O top brasileiro, tetracampeão brasileiro Senior Top, ranking máximo aqui no Brasil, levou nosso país ao lugar mais alto do pódio
Foi sábado, dia 17 de fevereiro, no Palm Beach International Equestrian Center, em Wellington, Flórida, no dia mais movimentado da sexta semana do Winter Equestrian Festival, que Francisco Musa, um dos grandes nomes do hipismo brasileiro, levou o primeiro de primeiro lugar. Musa vem em excelente forma na temporada 2018, com boas colocações no WEF, e levou sua nova montaria Biscayo, de 12 anos, à vitória no $35,000 Clássico Hollow Creek Farm, a 1.50 metro, sem faltas no desempate, 43s176.
Francisco Musa e BiscayoEstiveram no campo de Derby (grama) 27 conjuntos e três foram ao desempate. Em segundo lugar chegou Rodrigo Carrasco com Jeckle, pista limpa, 44s911. Na véspera, dia 16, a recém-formada dupla Musa e Biscayo já havia conquistado um segundo lugar a 1.40 metro, prova em que o brasileiro também emplacou o quarto posto, montando Zojasper Império Egípcio. Valendo pela quinta semana, no domingo, dia 11, Musa levou Catch Me T Império Egípcio ao segundo posto na prova Internacional 5*, a 1.50 metro.
Marco Antonio Peixoto Ferreira Filho“Eu estou com o Biscayo há pouco tempo, duas semanas”, destacou Musa, que está em Wellington pela primeira vez e hospedado no manège do brasileiro Paulo Santana. “Ele é um cavalo muito pequeno, mas com muito escopo e coração. Eu sabia que ele saltava bem, mas hoje superou as expectativas. Foi o dia dele!”, acrescentou o brasileiro que semana que vem deve saltar Biscayo em provas 5*. Foram duas provas em dois dias e duas boas apresentações. “Acho que ele está evoluindo melhor que eu esperava, estamos nos conhecendo. Ele é um cavalo muito bom e tenho ótimas expectativas para o resto da temporada”.
Marco Antonio Peixoto Ferreira Filho, vice-campeão brasileiro de mirim em 2017, ficou em quarto na prova Low junior, a 1.20m, na sexta semana do WEF. Montando Collete, o jovem brasileiro zerou o percurso e no desempate marcou 30s875. A prova que aconteceu no último dia 16 de fevereiro contou com 37 conjuntos e desses, 14 avançaram para o desempate. Já no dia 17, o cavaleiro fez sua estreia na categoria Medium Junior, a 1.30m, e mais uma vez, no dorso de Collete, zerou a prova, em 60s883, para o terceiro lugar.
O Winter Equestrian Festival, maior e mais longo concurso hípico do mundo, segue até 1º de abril e distribui mais de US$ 9 milhões em premiação.
Fonte: CBH e PBIEC