa Nila, que é quem mais me ajuda e me dá forças aqui, todo mundo do Brasil que torce por mim, a toda equipe do Beau e Ashley e, principalmente, a Deus, por estar nos proporcionando tudo isso em nossas vidas”.

Por Luciana Omena
Fonte: NCHA Della
Crédito da foto: Cutting Horse Central

Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus

X