Presentes na arena da National Finals Rodeo desde 1988, os ‘yellows chutes’ amarelos se tornaram uma das grandes referências do evento
Entre tantos símbolos icônicos da Wrangler National Finals Rodeo, os bretes amarelos possivelmente sejam os mais marcantes. Possivelmente devido a sua visibilidade em praticamente todas as imagens que envolvem a arena, seja no lado das montarias ou no lado oposto, onde ocorrem as provas cronometradas.
Em 2018, a identidade visual mais conhecida do rodeio mundial completou 30 anos. A primeira vez que a Professional Rodeo Cowboys Association utilizou os bretes na cor amarela foi durante a NFR de 1988. Inspirando outros diversos eventos, inclusive no Brasil, que na década de 90 e meados de 2000 tinha uma grande quantidade de bretes amarelos.
Nos primeiros dez anos (1959-1969), os bretes utilizados pela PRCA em seu principal evento tinham a base de ferro e as porteiras de madeira, sendo totalmente substituídos a partir de 1970. Nos anos seguintes, os bretes passaram a variar de cores a cada edição. Foram utilizadas a cores branca, vermelha e em alguns anos, a combinação das duas.
A cor vermelha passou a predominar e se tornar tradicional no final dos anos 70, ainda sem a presença de patrocinadores nos bretes. Nos anos 80, o evento ganhou o patrocínio máster dos cigarros Winston, que foi um dos principais investidores do rodeio norte-americano naquela década. E como a marca tinha o vermelho e o branco em suas cores principais, os bretes todos vermelhos e escritos de branco foram utilizados durante muitos anos.
Esta parceria com a Winston durou até 1986, quando a NFR já era realizada em Las Vegas. A partir de 1987, a Wrangler Jeans, que já patrocinava a PRCA desde a década de 40, assumiu os direitos como patrocinador oficial da Final Mundial. Naquele ano, a NFR alterou significativamente sua identidade visual, utilizando bretes totalmente azuis com escritas em amarelo, fazendo uma clara referência à marca do novo patrocinador.
Porém, já no ano seguinte, a NFR mudou novamente as cores dos seus bretes. Fazendo referência ao amarelo presente no logotipo da Wrangler, apresentou os bretes que se tornaram ícones e são usados até hoje. Em 2001, aliás, a marca assumiu os direitos de nome (naming rights) do evento, que passou a se chamar oficialmente Wrangler National Finals Rodeo.
Desde a época da Winston, até hoje com a Wrangler, os bretes tem apenas a marca de um único patrocinador nos portões, além das marcas da própria PRCA. Seja pelas cores amarelas, ou pela predominância da sua marca nos bretes, é impossível não relacionar a Wrangler ao evento. E é inegável não admitir que a tradição dos ‘yellows chutes’ valorizam a cada ano mais ambas as marcas.
Colaboração: PrimeComm/Rodeo SA
Fotos: PRCA/Arquivos