Temporada 2019/2020 da modalidade teve início com prova em Araçatuba nos dias 23 e 24 de agosto
A Associação Nacional do Cavalo de Apartação deu o ‘ponta pé’ inicial para a nova temporada da modalidade com a primeira etapa do Campeonato Paulista de Apartação, agora regido pelo recém-criado Núcleo Paulista do Cavalo de Apartação. O presidente Rodrigo Sandoval afirmou que a prova bateu todos os recordes. “Foram 240 inscrições, com 172 cavalos, 510 cabeças de gado em pista e mais de R$ 40 mil em prêmios distribuídos”. Segundo dados da Associação, esse foi o terceiro maior evento da história da Apartação.
Acostumados a competir dentro das fazendas, a intenção do NPCA foi levar as provas para locais de mais fácil acesso ao publico. Levando mais público e famílias. O complexo de provas equestres remodelado recentemente no Parque de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba/SP, chamou atenção dos dirigentes. “A estrutura impressiona, tanto das pistas como do parque em si”.
A maior concentração de competidores de Apartação do Brasil fica em São Paulo e Mato Grosso do Sul. A ANCA realiza também campeonatos em Minas Gerai e na Bahia. Com as provas em Araçatuba, Rodrigo acredita que um maior número de competidores permaneça comparecendo ao longo da temporada, pela estrutura e localização. Muito desse sucesso se deve à visibilidade que o Parque ganhou após o Nacional da ABQM em julho.
Os núcleos regionais da ANCA são responsáveis pelos seus campeonatos, ações que incluem inscrições, captação de patrocínio e gerenciamento da prova. O único que ainda era gerido pela ANCA era o Paulista, que agora tem o NPCA no comando. O formato de competição e classificação, no entanto, não mudou. Após a conclusão das etapas em todas as categorias, serão definidos os campeões paulistas da temporada e os classificados para o Campeonato Nacional da Associação.
Serão três etapas, com a segunda sendo negociada para acontecer em Presidente Prudente e a terceira voltando para Araçatuba. “Também batemos recorde de público e recebemos competidores de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Roraima e Pará. Sendo que o maior número, do Estado de São Paulo. Essa etapa já contou também para a premiação de Cavalo do Ano, em que daremos uma premiação extra de uma sela para o campeão”, reforçou Rodrigo.
Para o presidente, foi um desafio bastante grande realizar essa etapa, especialmente por ser a primeira do novo Núcleo. “Não tínhamos experiência em fazer prova, apenas em participar”, contou. Mas foi justamente por ter uma diretoria ativa nas competições que eles puderam tocar o evento, sabendo exatamente o que queriam apresentar para as pessoas. “Procuramos fazer como dirigentes tudo aquilo que gostamos como competidores”.
O NPCA deu atenção máxima a fornecer alimentação e conforto de todos os que trabalharam na prova, seja manejo, tratadores e assistentes de treinadores; a todos os competidores; animais; e público. Para isso, tiveram apoio de um restaurante dentro do parque e também locais dentro da pista para facilitar o acesso. Todo o gado passou por todas regras de bem-estar animal, assim como os cavalos, instalados em cocheiras.
A arquibancada foi instalada em local estratégico, para que o público pudesse se sentir praticamente dentro da pista. E houve uma redução no valor de inscrições em relação ao campeonato passado, visando melhorar os custos para os proprietários, criadores e treinadores. A diretoria enfrentou um pouco de dificuldade com todos os custos para realizar o evento, mas contou com apoio da ABQM, do SIRAN – administrador do Parque -, e de diversos patrocinadores.
“A ABQM nos cedeu o rastelo deles, algo que nos ajudou demais no preparo da pista, também conseguimos o trator. Muitas empresas e criadores que antes não patrocinavam a Apartação estão conosco para o campeonato e a ajuda deles foi fundamental para podermos realizar a etapa. Acreditamos que eles viram uma mudança de paradigma e a nossa intenção de fomentar a modalidade”, lembrou Rodrigo.
O objetivo do NCPA é fazer provas mais acessíveis e dar experiência para novas pessoas começarem a apartar. Logo de cara, novos competidores para as categorias Jovem e Principiante, o que deixou a diretoria bastante satisfeita. E ainda uma Cutting Experience no final do evento, colocando pessoas que nunca haviam apartado para tirar um boi na pista. Crianças ajudadas pelos treinadores e rebatedores e adultos também. “Sentimos que todos ficaram animados a entender melhor a modalidade e vamos repetir para as próximas etapas”.
Rodrigo conta que a ideia de criar o Núcleo Paulista surgiu em reunião de diretoria da Associação. A partir dessa temporada, a ANCA se concentra apenas nos eventos maiores, como Potro do Futuro, Derby, Super Stakes e Copa Interestadual. Rodrigo como presidente e Ricardo Pernambuco Backheuser Júnior como vice, convidaram para a diretoria do NPCA pessoas com expertise em áreas de interesse, como financeira, comercial, empresarial e esportiva. Andrea Borim, Flavio Vono e Tony Cotrim completam o time.
O resultado dessa primeira experiência na gestão de uma prova de Apartação foi gratificante. Para encerrar, Rodrigo agradece o apoio e a presença de todos. “O melhor de tudo foi ver as pessoas com sorriso no rosto, se divertindo, confraternizando, apoiando uns aos outros, em harmonia. Tivemos um feedback totalmente positivo, o que muito nos alegra e nos fortalece para darmos sequência aos nossos propósitos de fomento da Apartação.” Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.
Campeões da primeira etapa Núcleo Paulista NPCA de Apartação 2019/2020: Aberta Junior – Kitty Delite – Antonio Sergio de Araújo Júnior – 76 pontos; Aberta Classic – Kitty Lena Boon – Antonio Sergio de Araújo Júnior – 74 pontos; Aberta Livre – Curly Rey DMFR – Antonio Sergio de Araújo – 76 pontos; Aberta Limitada – Curly Rey DMFR – Lucas Gabriel de Araújo – 75 pontos; Non Pro – Kat Rey – Mônica Regina Ribeiro de Castro Cunha – 75 pontos; Amador – Cats Reys Badger – Nelson Gonçalves da Silva Júnior – 73 pontos; Master – Hellcatt – Ricardo P. Backheuser Júnior – 74 pontos; Jovem – Smooth As Bagonia – Rodrigo de Barros Filho – 70 pontos; Principiante – Smooth As Bagonia – Henrique Ribeiro do Valle Andrade – 73 pontos.
As provas foram julgadas por Carlos Antônio Cotrim. Resultados completos, clique aqui. Fique por dentro: instagram.com/npcaapartacao.
Por Luciana Omena
Fotos: Adilson Silva