Apartação

6ª edição do Derby & Derby Classic FGA vem com novidades

E a principal é que a premiação será a maior entre todas as edições

Começo de ano, retorno dos cavalos aos treinamentos, momento de voltar a frequentar as provas. A maioria dos competidores não vê a hora de voltar a sentir essa adrenalina. Sobretudo, para os apartadores inicio de ano significa Derby & Derby Classic FGA!

Dessa forma, a qualidade da pista e do gado excelente para Apartação são atrativos. Além disso, a premiação é outro fator que leva competidores de todo o Brasil para o evento. E os organizadores deram uma boa notícia para essa sexta edição: a premiação será maior.

Marcado para acontecer de 23 a 24 de janeiro, o Derby & Derby Classic da Fazenda Gruta Azul, em Campo Grande/MS, premiará com R$ 240.000,00. “A expectativa é que mais uma vez os apartadores de todo o país estejam presentes”, comenta Patrícia Arakaki Leite Miglioli, titular da Fazenda Gruta Azul, juntamente com seu pai, Noberto Soares Leite.

Os competidores se programam para ir a Fazenda FGA não só em busca da premiação, mas também pela pontuação na disputa do Cavalo do Ano NSMCA. “As provas do Derby e Derby Classic contam pontos em dobro e isso é bacana. Pode mudar tudo na corrida para o Cavalo do Ano”, reforça Patricia.

Ainda, de acordo com ela, “existe uma tabela de pontuação para que se estabeleça o Cavalo do Ano, de acordo com a prova, número de inscrições, etc. E como nas provas de idade a pontuação é dobrada, o nosso Derby também é”.

Derby & Derby Classic FGA

A competição será disputada nas categorias Aberta e Aberta Limitada. Assim sendo, para essas categorias as inscrições são em nome do animal. Enquanto nas provas de Non Pro e Amador, as inscrições são em nome do cavaleiro/amazona.

Antes de tudo, além dos títulos do Derby e Derby Classic FGA, os competidores têm a possibilidade de pontuar ainda para o Campeonato Sul Mato-grossense, que realizará a segunda etapa na mesma data e local. Bem como os cavalos Quarto de Milha, se assinalados no ato da inscrição, concorrem também para Registro de Mérito na ABQM.

Conforme regulamento, o evento é homologado pela ANCA – Associação Nacional do Cavalo de Apartação, contanto pontos também para essa entidade. O Derby Gruta Azul é um evento apenas para animais de quatro anos hípicos, enquanto o Derby Classic Gruta Azul é para animais de cinco e seis anos hípicos.

O julgamento será realizado pelo americano Pat Taylor e a prova será transmitida via internet pelo canal da ANCA no YouTube. Outras informações: instagram.com/fazendagrutaazul | www.anca.com.br.

Leia mais notícias de Apartação no portal Cavalus

Por Luciana Omena
Foto edição 2019. Crédito: Roberto Mattos