Seu sucesso como atleta de rodeios lhe rendeu o apelido de ‘King Of The Cowboys’
Ele é nove vezes campeão Mundial! Ty Murray, nascido em 11 de outubro de 1969, tem sete títulos de All-Around (1989 a 1994 e 1998), sendo considerado nessa época o maior ganhador nas modalidades Bareback, Sela Americana e Touro, e dois (1993 e 1998) em Touros. Todos pela Professional Rodeo Cowboys Association.
Ty Murray tem nove títulos mundiaisUma das lendas do rodeio mundial. É co-fundador da Professional Bull Riders e hoje em dia atua como comentarista pela CBS Sports, cobrindo os rodeios da PBR. O ‘Rei dos Cowboys’ faz jus à sua carreira vitoriosa. Não só quando estava na ativa, mas também fora das arenas, como exemplo de profissional. Dedica sua vida a promover o esporte e orientar atletas.
Sempre chamou atenção por sua capacidade atlética, dedicação e total concentração. Por muitas vezes foi comparado a nomes como Michael Jordan, Pelé, Wayne Gretzky (hóquei) e Lance Armstrong. Seu primeiro título veio aos 20 anos, de Cowboy Completo.
Natural de Phoenix, Arizona, o ídolo tem o rodeio em seu sangue. Seu pai Butch competiu em rodeios e participou de Corridas. E sua mãe Joy também teve experiências em cima de touros quando vez parte da National Little Britches Rodeo Association. Desde criança, Murray monta. Começou com bezerros. Aos oito, já ajudava o pai a domar cavalos selvagens.
Foi um dos fundadores da PBRComeçou a carreira na escola, ganhando seu primeiro rodeio nessa época. Sempre teve em sua mente a ideia de ser bem-sucedido na indústria western. Quando seus colegas de classe queriam ser bombeiros, astronautas, médicos. Ele sonhava em quebrar o recorde de Larry Mahan, que tinha seis títulos mundiais de All-Around e sempre foi a lenda do rodeio que mais o inspirou.
Aos 12 anos, ativo no circuito de rodeios escolar, Ty fazia de tudo fora das arenas que fosse bom para melhorar suas performances. Até treinar ginástica ele treinou, buscando força, equilíbrio e coordenação. Sua dedicação valeu a pena. Antes de completar dezoito anos, conquistou três títulos em 1987: All-Around e Bareback na National High School Rodeo Association, e Senior All-Around no campeonato onde sua mãe montou, o National Little Britches Rodeo Association.
Assim que fez 18 anos, entrou para a PRCA. Quando iniciava sua carreira profissional, dividia o tempo ainda com o rodeio estudantil, agora em nível universitário. Cursando a Odessa College, no Texas, pode participar do National Intercollegiate Rodeo Association. Quebrou todos os recordes nesse circuito também.
É ídolo mundialEm 1988, seu primeiro ano na PRCA, se qualificou para a Nationals Finals Rodeo nas três modalidades que competia. Ganhou o título da etapa Las Vegas e o prêmio de Rookie Of the Year no Bareback. Aos 20 anos, seu primeiro título All-Around pela PRCA e no mesmo ano venceu pela National Intercollegiate a categoria Men’s.
E os recordes foram surgindo e Ty cada vez mais se destacava. Seus ganhos começaram a refletir seu crescente domínio como atleta de montaria: Em 1990, superou US$200.000,00 em prêmio na temporada da PRCA, quebrando o recorde anterior. Três anos depois, aos 23 anos, ele se tornou o mais jovem atleta a ultrapassar a marcar de um milhão de dólares em ganhos na história do rodeio.
Sua forte atuação fora da arena também começou cedo. Em 1992, tornou-se membro fundador de um novo grupo, a Professional Bull Riders. A PBR levou os olhos do mundo para o esporte Montaria em Touros. A organização, de propriedade de atletas, tem mais de 600 membros, nos Estados e fora dele, e seus eventos são transmitidos pela TV, atingindo mais de 600 milhões de espectadores em todo o mundo.
Lutando sempre contra lesões – joelhos, ombros e maxilar -, Ty alcançou seu sonho de infância em dezembro de 1998, seu sétimo título All-Around. Superou seu ídolo e entrou mais uma vez para o livro dos recordes do rodeio mundial. Entrou para o ProRodeo Hall of Fame em 2000.
Aposentado das arenas, atua comocomentarista nas transmissões da PBR
Nessa época já tinha voltado seu foco para o campeonato da PBR, ganhando a etapa final em 1998 e ficando com o segundo lugar do ranking geral. Nas duas temporadas seguintes repetiu a colocação de ser o segundo melhor bull rider do mundo pela PBR. Em julho de 2004, aceitou o convite para ser presidente da entidade. Foi aí que se deu sua aposentadoria como atleta e começou sua carreira nos bastidores.
Teve tempo também de se dedicar ao seu rancho, em Stephenville, Texas. Ele foi casado com Jewel, tiveram uma vida em frente aos holofotes. Celebridades nos Estados Unidos, até participaram do reality show Dancing With The Stars. Se separaram em 2014 e têm um filho, Kase. Agora ele é casado com Paige Duke e tem uma filha.
“Eu amo a vida de cowboy – tudo sobre isso – desde o dia em que nasci. Não há que se compare, para mim, ao montar em touros. Nunca me importei em ser ídolo ou em ter sucesso nesta ou aquela modalidade. Quero que as pessoas sempre lembrem de mim como um grande cowboy”.
Fonte e Fotos: website oficial