Campeonato Paulista de Apartação ‘Sob Nova Direção’

Temporada 2019/2020 da modalidade teve início com prova em Araçatuba nos dias 23 e 24 de agosto

A Associação Nacional do Cavalo de Apartação deu o ‘ponta pé’ inicial para a nova temporada da modalidade com a primeira etapa do Campeonato Paulista de Apartação, agora regido pelo recém-criado Núcleo Paulista do Cavalo de Apartação. O presidente Rodrigo Sandoval afirmou que a prova bateu todos os recordes. “Foram 240 inscrições, com 172 cavalos, 510 cabeças de gado em pista e mais de R$ 40 mil em prêmios distribuídos”. Segundo dados da Associação, esse foi o terceiro maior evento da história da Apartação.

Acostumados a competir dentro das fazendas, a intenção do NPCA foi levar as provas para locais de mais fácil acesso ao publico. Levando mais público e famílias. O complexo de provas equestres remodelado recentemente no Parque de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba/SP, chamou atenção dos dirigentes. “A estrutura impressiona, tanto das pistas como do parque em si”.

Presidente da ANCA, Fernando Latufe, entregando a premiação extra de Incentivo ao Cavalo Senior
Presidente da ANCA, Fernando Latufe, entregando a premiação extra de Incentivo ao Cavalo Senior

A maior concentração de competidores de Apartação do Brasil fica em São Paulo e Mato Grosso do Sul. A ANCA realiza também campeonatos em Minas Gerai e na Bahia. Com as provas em Araçatuba, Rodrigo acredita que um maior número de competidores permaneça comparecendo ao longo da temporada, pela estrutura e localização. Muito desse sucesso se deve à visibilidade que o Parque ganhou após o Nacional da ABQM em julho.

Os núcleos regionais da ANCA são responsáveis pelos seus campeonatos, ações que incluem inscrições, captação de patrocínio e gerenciamento da prova. O único que ainda era gerido pela ANCA era o Paulista, que agora tem o NPCA no comando. O formato de competição e classificação, no entanto, não mudou. Após a conclusão das etapas em todas as categorias, serão definidos os campeões paulistas da temporada e os classificados para o Campeonato Nacional da Associação.

Fabio Brancato, presidente do SIRAN, e Rodrigo Sandoval, NPCA
Fabio Brancato, presidente do SIRAN, e Rodrigo Sandoval, NPCA

Serão três etapas, com a segunda sendo negociada para acontecer em Presidente Prudente e a terceira voltando para Araçatuba. “Também batemos recorde de público e recebemos competidores de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Roraima e Pará. Sendo que o maior número, do Estado de São Paulo. Essa etapa já contou também para a premiação de Cavalo do Ano, em que daremos uma premiação extra de uma sela para o campeão”, reforçou Rodrigo.

Para o presidente, foi um desafio bastante grande realizar essa etapa, especialmente por ser a primeira do novo Núcleo. “Não tínhamos experiência em fazer prova, apenas em participar”, contou. Mas foi justamente por ter uma diretoria ativa nas competições que eles puderam tocar o evento, sabendo exatamente o que queriam apresentar para as pessoas. “Procuramos fazer como dirigentes tudo aquilo que gostamos como competidores”.

Campeão Principiante, Henrique Ribeiro do Valle Andrade com  Smooth As Bagonia
Campeão Principiante, Henrique Ribeiro do Valle Andrade com Smooth As Bagonia

O NPCA deu atenção máxima a fornecer alimentação e conforto de todos os que trabalharam na prova, seja manejo, tratadores e assistentes de treinadores; a todos os competidores; animais; e público. Para isso, tiveram apoio de um restaurante dentro do parque e também locais dentro da pista para facilitar o acesso. Todo o gado passou por todas regras de bem-estar animal, assim como os cavalos, instalados em cocheiras.

A arquibancada foi instalada em local estratégico, para que o público pudesse se sentir praticamente dentro da pista. E houve uma redução no valor de inscrições em relação ao campeonato passado, visando melhorar os custos para os proprietários, criadores e treinadores. A diretoria enfrentou um pouco de dificuldade com todos os custos para realizar o evento, mas contou com apoio da ABQM, do SIRAN – administrador do Parque -, e de diversos patrocinadores.

