Apartação

ANCA Derby é primeiro encontro oficial da Apartação em 2020

De forma inédita, etapa do Campeonato Paulista será realizada na mesma data

Apartadores prontos para o ANCA Derby ‘Moms Silverado Cat’ 2020. De 19 a 21 de março, a Associação Nacional do Cavalo de Apartação estará em Araçatuba/SP, no Parque Clibas de Almeida Prado. A saber, serão três eventos em um: Derby, Derby Classic e a segunda etapa do NPCA.

“O ANCA Derby 2020 vem para brindar o crescimento da modalidade no Brasil. De fato, desde a metade do ano passado, o número de inscrições na Apartação vem crescendo. Quer seja em eventos regionais (estaduais), quer seja em eventos nacionais (organizados pela ANCA ou ABQM)”, afirma Fernando Latufe, presidente da ANCA.

A expectativa dele é que nada disse seja diferente nesse evento. “Nossa expectativa é de que o número de inscrições supere, pelo menos, em 20% as inscrições feitas no Derby 2019”.

De acordo com Latufe, esse fato se deve a contribuição de fatores combinados. “Realizar os eventos em Araçatuba e em pareceria com o SIRAN, tem sido maravilhoso. Pois, além de toda a estrutura que o parque e a cidade oferece, há, também, a facilidade na logística para a nossa principal matéria prima (gado) e para os competidores e amantes da modalidade”.

Em segundo lugar, conforme conta o dirigente, “o aumento no número de patrocinadores também impacta na vitrine da Apartação. Inegavelmente, as principais conseqüências disso são a diminuição dos custos para realizações de provas e um ‘plus’ nas premiações. Situações que estimulam o crescimento de entusiastas da modalidade”.

Por fim, ele ainda aponta como fator para o crescimento a realização dos Campeonatos Estaduais (Baiano, Mineiro, Paulista e Sul Matogrossense). “Estão demonstrando muita qualidade nas provas e causando talvez aquilo que seja o mais importante para a Apartação, a atração de novos competidores amadores”.

Formato

Para o Derby e Derby Classic, a competição será disputada nas categorias Aberta e Aberta Limitada, Non Pro e Amador. Com a entrada da etapa do NPCA na programação, os conjuntos que participarem na Aberta do Derby poderão concorrer simultaneamente pela categoria Aberta Júnior da segunda etapa do campeonato Paulista.

Assim sendo, o mesmo vale para os conjuntos que participarem na Aberta do Derby Classic, que estarão em pista na categoria Aberta Classic do NPCA.

As competições são abertas a animais de qualquer raça. Porém, é vetado qualquer participação em eventos promovidos ou oficializados pela ANCA animais que não tenham seu registro em sua respectiva associação.

O Derby é um evento apenas para animais de quatro anos hípicos. Enquanto o Derby Classic é para animais de cinco e seis anos hípicos. Pelo segunda etapa do NPCA ainda concorrem os conjuntos das categorias Aberta Livre e Limitada; Non Pro, Amador; Master; Jovem; Principiante.

“Feitas tais ponderações, em nome de toda a diretoria da ANCA, quero deixar aos leitores do portal Cavalus o convite para que nos acompanhem durante o Derby Moms Silverado Cat – ANCA 2020. Seja presencialmente, seja por meio de nossas redes sociais. Ou até mesmo online através de nosso canal no Youtube (ANCAcutting).”

Outras informações: www.anca.com.br.

Por Luciana Omena
Crédito da foto: Divulgação/Foto Perigo/ANCA

Veja mais notícias da modalidade Apartação no portal Cavalus