Com apenas 49 anos de idade, ele já alcançou muitos sucessos em todo esse tempo que atua como treinador e apresentador de cavalos de Rédeas nas principais provas da NRHA

Rédeas
Shawn e seu sorriso franco

Ele dispensa apresentações. Quem não conhece o talento de Shawn Flarida? O mundo todo, certamente! É principal ganhador de prêmios da National Reining Horse Association, o primeiro a alcançar a marca dos seis milhões de dólares em ganhos. São seis NRHA Open Futurity, mais do que qualquer outro.

Ele também venceu o All American Quarter Horse Congress Futurity de Rédeas 11 vezes. Apesar de seu currículo invejável, Shawn não deixa que o estigma suba à cabeça. Conhecido por seu sorriso franco e personalidade afável, tem a humildade e a ética de trabalho como marcos para a indústria da Rédeas. Shawn começou sua carreira ainda jovem e soube desde muito cedo o que queria fazer quando crescesse.

“Eu cheguei em casa da escola um dia na segunda série e decidi que já tinha estudado o suficiente. Não via sentido em aprender mais nada quando podia gastar muito mais tempo nas baias, com os cavalos. Eu queria treinar, desde que me lembro”. Se formou no colegial em 1988 e foi trabalhar para seu irmão, Mike Flarida.

Rédeas
Shawn, Michelle e os filhos

Mike já era um bem-sucedido instrutor de Rédeas, bicampeão do NRHA Open Futurity. Pouco tempo depois foi trabalhar por conta própria. Em 1992 se casou com Michele e o casal tem três filhos, Cody, Courtney e Sam. “No começo, tinha oito clientes. Mal dava para sobreviver, mas nunca duvidei que era o que eu deveria fazer para sempre”.

Desde o começo, Shawn o sucesso foi seu companheiro. A primeira vez que ganhou algum prêmio na NRHA foi 1981. E os cheques foram se tornando progressivamente maiores desde então. Entre os primeiros animais, quando disputava na divisão Limited Non Pro durante o ensino médio, Moores Generator. Em 1988, ele foi sexto lugar no NRHA Limited Non Pro Futurity com Kings San Sara.

Rédeas
Wimpys Little Step

Quando acabou a escola, passou seis meses com o irmão e decidiu, com todo o apoio de Michele, sair para já tocar seu próprio negócio. Alugou um local em Miamisburg, Ohio. Seu primeiro grande título foi no Quarter Horse Congress Open Futurity, em 1994, com Dunnits Easter Bunny.

Mas antes disso, já dava mostras de que ia dar ‘trabalho’. Foi finalista com dois cavalos do NRHA Open Futurity de 1990. Em 1991, foi reservado campeão do NRHA Derby Limited Open. Voltou ao NRHA Futurity, dessa vez na Limited Open, com dois cavalos. Em 1992, estava de volta às finais do Open Futurity, com Lenas Sparkle, e em 1993, foi quinto lugar no NRHA Open Futurity, com Peponitas Mr.

Em 2002, a carreira de Shawn atingiu outro nível quando qualificou San Jo Freckles para os Jogos Equestres Mundiais de Jerez de La Frontera, na Espanha. Ele foi ouro no individual e também por equipes. O ano também foi ótimo para ele em provas da NRHA: conquistou seu primeiro título do Open Futurity, montando ninguém menos que Wimpys Little Step. Com a premiação, ultrapassou o primeiro milhão em ganhos. Antes dele, somente Bill Horn e Tim McQuay.

Rédeas
KR Lil Conquistador

Voltaria ao topo do Open Futurity em 2004, com Smart Spook, e em 2005, com KR Lil Conquistador. Ganhar provas passou a ser recorrente para Shawn nessa época. Derby, Congress, Tulsa. Em 2006, com Walla Walla Whiz ganhou Tulsa e com Senor Tejano Whiz, o Congress. Levou seu primeiro NRBC também, montando Einsteins Revolution. Com tantos pódios, não foi surpresa que já no final desse ano ele tenha chegado a marca de Two Million Dollar Rider. O segundo na história da NRHA, se juntando a Tim McQuay. E 2007 seguiu, com as vitórias no Derby, Tulsa e Congress novamente.

