Internacional

Título inédito: Rodrigo Taboga é campeão da NCHA Futurity Limited Open

A grande prova de Apartação para animais de três anos de idade acontece até o dia 15 de dezembro em Fort Worth, Texas

Título inédito para o Brasil: Rodrigo Taboga foi campeão na noite de 4 de dezembro em Fort Worth, Texas, do  NCHA Futurity Limited Open. Com Sugar Smak marcou 220 pontos na final da categoria destinada a cavaleiros da Open que ganharam menos de US$200.000,00 nos últimos dois anos.

De acordo com especialistas, a vitória coroou uma temporada surpreendente para o brasileiro. Ele está há pouco mais de um ano nos Estados Unidos, fazendo parte do time do treinador Four Million Dollar Rider Beau Galyean.

“Foi uma grande noite, sem dúvida nenhuma! Ótimos competidores, cavalos e um gado ótimo na competição. Foi difícil, mas a Sugar Smak foi muito bem e eu estou muito orgulhoso dela”. 

Campeão de tudo aqui no Brasil, desde a categoria Jovem à Aberta, Rodrigo tomou a decisão de realizar o sonho de viver e trabalhar no berço da modalidade.

Aos 29 anos, criado em Brotas/SP onde a família mantém o CT Taboga, sempre teve o cavalo presente em sua vida. Seu pai, Francisco Carlos, é treinador conhecido, com anos de atividade neste mercado. Natural que ele e seu irmão, Luis Fernando, quisessem seguir os mesmo passos vitoriosos.

A torcida fica reforçada então com Luzia, a mãe dedicada, que cuida deles 24 horas por dia, a esposa de Rodrigo, Nila, que é seu apoio nos Estados Unidos, Natiele, esposa de Luis, e Diogo, filho de Luis Fernando e Natiele.

Criado por Chet Burrows, e de propriedade de Bridget May Trenary, Sugar Smak é filho de Kit Kat Sugar e Smart Mate. Resultados completos, clique aqui.

Título inédito Rodrigo Taboga campeão NCHA Futurity Limited Open 1
Sorriso de quem tinha acabado de levar um título inédito para sua carreira e para o Brasil

NCHA

Na estreia oficial nos Estados Unidos ano passado, Rodrigo Taboga foi finalista do NCHA Futurity Limited Open e semifinalista da Open. Começou, portanto, com o pé direito sua carreira na terra do ‘Tio Sam’.

Seguiu para o que seria uma temporada e tanto até a conquista do título inédito no Will Rogers Memorial. 2019, sem dúvida, será um ano que nunca será esquecido para o ainda jovem treinador de Apartação.

Logo em janeiro, venceu duas categorias no Ike Classic. Em seguida, em meados de fevereiro, foi terceiro lugar no Arbuckle Mountain Futurity.

Em março, Rodrigo foi finalista do NCHA Super Stakes. No Breeders Invitational foi campeão Classic/Challenge. Em mais uma grande prova da modalidade, o NCHA Summer Cutting Spectacular, Rodrigo chegou à final na Classic/Challenge e Derby.

Entretanto, seguiu colecionando outros títulos: campeão Breeder’sInvitational Classic/Challenge e West Texas Derby. No importante Brazos Bash foi campeão e reservado Classic e reservado Derby. Também foi campeão Pacific Coast Cutting Horse Association Classic e Derby.

Antes de tudo, todos os resultados acima foram na categoria Limited Open. A fim de coroar um ano de muitas conquistas, antes do NCHA Futurity, Rodrigo venceu sua primeira prova na categoria Open nos Estados Unidos, o Southern Cutting Futurity.

Agora, o brasileiro se prepara para a semifinal da Open no NCHA Futurity no dia 14. Com toda certeza, se passar para  a final será mais um marco e tanto para sua carreira!  

O NCHA Futurity está acontecendo desde o dia 21 de novembro nas categorias Open, Non Pro e Amador. Além dos leilões, a programação do evento abriga também NCHA World Finals, decisão do Campeonato Mundial de Apartação.

Acesse mais notícias sobre Rodrigo Taboga no portal Cavalus

Por Luciana Omena
Foto de chamada, Rodrigo e Sugar Smak, crédito de Seth Petit