Western Heritage Award premia um brasileiro pela primeira vez

Conhecido como o ‘Oscar Country’, aconteceu no último dia 15 de abril, com a presença de Filipe Masetti Leite, o Cavaleiro das Américas, subindo ao palco em Oklahoma

O Western Heritage Award é conhecido como o ‘Oscar Country’. O evento homenageia indivíduos que fizeram contribuições significativas na literatura, música, televisão e cinema do gênero Western. A festa de entrega dos premiados em 2023 aconteceu no último dia 15 de abril, no National Cowboy Museum, em Oklahoma City, Oklahoma.

No palco, Filipe Masetti Leite se tornou o primeiro brasileiro a ganhar o Western Heritage Award, esse ano em sua 62ª. edição. “Estou aqui hoje, neste palco, graças aos meus 11 maravilhosos cavalos. Meus filhos. Meus heróis”, disse o Cavaleiro das Américas emocionado em frente a duas mil pessoas durante o evento black-tie.

Western Heritage Award premia um brasileiro pela primeira vez
Filipe Masetti Leite ao lado da noiva Clara Davel durante a cerimônia do 62° Western Heritage Award em Oklahoma City

O Western Heritage Award é uma honra que já foi recebida por John Wayne, Kevin Costner, George Strait, Kurt Russel, entre outras estrelas.

Filipe venceu esse ano na categoria ‘Documentary’, por seu documentário ‘The Long Rider’. O filme conta sua jornada de 8 anos do Alaska a Ushuaia. Dirigido pelo premiado cineasta Sean Cisterna, foi produzido pela Mythic Productions e escrito pelo brasileiro. E já ganhou 19 prêmios internacionais.

Lançado na Amazon Prime no Canadá no final de 2022 chegará ao Brasil em agosto deste ano.

Western Heritage Award premia um brasileiro pela primeira vez
O ator de Yellowstone Mo Brings Plenty, a namorada dele, Clara Davel e Filipe Leite na cerimônia do Western Heritage Award 2023

O sonho de estar na galeria de premiados do Western Heritage Award

Filipe Masetti Leite, mais conhecido como Cavaleiro das Américas, usou o seu discurso para contar para os americanos que a cultura ‘western’ existe do Alaska à Argentina.

“O que aprendi cruzando as Américas a cavalo, na velocidade de três milhas por hora e 20 milhas por dia, é que o cavalo é um idioma universal que une as pessoas!”.

Western Heritage Award premia um brasileiro pela primeira vez
Clara Davel, Filipe Leite, e os produtores do documentário ‘The Long Rider’ Arnon Mello e Peter Hawkins com o ‘Wrangler Bronze’ na mão

Ao viver o sonho de estar no palco do National Cowboy & Western Heritage Museum, ele reafirmou: “Todos os dias, eu precisava bater na porta de um estranho e pedir ajuda. E todas as portas que foram abertas no caminho. Seja por um político, um fazendeiro ou um traficante. Foram abertas graças aos meus cavalos”.

No microfone, para milhões de pessoas através da transmissão do evento, Filipe lembrou: “Descobri que o Charro, o Vaquero, o Gaúcho, o Peão, o Cowboy podem se vestir de maneira diferente, usar ferramentas diferentes, montar raças diferentes, mas todos nós compartilhamos os mesmos valores e crenças”.

Western Heritage Award premia um brasileiro pela primeira vez
Filipe Leite, Clara Davel ao lado de Patrick Wayne (filho do John Wayne) durante o jantar do Western Heritage Award 2023

“Acordamos cedo e dormimos tarde trabalhando duro para colocar comida na mesa das pessoas. Somos protetores da terra e do mundo natural. Nós VIVEMOS para os nossos animais.”

O Western Heritage Awards reuniu muitas celebridades como a dupla country Brooks and Dunn, o cantor Red Steagall, os atores Mo Brings Plenty (Yellowstone), Lou Diamond Phillips (La Bamba, The Ranch, Prodigal Sun), os filhos de John Wayne e outras personalidades do mundo Western.

Western Heritage Award premia um brasileiro pela primeira vez
O Western Heritage Award homenageia indivíduos que fizeram contribuições significativas na literatura, música, televisão e cinema do gênero Western. Na foto de premiados, Filipe Leite e o cantor Red Steagel

The Long Rider

Selecionado a partir de mais de 500 horas de filmagens nunca antes vistas, ‘The Long Rider’ conta toda a história da jornada de oito anos de Filipe Leite a cavalo.

Tratando questões da solidão crônica e da natureza insensível e restritiva das fronteiras internacionais, é também, acima de tudo, uma história inspiradora e emocional das proporções mais ousadas e épicas.

Clique aqui e assista ao evento.

Colaboração: Luciana Omena • Redação Cavalus
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Leia mais notícias internacionais aqui.