Juízes em reciclagem, candidatos a juízes oficiais da NCHA/ANCA e competidores estiveram em uma palestra de julgamento em Apartação ministrada por Andy Adams. O evento aconteceu no dia 2 de novembro, logo após as competições do Potro do Futuro Paddock Ranck ANCA 2020. Antes disso, ao longo do evento, os participantes fizeram uma espécie de treino. Julgaram as apresentações na sexta cabine e depois tiraram suas dúvidas ao final de cada bateria.
Andy Adams é da Califórnia, Estados Unidos, e esteve no Brasil em diversas outras oportunidades julgando eventos da ANCA e ABQM. Ele é, acima de tudo, juiz AAAA e monitor da NCHA, a associação americana de Apartação. “Há muitos benefícios. Se você for juiz e precisa fazer reciclagem ou não, é importante”, comenta o norte-americano.
Ademais, com ajuda de vários vídeos ele explicou aos 36 participantes como os créditos e as penalidades são analisados. Assim como comentou a respeito do preenchimento correto da ficha de julgamento. Por fim, mostrou como dividir as provas em partes a fim de simplificar o julgamento.
Antes de mais nada, palestras como essa são importantes já que os juízes brasileiros não têm um volume alto de provas de Apartação para atuar como acontece nos Estados Unidos. “Se eu fosse juiz aqui, estaria em toda palestra com o intuito de praticar, já que não existe a oportunidade de julgar todo fim de semana”, pondera Andy.
ANCA/ABQM
De acordo com a nota enviada pela ANCA, este curso de formação e reciclagem de Jurados de Apartação teve empenho mútuo dela e da ABQM. Entre os objetivos, o de homologar juízes para atuar em ambas as associações. União também que proporcionou o recorde de participantes em palestras de julgamentos já realizadas pela ANCA.
“Nosso propósito é capacitar os jurados de nosso quadro com constante aprendizagem e treinamento. Do mesmo modo que é importante formarmos novos juízes que atendam às duas associações. Fiquei feliz ao me reencontrar com Andy Adams, amigo de longa data, e satisfeita com o número expressivo de participantes no evento”, afirma Fernanda Costa, Coordenadora de Juízes da ABQM.
Aprendizado no julgamento de Apartação
Segundo Andy Adams, qualquer treino ou oportunidade de ouvir opinião de outro juiz é algo que acrescenta ao conhecimento do profissional. Quer seja ele juiz credenciado, aspirante a juiz, quer seja competidor. “Não há lado negativo em participar dessas palestras”. Em sua visão, o competidor, por exemplo, tem a chance de aprender o que os juízes estão procurando ver nas pistas. “Portanto, para o competidor, é um momento de entender como melhorar suas notas”, reafirma ele.
E reitera que sentiu que dessa vez todos estavam focados em aumentar o patamar e seguir bem as regras à risca. “Além disso, acho que todos perceberam as consequências para quem não segue a regra. No passado, não tive a mesma sensação. Alguns tentavam, mas a maioria não seguia as regras. Agora acredito que está mudando e a maioria tem mais responsabilidade. Isso é importante. Em outras palavras, senti que a maioria dos que estiveram na palestras realmente queriam aprender e melhorar ou conseguir se tornar juiz.”
Próximos eventos
Por outro lado, a Apartação estará movimentada no final do ano. Provas nos núcleos do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. A primeira etapa do Campeonato Sul Matogrossense NSMCA 2020/2021 acontece no Rancho TS, em Campo Grande, nos dias 20 e 21 de novembro. No mesmo evento, também o Potro do Futuro ABTCA AFOCAB 2020.
Mesma data, 20 e 21 de novembro, primeira etapa do Campeonato Mineiro 2020/2021 na Fazenda Santa Helena, em Matozinhos. Em seguida, Super Stakes e Super Stakes Classic ANCA e a primeira etapa do Campeonato Paulista NPCA 2020/2021 entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Araçatuba. Mais informações: www.anca.com.br.
Por Equipe Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Adilson Silva
Veja mais notícias da modalidade Apartação no portal Cavalus