Acontecem até dia 22 de abril provas para cavalos de quatro (Super Stakes) a cinco e seis anos (Super Stakes Classic)

Há uma semana, os competidores das categorias Amador entraram em cena para o Lucas Oil NCHA Super Stakes de Apartação, que acontece desde o dia 29 de março no Will Rogers Memorial Center, em Fort Worth, Texas. Serão três semanas do melhor da modalidade no momento, com grandes animais em pista, disputas intensas e exaustivas, muito foco para poder passar de fase e chegar ao final de cada categoria. Como é um evento longo, assim como acontece normalmente nos três maiores da NCHA, é preciso estratégia e determinação.

As classificatórias para as categorias Amateur & Unlimited Amateur, tanto no Super Stakes como no Classic, aconteceram juntas e começaram no dia 5. Foram sete dias de provas, quase 400 cavalos disputando vagas nas finais. No dia 11 de abril o Super Stakes Amador conheceu seus campeões. Nelson Vivas ficou surpreso. Não apenas ele havia acabado de ganhar um importante título, como ele fez com um cavalo – Playboy Is Smooth – que só havia montado antes por três vezes, incluindo a classificatória nesse evento.

Nelson Vivas e Playboy Is Smooth

E a vitória veio no dia seguinte ao seu aniversário. “Quase inacreditável! É um sonho que se tornou realidade ”, disse Vivas, rindo e abraçando sua esposa, Mary. “Eu sou o último cara que deveria estar aqui nesta posição”. Não, aparentemente, quando você tem bons amigos como David Taurel, proprietário do Valley View Ranch, de Whitesboro, Texas. Vendo que Nelson não estava se dando bem com outro cavalo, David insistiu que seu colega venezuelano e amigo de longa data tentasse com Playboy Is Smooth, um filho de Smooth As A Cat, e deu o cavalo para ele.

Em mãe Mary Has Freckles, filha de Freckles Playboy, o cavalo foi apresentado por David no NCHA Futurity do ano passado. “David e sua família são como família para mim. Mudei de Miami para Whitesboro e comprei um local perto da casa deles para poder deixar meu cavalo, que eles cuidam e treinam muito bem, e por conviver com os amigos. David e Corey Courville têm me ajudado muito, até mesmo na noite anterior à prova, me preparando”.

David comprou Playboy Is Smoth pouco antes do Futurity, mas não tinha intenção de competir com ele tão breve. “Mesmo uma semana antes do Futurity não estávamos planejando estar em pista, ele não estava pronto. Mas é um cavalo tão fácil de montar, com um cow sense apurado, que melhorou ao correr dos dias que decidi apresenta-lo. Queria que Nelson se animasse e não deixasse a Apartação, então senti que ‘Numbers’ era o cavalo certo para ele”, contou.

Por se daltônico, Vivas precisa confiar 100% nos seus rebatedores para escolher qual boi tirar. Sem a ajuda de David, Courville, Clay Johnson e Lloyd Cox ele acha que nunca teria conseguido. “Oh, meu Deus, quando eles me disseram para apartar um boi preto, eles parecem todos escuros para mim. Então realmente tenho que confiar nesses caras para me ajudar a conseguir o gado certo. Apenas tento fazer o meu melhor, ficar no centro e não pensar muito. Acho que nós trabalhamos muito bem nas duas primeiras vacas e depois na terceira ainda sobraram 30 segundos. Senti que deveria me apressar, mas eles disseram não, apenas relaxe. E ontem foi meu aniversário, consegui meu próprio presente”.

Vivas mudou-se para os Estados Unidos após se aposentar de seus negócios na Venezuela. Há três anos ele conheceu a Apartação e decidiu se envolver com a modalidade.

Gary Barker e Smooth Nu Cat

A nota dele foi 216. Em segundo lugar ficou John Rockey, de Palmdale, Califórnia, montando Dureyngo Kid e a nota 214,5. Pela Unlimited Amateur os campeões também já saíram. No Super Stakes, a vitória ficou com Rocky Davis e Redneck Creyzy (222 pontos) e no Super Stakes Classic, o título foi de Gary Barker e Smooth Nu Cat (224 pontos). Nessa categoria competem os os amadores que não querem passar para a categoria Non Pro, que não são parentes de treinador e nunca trabalharam em centro de treinamento. Eles já passaram o limite de ganhos da categoria Amador, deveriam subir para a Non Pro mas não querem, então competem na Amador ‘Sem Limites’. Todos os resultados encontram-se no site da NCHA.

Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: NCHA e Quater Horse News

Escreva um comentário