A temporada 2019 desse circuito contou com duas etapas realizadas em abril e maio

Com a proximidade do Campeonato Nacional ANCA 2018/2019 – que acontecerá de 25 a 30 de junho, na Fazenda Barrinha, em Espírito Santo do Pinhal/SP – os campeonatos regionais finalizaram suas temporadas. Entre eles, o Campeonato Baiano de Apartação, que realizou duas etapas, 27 e 28 de abril e 18 e 19 de maio.

O Haras Pena Branca em Varzedo, Bahia, realizou a primeira etapa, com um total de 55 inscrições concorrendo a R$ 6.000,00 em premiação. O evento foi julgado por Carlos Antonio Cotrim de Souza. Já a Fazenda Avinor, em Vitória da Conquista, Bahia, sediou a segunda, e última, etapa do Campeonato Baiano. Com um total de 53 inscrições, o evento foi julgado por Aroldo José Marcelino.

Campeonato Baiano de Apartação
Jadson Moura de Góes

Após somados os pontos das duas etapas, além dos títulos, os competidores receberam a convocação para o Campeonato Nacional. Na categoria Aberta Livre, primeiro e segundo lugares estão classificados. O campeão da temporada foi Bala no Alvo Dual (Mr Jay Dusk x Beth Dual), propriedade de Paulo André Jesuino dos Santos. Apresentado por Carlos Eduardo Costa Braun (foto de chamada), obteve primeiro lugar na primeira etapa e foi segundo na última. Jay Jay Girl foi a reservada campeã e ficou com a segunda vaga. De propriedade e Apresentada por Aloísio Figueiredo Andrade Júnior.

Miss Peppys Pistol foi a campeã Baiana 2018/2019 da ANCA, na categoria Aberta Limitada. Filha de Cat Little Pistol e Miss Peppy’s Lena, tem propriedade e foi apresentada por Carlos Eduardo Costa Braun. Foi reservada na primeira etapa e ganhou a segunda prova da categoria. Jay Jay Girl (Son Ofa Jay x Golden Boy Jay) ficou novamente em segundo lugar no cômputo geral de pontos. Os dois cavalos ganharam vaga. Não teremos representantes baianos nas categorias Aberta Junior e Aberta Classic

Campeonato Baiano de Apartação
Aloísio Figueiredo Andrade Júnior

O campeão baiano da Non Pro e que assegurou vaga para o Nacional foi Jadson Moura de Góes. Ele apresentou Hy Laredo e foi campeão da categoria nas duas etapas. O reservado campeão Marcelo Moscoso Ribeiro também ganhou vaga. Ele apresentou Anna Onyx e obteve segundo lugar na primeira etapa. Na Amador, Marcelo foi co-campeão da temporada. Dividiu o título e a vaga com Nailton de Araujo Santos.

Jadson Moura de Góes apresentou Miss Peppys Pistol na Master para ficar com o título de campeão Baiano 2018/2019 da categoria. Ganhou as duas etapas. Marcelo Moscoso foi o reservado campeão da Master e terá semana cheia em São Paulo, já que também tem vaga para disputar o título nacional dessa classe.

Campeonato Baiano de Apartação
Marcelo Moscoso Ribeiro

Na categoria Jovem, o título da temporada desse regional foi para Henrique Sampaio Braun. Ele montou Miss Peppys Pistol e o levará para o Nacional da ANCA, depois de ganhar a primeira etapa. Segundo lugar na primeira etapa da Jovem, Fernando Augusto de Oliveira Santos Filho, com Anna Onyx, foi o reservado campeão. Também ganharam vaga para o Nacional: Aloísio Figueiredo Andrade Júnior (Principiante) e Fernando Augusto de Oliveira Santos Filho Júnior (Principiante).

Todos os classificados também por São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, e ainda pela Copa dos Campeões ABQM, estão disponíveis no www.anca.com.br.

Por Equipe Cavalus
Fotos: Maria José Sampaio

Escreva um comentário