Silvano Alves, segundo maior vencedor da PBR, completa 14 anos em solo americano

Trajetória impecável do brasileiro o tornou referência entre os cowboys que almejam o sonho de conquistar as arenas americanas

Faltam menos de dois meses para a tão esperada Final Mundial da Professional Bull Riders (PBR) e o brasileiro Silvano Alves está na corrida rumo ao título, ocupando a 18ª posição. A trajetória não será nada fácil, afinal ele está com 548 pontos a menos que o primeiro colocado, o também brasileiro José Vitor Leme.

Não será um caminho fácil, mas com seus mais de 14 anos de vivência dentro da PBR, e sendo o segundo cowboy a vencer três Campeonatos Mundiais individuais, o primeiro a vencer Campeonatos Mundiais consecutivos e o primeiro a vencer quatro Campeonatos Mundiais (três individuais, um Team Series), não é uma tarefa impossível.

Silvano Alves, segundo maior vencedor da PBR, completa 14 anos em solo americano
Silvano Alves se tornou referência no esporte

Início da trajetoria de Silvano Alves na PBR

Sua trajetória na PBR começou em 2010 e fazendo um retrospecto da sua carreira, o brasileiro afirmou ao site da PBR que nunca se imaginou estar onde ele está hoje, com uma carreira renomada nos Estados Unidos. “Quando eu começar a montar em touros, queria ficar perto da minha cidade natal, e ser o melhor montador de touros da minha região, do meu estado ou no máximo do Brasil!”, afirmou.

E a vida do atleta deu uma reviravolta. Hoje ele não apenas possui uma grande carreira internacional, como é um dos 30 melhores cowboys do mundo.  “Sou um dos dois caras a ganhar três títulos mundiais pela PBR. Não é fácil. Todo esse tempo, ainda há apenas dois”, ressaltou.

Sua primeira montaria em solo americano foi em Nampa, Idaho, quando ele simplesmente fez uma prova 4 a 4 e conquistou a vitória. Ainda em 2010, o brasileiro venceu mais dois eventos e terminou em segundo lugar nas Finais Mundiais, sendo coroado como o Novato do Ano.

“Cada ano é diferente, porque a PBR muda todo ano para ajudar todos os cavaleiros, para tentar ajudar a montaria a crescer. No passado, as pessoas viam a montaria em touro de uma maneira, hoje, elas reconhecem como um esporte, uma profissão!”.

Carreira impecável na PBR

Sua carreira dentro do esporte é impecável. Silvano Alves conquistou nestes 14 anos de estrada nada mais nada menos que 15 vitórias em eventos e 473 corridas na série principal, além de diversos cheques de bônus de campeão mundial de US$ 1 milhão, que o tornaram o segundo na lista dos maiores ganhadores de dinheiro da modalidade com US$ 6.573.183 em ganhos na carreira.

“É difícil porque acho que todos os peões no Brasil são humildes, são pobres e eles almejam vir para os Estados Unidos para mudar o futuro, ninguém vai para a escola ou universidade. Na cabeça deles basta vir aqui montar touros, não pensando no idioma ou qualquer outra coisa. Apenas venha aqui para montar touros. Mas é difícil porque quando você pisa aqui, você precisa do idioma”.

Silvano Alves, segundo maior vencedor da PBR, completa 14 anos em solo americano
Silvano Alves ainda tem sua fivela do PBR Team Series Championship em alta estima tanto quanto suas realizações individuais

Alves seguiu sua campanha de Rookie of the Year com dois títulos mundiais consecutivos em 2011 e 2012, montando 69% de seus touros em 2011 a caminho do título que ele diz ser o mais próximo e querido de seu coração.

Incrivelmente, Alves poderia facilmente ter vencido quatro Campeonatos Mundiais consecutivos. Ele estava liderando a corrida pelo título mundial em 2013 antes de JB Mauney completar o que é amplamente visto como a recuperação mais incrível da história da PBR ao ultrapassar Alves pela fivela de ouro nas Finais Mundiais. Alves então conquistou seu terceiro em 2014.

Ele também tem sua fivela do PBR Team Series Championship em alta estima tanto quanto suas realizações individuais. Alves fez 2 de 4 em Las Vegas em novembro para ajudar o Nashville Stampede a conquistar o título inaugural.

Rumo a mais um título mundial

Silvano Alves, segundo maior vencedor da PBR, completa 14 anos em solo americano
Silvano Alves está com 548 pontos a menos que o primeiro colocado, o também brasileiro José Vitor Leme.

Aos 35 anos, Silvano Alves não é mais o jovem fenômeno de antes. Atualmente, ele está em 18º lugar na classificação de Unleash The Beast, com dois resultados no Top 5 até agora nesta temporada – sua última vitória em eventos ocorreu em 2020. Mas ele nunca perdeu uma final mundial da PBR, com 13 qualificações ao todo, e parece pronto para conquistou seu 14º lugar nas Finais Mundiais da PBR de 2023, de 12 a 21 de maio, em Fort Worth, Texas.

Ele ainda é sempre uma ameaça para vencer um evento, mas hoje em dia é conhecido por um motivo diferente: orientação. O rancho de Alves em Decatur, Texas, é um centro de comunidade para os cavaleiros brasileiros e suas famílias, e ele está deixando um legado incrível para os cavaleiros que ajuda.

“Eu sempre tento ajudar todos os jovens brasileiros, porque quando eu vim para cá, quando comecei, ninguém me ajudou”, disse Alves. “Eu tento apenas tornar mais confortável para as outras pessoas ficarem aqui primeiro, para tornar mais fácil”, finaliza Silvano Alves.

Tradução: PBR

Foto: Reprodução / PBR / Andy Watson/Bull Stock Media

Leia mais notícias aqui