Campeão  Amador, Nelson Gonçalves da Silva Júnior com  Cats Reys Badger
Campeão Amador, Nelson Gonçalves da Silva Júnior com Cats Reys Badger

“A ABQM nos cedeu o rastelo deles, algo que nos ajudou demais no preparo da pista, também conseguimos o trator. Muitas empresas e criadores que antes não patrocinavam a Apartação estão conosco para o campeonato e a ajuda deles foi fundamental para podermos realizar a etapa. Acreditamos que eles viram uma mudança de paradigma e a nossa intenção de fomentar a modalidade”, lembrou Rodrigo.

O objetivo do NCPA é fazer provas mais acessíveis e dar experiência para novas pessoas começarem a apartar. Logo de cara, novos competidores para as categorias Jovem e Principiante, o que deixou a diretoria bastante satisfeita. E ainda uma Cutting Experience no final do evento, colocando pessoas que nunca haviam apartado para tirar um boi na pista. Crianças ajudadas pelos treinadores e rebatedores e adultos também. “Sentimos que todos ficaram animados a entender melhor a modalidade e vamos repetir para as próximas etapas”.

Campeão Jovem, Rodrigo de Barros Filho com  Smooth As Bagonia
Campeão Jovem, Rodrigo de Barros Filho com Smooth As Bagonia

Rodrigo conta que a ideia de criar o Núcleo Paulista surgiu em reunião de diretoria da Associação. A partir dessa temporada, a ANCA se concentra apenas nos eventos maiores, como Potro do Futuro, Derby, Super Stakes e Copa Interestadual. Rodrigo como presidente e Ricardo Pernambuco Backheuser Júnior como vice, convidaram para a diretoria do NPCA pessoas com expertise em áreas de interesse, como financeira, comercial, empresarial e esportiva. Andrea Borim, Flavio Vono e Tony Cotrim completam o time.

O resultado dessa primeira experiência na gestão de uma prova de Apartação foi gratificante. Para encerrar, Rodrigo agradece o apoio e a presença de todos. “O melhor de tudo foi ver as pessoas com sorriso no rosto, se divertindo, confraternizando, apoiando uns aos outros, em harmonia. Tivemos um feedback totalmente positivo, o que muito nos alegra e nos fortalece para darmos sequência aos nossos propósitos de fomento da Apartação.” Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.

Marcelo Martins, veterinário que já acompanha as provas da ANCA, participou do Cutting Experience e adorou apartar. Há notícias de que começou a treinar e pensa em começar a competir para valer. Foto: Cedida
Marcelo Martins, veterinário que já acompanha as provas da ANCA, participou do Cutting Experience e adorou apartar. Há notícias de que começou a treinar e pensa em começar a competir para valer. Foto: Cedida

Campeões da primeira etapa Núcleo Paulista NPCA de Apartação 2019/2020: Aberta Junior – Kitty Delite – Antonio Sergio de Araújo Júnior – 76 pontos; Aberta Classic – Kitty Lena Boon – Antonio Sergio de Araújo Júnior – 74 pontos; Aberta Livre – Curly Rey DMFR – Antonio Sergio de Araújo – 76 pontos; Aberta Limitada – Curly Rey DMFR – Lucas Gabriel de Araújo – 75 pontos; Non Pro – Kat Rey – Mônica Regina Ribeiro de Castro Cunha – 75 pontos; Amador – Cats Reys Badger – Nelson Gonçalves da Silva Júnior – 73 pontos; Master – Hellcatt – Ricardo P. Backheuser Júnior – 74 pontos; Jovem – Smooth As Bagonia – Rodrigo de Barros Filho – 70 pontos; Principiante – Smooth As Bagonia – Henrique Ribeiro do Valle Andrade – 73 pontos. 

As provas foram julgadas por Carlos Antônio Cotrim. Resultados completos, clique aqui. Fique por dentro: instagram.com/npcaapartacao.

Flavio Vuono, Andrea Borim, Rico  Backheuser, Tony Cotrim e Rodrigo Sandoval
Flavio Vuono, Andrea Borim, Rico Backheuser, Tony Cotrim e Rodrigo Sandoval

Por Luciana Omena
Fotos: Adilson Silva

Deixe um comentário