Provas foram julgadas por juiz americano e aconteceram no Haras Recanto Marina, do s. Pedro Costa, um dos mais atuantes fomentadores da modalidade

Como de costume, agosto reabre o calendário de provas dos núcleos regionais da Associação Nacional do Cavalo de Apartação. As etapas seguem o ano hípico do cavalo, que vai de julho a junho do ano seguinte. O primeiro a realizar sua primeira etapa foi o Campeonato Paulista ANCA de Apartação, entre os dias 3 e 4 de agosto, em Ribeirão Bonito/SP.

A temporada 2018/2019 do Paulista teve em prova de abertura um total de 135 inscrições, segundo informações da Associação, em que os competidores concorreram a R$ 15.000,00 em premiação. O evento foi julgado por Mark Harden, de Weatherford, Texas, juiz NCHA. Mark já julgou no Brasil algumas vezes, então consegue comentar com propriedade sobre tudo que viu.

Campeonato Paulista de Apartação
Mark Harden

“Em respeito ao evento, o gado não foi tão bom aqui, então não tiveram tantas apresentações de alta qualidade. Os cavalos são bons, mas é muito mais difícil para os competidores apresentá-los. Os cavalos bons são do mesmo nível do último evento que julguei, só o gado estava mais difícil, as condições foram mais difíceis para apresentá-los”.

E ele continua: “Foi difícil fazer uma prova limpa. Até as melhores apresentações tinham algumas falhas. Acredito que ninguém tenha conseguido fazer uma prova perfeitamente limpa”, comentou o juiz AAAA da NCHA, que julga prova de Apartação há 19 anos.

Campeonato Paulista de Apartação
Smooth Kdabra LN e Serginho Araújo

Indagado sobre o que ele acredita que não fez o gado ajudar, se a maneira de amansar ou manejo, ele disse: “Na Aberta, o gado estava bem apático então os competidores estavam o forçando a fim de ganhar. As vezes exageraram e os bois saíram do ponto morto para fazer um movimento bem rápido na outra direção. No segundo dia, o gado foi bem melhor. Esse foi o dia dos Non Pro e Amadores, então os competidores profissionais sofreram mais”.

Mark ainda comentou que uma dica que ele deixa para os competidores brasileiros é serem mais suaves no movimento. “Para os Non Pros e Amadorres, não precisam erguer a mão perto da cara, nem puxar muito na cabeça do cavalo. Precisam aprender melhor como guiar um boi. Ao fazer isso que mencionei, estão perdendo o controle do cavalo”, finalizou.

Campeonato Paulista de Apartação
Squat On Time e Henrique Paião

Smooth Kdabra LN, propriedade de Lourival Pereira Carrijo Netto e Antonio Sergio de Araújo, foi apresentada por Antônio Sergio de Araújo e conquistou o primeiro Lugar da categoria Aberta Junior, com nota 74. Serginho Araújo também ficou com o segundo Lugar, com VPJ Color Me Cat, e nota 73. Em dia inspirado, um dos treinadores mais premiados do Brasil também venceu a Aberta Classic. Marcou 75 com Justa Tiny Lena de sua propriedade.

João Paulo Ferreira de Mello levou Hellcatt, de propriedade de Ricardo Pernambuco Backheuser Júnior, à vitória da Aberta Livre ao marcar nota 75. De propriedade de Henrique Ribeiro do Valle Andrade e apresentada por Samoel Henrique Paião, Squat On Time conquistou o primeiro lugar da Aberta Limitada, nota 74.

Campeonato Paulista de Apartação
Olavo Coutinho Nogueira reinou no pódio

A Non teve um nome só de destaque, que ficou com as três primeiras posições. Olavo Coutinho Nogueira apresentou três animais de sua propriedade para reinar no pódio. Com Cat Peppy HMR, marcou 72, com Kat Rey a nota foi 71, e com Curly Rey DMFR anotou 69 pontos. Juliano dos Santos Tosta apresentou Bia Cat JDF, de sua propriedade, para ficar com o título da categoria Amador. Juliano, que é de Centralina/MG, e Bia marcaram nota 71 pontos.

Campeonato Paulista de Apartação
Sportin Cat Cash e Rodrigo Sandoval

Coube a Rodrigo Alexandre Sepúlveda Sandoval subir ao lugar mais alto do pódio na Master. O paulista apresentou Sportin Cat Cash e marcou 72 pontos. Na Principiante, o melhor foi Felipe Lemos de Melo Santos. O competidor paulista apresentou Fancy Somebody, de sua propriedade, e marcou nota 69 pontos.

A segunda etapa está marcada para setembro, 21 e 22, na Fazenda Berrante, em Assis. Resultados e informações completos: www.anca.com.br.

Por Luciana Omena
Fonte: ANCA
Fotos: Adilson Silva

3 Comentários

  1. Pingback: Apartação - O Mercuria NCHA World Series of Cutting é o campeonato mundial

  2. Spot on with this write-up, I really assume this website needs way more consideration. I’ll most likely be again to read much more, thanks for that info.

  3. Pingback: 2019

Escreva um comentário