Brasileira venceu rodeio em Marble Falls, Texas, valendo pelo circuito da UPRA, a segunda vitória só esse ano
A United Professional Rodeo Association é uma união de várias associações regionais de sucesso, com uma longa história dentro do rodeio em todo o sul dos Estados Unidos. Em 1995, a Texas Professional Rodeo Association e a Central Rodeo Association se fundiram em uma só associação, criando a UPRA. Depois foi a ver da Texas Cowboys Rodeo Associated em 2014 que chegou ao grupo.
Para se ter uma ideia da longevidade dessas três associações, o TPRA foi criado em 1961, o CRA foi criado em 1956 e o TCRA foi criado em 1983. Se somarmos o tempo de existência das três, temos hoje 154 anos de história do rodeio para a United Professional Rodeo Association. Uma das missões é preservar o esporte, reverenciando o passado, reforçando o presente e promovendo o futuro.
O ano passado estima-se que foram US$ 5,7 milhões em prêmios na temporada. São realizadas as modalidades Bareback, Três Tambores, Breakaway, Montaria em Touros, Laço Individual, Ranch Bronc, Sela Americana, Bulldog, Laço em Dupla. Em média, mais de 20 rodeios por mês. É uma boa oportunidade de ir a bons rodeios para quem não tem condições de acompanhar o circuito da Professional Rodeo Cowboys Association.
No final de semana, dia 20 julho, vitória da brasileira Keyla Polizello nos Três Tambores. Com 15s466 ela foi a campeã da etapa de Marble Falls, Texas. Por conta da recuperação do noivo, o campeão mundial Tie-Down Roping Marcos Alan, que está fora da temporada por conta de uma cirurgia no joelho, Keyla não está indo aos rodeios da PRCA, optando por correr mais perto de casa. Então as etapas da UPRA caem como uma luva.
“Fazia um tempo que eu não corria a noite em um rodeio e foi um grande teste para a minha égua, mas ela se saiu super bem. Corremos na última turma de um rodeio de três dias, eu fui a segunda a entrar e fizemos uma boa passada, Graças a Deus. Foi um rodeio muito bom, aqui perto de casa, uma ótima experiência”, conta ela.
A cada rodeio, a cada prova, Keyla e Spotlite Ta Fame se entrosam mais e mais. E a cada desafio ou novidade, a amazona descobre que sua companheira pode ir além. “Fico sem palavras para explicar tamanha gratidão por esta égua incrível, que não mede esforços para dar 110% e seu coração em cada corrida. Eu não esperava ganhar, a passada tem que ser muito perfeita para que a gente fique entre as primeiras por aqui. E correr a noite, com arquibancada cheia, não sabia como ela ia se comportar, mas ela foi muito bem, gostou de correr com torcida aplaudindo”.
Foi o segundo rodeio de Keyla pela UPRA e já com vitória na segunda oportunidade. Keyla teve o apoio de Marquinhos em um nível a mais dessa vez. Como era um ambiente diferente, o laçador e incentivador não ficou na arquibancada filmando e torcendo. Foi junto com a competidora para o partidor para ajudar com a égua em tudo. “Não sei quem ficou mais nervoso, se eu ou se ele. O apoio dele é fundamental, sempre”.
Em junho, a hexacampeã do rodeio de Barretos, ganhou seu primeiro rodeio oficial nos Estados Unidos, em Cleburne, Texas. Foi a primeira brasileira a ganhar um rodeio da PRCA nos Três Tambores. A vitória veio depois de algumas semanas de boas passadas e acertos cada dia melhores com a Spotlite.
Por Luciana Omena