Convidamos o profissional Carlos Antônio Cotrim de Souza para falar um pouco sobre algumas dúvidas na modalidade Apartação

Tony Cotrim vive profissionalmente do cavalo há dezesseis anos. Aos 48 anos, natural de Niterói/RJ, hoje ele mora em Itatiba/SP, onde toca seu CT Tony Cotrim Cutting Horses ao lado da esposa Patrícia e de Tonyzinho, seu filho. Além de ser treinador, Tony exerce a função de assessor em leilões, assessoria na importação de animais e de sêmen congelado. E também faz consultoria na área de manejo, cruzamento, compra e venda de animais. Em seu currículo, foi o primeiro brasileiro a se tornar juiz da NCHA, apto também a julgar pela ABQM e ANCA.
Especialmente os amadores, mas acreditamos que dúvidas são geradas em qualquer posicionamento da cadeia da modalidade, Tony conversa conosco a respeito da planilha de Juiz da Apartação. “Na planilha de julgamento existem várias lacunas a serem preenchidas, positivamente e negativamente. Onde você ganha e onde você perde pontos, e é sobre isso que escolhi falar”, conta ele. CONFIRA:

“Se o cavaleiro entrar no rebanho com calma, trazer o lote de bois tranquilamente e separar a sua rês sem nenhum problema – trazê-lo limpo -, ganha ponto. Mas, se o cavaleiro trouxer o lote com muitos movimentos bruscos e não conseguir separar o seu boi tranquilamente, perderá ponto”.
TRABALHAR NA POSIÇÃO E PERDA DE POSIÇÃO
“São duas coisas bem diferentes. Quando se está trabalhando fora de posição, perde um ponto. Isso ocorre quando o cavalo não está alinhado com o boi, o rebanho e a cabine do juiz. Se o trabalho tiver alinhado, estará correto. A perda de posição ocorre quando o cavalo está alinhado com o boi, o rebanho e a cabine do juiz, mas está sempre se movimentando atrasado em relação ao movimento do boi – virando sempre depois do boi e não junto”.

“Se o cavaleiro tiver na posição e não atrasar os movimentos com o boi, terá o controle perfeito do boi. Isso é muito positivo e te fará ganhar crédito”.
GRAU DE DIFICULDADES
“Quando o cavaleiro pega um boi bom, rápido, que respeita o seu cavalo, mantendo a posição e o controle do boi, estará correto. E isso fará ter crédito no grau dificuldade, pois esse ‘boi bom’ vai correr, vai parar e você terá o controle ganhando ponto”.
ESTILO E BELEZA
“Quando seu cavalo controla o boi com ‘beleza’, com movimentos bonitos, limpos e no centro da pista, você terá crédito no estilo e beleza”.
Por Luciana Omena
Fotos: Cedidas