Com mais de 85 anos de existência, o rodeio de Odessa faz parte do circuito da Professional Rodeo Cowboys Association

Está rolando até o dia 13 de janeiro o Sandhills Stock Show & Rodeo, em Odessa, Texas. Um dos rodeios mais antigos ainda em atividade nos Estados Unidos, tem recordes estabelecidos em várias modalidades. Um deles, na montaria em touros, não é batido desde 1995. Brian Herman marcou 91 pontos naquele ano e ninguém até hoje melhorou essa marca. Colin McTaggart quase conseguiu em 2010, mas acabou com a mesma somatória de pontos. É o recorde mais antigo desde rodeio que tem uma longa história de conquistas.

Stock Show

Trabalham anualmente no Sandhills Stock Show cerca de 250 voluntários. É uma festa completa, com rodeio, exposição e provas. A programação reúne gado, jovens, famílias, cowboys e cowgirls profissionais em um só local através do esporte de rodeio profissional.

Horse Show

Em 1932, foi realizado o primeiro Fat Stock Show, que ajudou a estabelecer a primeira exposição de gado Hereford no Texas em 1933. Em 1940, com a ajuda de fazendeiros locais, como Buster Cole e Roy Parks Jr., o Horse Show entrou na programação. Outra conquista importante foi a construção do Ector County Coliseum em 1954 para que, em 1955, fosse realizado o primeiro rodeio indoor no local. Essas novas instalações acomodam mais de dois mil competidores e mais de 30.000 espectadores.

São mais de 380 mil dólares em prêmios e mais de 900 cowboys e cowgirls que iniciam a temporada por Odessa a cada começo de ano. Quem está por lá é o atual campeão mundial de Laço Individual, o brasileiro Marcos Alan Costa, que já marcou o menor tempo da primeira rodada – 8s5 -, e sua noiva Keyla Polizello, que também está competindo, só que nos Três Tambores.

Por Luciana Omena

Escreva um comentário