Dúvida do Amador: planilha de juízes – Parte 2!

Estudar um pouco mais sobre o que os juízes procuram e entender como a planilha é preenchida é uma parte essencial do sucesso

 Muitos competidores ou treinadores de uma modalidade equestre, em algum momento, sentem a necessidade de fazer um curso de juiz. Não necessariamente irá começar a atuar nessa função, mas começará a entender melhor o que o juiz busca na sua apresentação enquanto avalia sua prova e também como a planilha de juiz é formatada para poder planejar sua prova de forma ganhar mais créditos que débitos.

Essa pode ser uma dica valiosa para os amadores, que geralmente não tem tempo de treinar assiduamente, mas especialmente para os iniciantes. Começar na modalidade da forma correta, tendo esse conceito global de como a engrenagem funciona, pode ser decisivo para o sucesso na vida de atleta de Apartação, e de outras modalidades também.

Convidamos o profissional Carlos Antônio Cotrim de Souza para falar um pouco sobre algumas dúvidas na modalidade Apartação. Em seu currículo, foi o primeiro brasileiro a se tornar juiz da NCHA, apto também a julgar pela ABQM e ANCA. Na primeira parte dessa reportagem, falamos sobre Trabalho no Rebanho, Trabalhar na posição e perda de posição, Controle do boi, Grau de dificuldades, Estilo e Beleza. Confira o próximo passo:

RÉDEAS

“Ao entrar no rebanho e escolher o boi que você vai apartar, você irá abaixar a mão enquanto estiver apartando o boi e não pode mexer nas rédeas. A cada movimento em suas rédeas, você perderá 1 ponto”.

PENALIDADE DE 3 PONTOS

“Parada Quente – quando você desliga do boi em posição errada, ou seja, você só pode desligar desse boi quando ele estiver parado com as quatro patas no chão ou se ele estiver em posição de evasão, saindo em direção ao juiz, a partir de um ângulo de 45 graus. De outra forma, você será penalizado em 3 pontos”.

CERCA DE FUNDO

“Quando você não consegue controlar o boi e ele corre para o fundo da pista. No fundo da pista existem duas marcações, uma do lado direito e outra no lado esquerdo. Se o boi chegar a 30 centímetros para dentro dessa marcação, você será penalizado em 3 pontos”.

COLOCAR AS DUAS MÃOS NAS RÉDEAS

“Se você colocar as duas mãos nas rédeas, será penalizado em 3 pontos. Você pode desembolar as rédeas trocando de mãos, isso não tem problema”.

ESPORAS

“Esporar o cavalo à frente da barrigueira dará a você uma penalização de 3 pontos. Você pode usar sua perna e espora na barrigueira ou atrás da barrigueira, nunca à frente”.

Para o próximo artigo, Tony Cotrim falará sobre as lacunas (penalização) de 5 pontos. “Semana que vem vamos finalizar a matéria sobre a planilha de juiz de Apartação. Espero que vocês estejam gostando e até semana que vem!”

Por Luciana Omena
Fotos: Cedidas

Deixe um comentário