Competição criada em 2003 por Tootie Bland tem julgamento para ações de doma entre três concorrentes
Booger Brown, Ben Baldus e Wade Black foram os concorrentes escolhidos pelo Horseman’s Selection Committee para o Road To The Horse Wild Card 2019. A competição, criada em 2003, basicamente, é um julgamento sobre doma. Três cavalos xucros são escolhidos por um time de juízes e depois cada treinador selecionado tem dois dias para trabalhar com esses potros.
Há tempo estipulado para cada atividade e eles têm uma série de pré-requisitos que são julgados a cada fase do trabalho. As seções se dividem em cada um trabalhar ao mesmo tempo em currais um ao lado do outro dentro da arena. E em outro momento, cada treinador realiza suas funções com o espaço da arena todo para ele, um de cada vez.
Cada atividade vale pontos. Os treinadores, sempre convidados pessoas de vários estilos de montaria e países, são julgados pela aproximação, grau de dificuldade, tranquilidade ao montar, grau de força usado e confiança, curiosidade e sensibilidade, resposta do cavalo a vários tipos de movimentos.
Os potros desse ano foram cedidos pelo famoso 6666 Ranch, que seleciona animais da raça Quarto de Milha há mais de cem anos e fica localizado em Guthrie, Texas. O Road To The Horse aconteceu de 22 a 24 de março, na Alltech Arena, dentro do Kentucky Horse Park, em Lexington, Kentucky.
Wade Black foi o treinador que somou mais pontos esse ano, 1525,5 pontos, e venceu a disputa. Ele é do estado de Nevada, Estados Unidos, e toda sua família é envolvida com cavalos. Especialmente o avô, Ray Hunt, e o pai, Martin Black. O estilo de treinar de Wade, ele conta, é uma mistura de tudo que ele já aprendeu com os dois e ainda influência do estilo de Tom Dorrance.
Quando criança, Wade laçava e mexia com gado na fazenda administrada por seu pai. Quando ganhou uma bolsa de estudos para competir na modalidade Sela Americana, foi cursar Equine Science na Montana State University. Formou-se e depois fez mestrado em Equine Nutrition. Hoje, Wade passa seu tempo no Kentucky treinando cavalos de Corrida, no Texas treinando cavalos de Apartação, e em diferentes ranchos de gado em Idaho e Oregon. Horsemanship está no sangue dele.
Ben Baldus ficou com o segundo lugar ao somar 1444,5 pontos. Ele é ganhador de mais de US$ 200 mil em provas de Rédeas, Working Cow Horse e também modalidades inspiradas na lida dos ranchos. Finalista de muitos eventos da National Reining Horse e da National Reined Cow Horse Association. Booger Brown não teve nota. Pelo título, Wade já tem vaga para o evento do ano que vem.
Na edição 2019, pela primeira vez dois ex-campeões do Road To The Horse se enfrentaram numa espécie de desafio – 2019 World Champion of Colt Starting. Quem ficou com a melhor foi Nick Dowers, que também ganhou o Jack Brainard Horsemanship Award. Sua parceira nesse desfio foi a bicampeã do RTTH Vicki Wilson. Mais informações, clique aqui.
Fonte e Fotos: Road To The Horse