Deu Rodrigo Taboga como destaque no Derby e Classic Gruta Azul

Prova aconteceu nos dias 26 e 27 de janeiro e contou com 158 inscritos
Rodrigo Taboga e Hy Bet

Tradicionais selecionadores de cavalos da linhagem de boi para Apartação há dez anos, a Fazenda Gruta Azul, em Campo Grande/MS, realizou seu 4° Derby e Derby Classic Gruta Azul, premiando com um total de R$220.000,00 em dinheiro. As provas foram disputadas nas categorias Aberta, Aberta Limitada, Amador e Non Pro. O Derby é uma prova para cavalos de cinco anos ou mais, privilegiando os animais mais experientes.

Rodrigo Taboga com Metalic Bells Cat

O nível técnico, segundo os organizadores, foi extremamente alto. Podemos creditar esse fato à qualidade de competidores e cavalos presentes, mas também ao gado especialmente selecionado pela Fazenda, meio-sangue europeu. “Acreditamos que além da premiação, que é um atrativo certamente, o gado que usamos e que permite um grau maior de dificuldade, faz com que as pessoas não deixem de vir”, comentou Patrícia Arakaki Leite Miglioli, titular da Gruta Azul, juntamente com seu pai, Noberto Soares Leite. Os dois são nomes fortes da Apartação no Brasil.

O grande destaque foi Rodrigo Taboga, campeão das duas principais categorias. Ele venceu o Derby Aberta com Hy Bet (Bet On Me 498 x Hydrive Kitty), de propriedade de Leonardo Cruvinel Borges, e a nota 75. E também foi o melhor no Derby Classic Aberta, com Metalic Bells Cat (Metallic Cat x Bells Playboy RE), de propriedade de Renato Eugênio Rezende Barbosa, marcando 75. Rodrigo também ficou como reservado no Derby ao montar Cats Little Hot e marcar 73 pontos. A maior nota do final de semana foi marcada por Juninho Araújo e Cat Tilly 4M, 76, na classificatória do Derby Classic Aberta. Na final, ficaram com o terceiro lugar.

“O nível da prova foi muito alto. Pela premiação, todo mundo foi com seus melhores cavalos, e o gado diferenciado, igualado, deixa  prova equivalente para todos, e é ai que vence o melhor naquele momento, quem tiver a sorte de separar um bom boi e poder trabalhar bem. Deus me abençoou para eu ser campeão nas duas categorias e estou muito feliz. Fizemos o preparo de sempre, com muita dedicação, visando bons resultados, e deu tudo certo. As duas éguas são muito boas e é uma felicidade enorme poder ser campeão de uma prova desse calibre,  que é o Derby Gruta Azul. Uma honra sair vencedor de uma prova como essa, onde estão os melhores competidores e cavalos. Muito bom voltar para casa com esse resultado satisfatório”, contou Rodrigo.

Também foram campeões: Derby – Metallic Pep e Rafael Henrique Cason/Aberta Limitada; This Stylish King e Norberto Soares Leite/Non Pro; Metalic Curly DMFR e Dailton Marin/Amador. Derby Classic – Justa Tiny Lena e Lucas Gabriel de Araújo/Aberta Limitada; Double Kats Above e Patrícia Arakaki Leite Miglioli/Non Pro; Smart Jazzy Lena e André Joliace Araújo/Amador.

“Foi uma prova muito boa, de alto nível técnico, demonstrado pelas notas dadas pelo juiz. Tanto que a nota de corte para classificar nas duas Abertas, por exemplo, foi 72, exigindo muito dos cavaleiros. Estamos muito felizes com mais essa realização. Tivemos um pequeno aumento de inscrição em relação ao ano passado, recebemos em peso todos os competidores e seus melhores cavalos. A cada ano, procuramos minimizar os erros e acertar cada vez mais, buscando aprender com tudo para fazer melhor na edição seguinte. O feedback foi bastante positivo, muitos elogios, o que nos deixa satisfeitos. Procuramos acertar sempre e já esperamos todos novamente na edição do ano que vem.”

Resultados completos no www.anca.com.br.

Por Luciana Omena
Fotos: Roberto Mattos

Deixe um comentário