Tim Smith é ganhador de mais de 6 milhões pela NCHA

Entre outros feitos, é o maior ganhador da história da Pacific Coast Cutting Horse Association

Tim Smith cresceu na pequena fazenda de cavalos de sua família em Minnesota. Começou sua carreira equestre com cavalos de Salto e Pleasure. Autodidata, já em 1984 treinava sozinho. Dois anos depois, venceu seu primeiro evento de Apartação.

A saber, pela Pacific Coast Cutting Horse Association (PCCHA). A categoria era a Gelding Stakes e ele montou Cal Van Bar. Tim Smith atuou, antes de tudo, como presidente da PCCHA e como diretor da NCHA para Arizona, Califórnia, Havaí e Nevada.

É um dos dez melhores apartadores da história da National Cutting Horse Association. Além de competir, tem entre suas especialidades o treinamento, venda de cavalo, cursos, consultoria e criação/reprodução.

Treinador e também juiz, Tim Smith é membro do NCHA Riders Hall of Fame e tem ganhos superiores a US$ 6 milhões na carreira de acordo com o Equi-Stat. Ao lado da esposa Diane, uma talentosa competidora Non Pro, mora em Temecula, Califórnia.

“Fui para a faculdade em Minnesota com uma bolsa de estudos de basquete e me machuquei no primeiro ano. Realmente não queria ir para a faculdade, então vim para a Califórnia. Meu irmão Mike treinava cavalos de Apartação”, conta Tim.

Veja mais de Internacional no portal Cavalus

 História

Era meado dos anos 70 e foi o ponta pé inicial para ele. O irmão apresentava na Open e Tim iniciou apresentando na Non Pro. Contudo, logo se tornou profissional, aprendendo com o dia a dia a não superestimar a capacidade de alguns dos potros.

“Tive sucesso com os filhos de determinadas mães e aprendi na marra a não superestimar a capacidade deles. Para ter sucesso no meio da Apartação é preciso dedicação em tempo integral, não tem outra forma. Se você não sabe o que está fazendo e não dedica tempo, não poderá ser bem-sucedido a nível profissional”.

Sem dúvida, um momento memorável de sua carreira na Apartação foi 2013. “Marquei 232 pontos com My Lizzy Babe no último da carreira dela, superando todos os top da categoria 5/6 anos de idade. Também em 2005, quando venci as finais mundiais no WR This Cats Smart.

Tim Smith é ganhador de mais de 6 milhões pela NCHA 4

Primordialmente, Tim Smith lista os três cavalos que marcaram sua trajetória: WR This Cats Smart, Travelano e My Lizzy Babe. O treinador é seis vezes finalista do NCHA Futurity e ganhou mais de 100 eventos de idade limitada.

“Minha filosofia de treinamento evoluiu à medida que envelheci. Gosto de deixar o cavalo ser um indivíduo. Eles precisam nos dizer o quão bom eles serão. Treinamos todos basicamente iguais, mas alguns são melhores que outros”.

Fonte: Chtolive, Quarter Horse News,  Cowsandhorses
Fotos: Cedidas