E ao chegar no NRHA Futurity daquele ano, conquistou seu quarto título com Wimpys Little Chic e a nota 231,5. Se 2007 foi bom, 2008 foi ainda melhor. Todos os seus cavalos continuavam a ganhar prêmios de primeiro e segundo lugares em todas as provas. Venceu o NRBC com Wimpys Little Chic, fazendo história. Não só foi o primeiro a ganhar Futurity e NRBC seguido, como marcou 233 na final. E ainda foi segundo lugar com RC Fancy Step, marcando 231,5 pontos.

Rédeas
Wimpys Little Chic

O que está bom ainda pode melhorar, certo? E Shawn levou Wimpys Little Chic em 2008 a conquistar a tríplice coroa da Rédeas ao vencer o NRHA Derby. Todas as vitórias com notas acima de 230 pontos. Após o NRHA Futurity desse ano, ele tornou-se o primeiro Three Million Dollar Rider da NRHA. O ano de 2009 começou da mesma forma que os demais, com vitórias em cima de vitórias.

Conquistou seu quarto NRHA Derby, com RC Fancy Step marcando 232,5 pontos. Com o desenrolar da temporada, Wimpys Little Chic ultrapassou os US$ 400.000,00 em ganhos, o primeiro da história da NRHA a alcançar essa marca. E 2009 encerrou com mais um Congress e seu quinto NRHA Open Futurity, com Gunnatrashya. E foi com Gunnatrashya que Shawn chegou à nota 235 no NRHA Derby de 2010. Entre toda as demais vitórias nesse ano, outro ouro nos Jogos Equestres Mundiais, com RC Fancy Step.

Rédeas
Gunnatrashya

Ao término de mais uma temporada, outro marco: atingiu a soma de quatro milhões de dólares em ganhos! Com Spooks Gotta Whiz, em 2012, foi campeão NRBC e NRHA Derby. Em 2013, chegou a ser coroado Five Million Dollar Rider após o segundo lugar no NRHA Open Futurity com Tinseltown Fly Guy. Sua terceira participação nos Jogos Equestres Mundiais de 2014 foi de arrasar. Medalha de ouro no individual – 223,5 pontos – e por equipes com Spooks Gotta Whiz.

Seu sexto Futurity veio nesse ano, com o co-campeonato entre ele, com Spook N Shine, e Jordan Larson. Só ele e Bob Loomis venceram tantos futurities. Nesse ponto de sua carreira, onde a maioria estaria desacelerando, Shawn sempre está de olho no próximo grande sucesso. Treina e sempre busca o seu próximo campeão. É isso que move esse cavaleiro e treinador talentoso. Apesar de todo o relato acima, que é apenas um resumo, ele se mantém humilde.

Rédeas
Um dos maiores de todos os tempos!

Não abre mão da sua camisa verde da sorte, no entanto. Em 2016, foi co-reservado campeão NRHA Open Futurity e continua a estar sempre entre os primeiros em qualquer competição que participe. Seu legado, provavelmente, terá continuação. Sam, seu caçula, já compete e vem vencendo provas boas nas categorias Jovens. Quer ser um grande cowboy quando crescer, que nem o pai.

Para que tudo se mantenha em ordem, a esposa Michele cuida de tudo. Não apenas das necessidades diárias dos negócios da família, como mantém o cronograma diário de Shawn sob controle. Além disso, vive ocupada com os filhos e ainda tem tempo para atuar nos comitês do Buckeye Reiners, do OQHA Congress e dentro da NRHA ativos.

Fonte: Website Official
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Fotos: Wattemberry/Cedidas
Na imagem de destaque: Shawn no WEG de 2014. Crédito: APHA

5 Comentários

  1. Pingback: Andrea Fappani, um dos mais vencedores da Rédeas no mundo - Cavalus

  2. Thank you for some other informative site. Where else may just I get that type of info written in such a perfect way?
    I have a undertaking that I’m simply now operating on, and I’ve been on the glance
    out for such info.

  3. Nice post. I learn something new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis.

    It’s always exciting to read content from other writers and
    practice something from other web sites.

  4. Pingback: Craig Schmersal atingiu em 2018 o status de Four Million Dollar Rider - Cavalus

Escreva um comentário