Dúvida do Amador: planilha de juízes – Parte 3!

E para finalizar o assunto sobre a planilha de juiz de Apartação, Tony Cotrim fala sobre as penalidades de 5 pontos

Aprender mais sobre as nuances de qualquer esporte é algo que todos deveriam adotar. Mesmo para os mais experientes, aprendizado e reciclagem nunca são demais. Para os novatos, então, é essencial. Conhecer cada detalhe que faz parte do dia a dia da modalidade que resolveu abraçar. A afinidade com determinado esporte é algo inexplicável, e todo mundo quer se apresentar bem para os juízes, não é mesmo?

Uma das formas, além de treinos constantes, estudos, bons cavalos, é o conhecimento técnico da prova em si. E sobre isso convidamos novamente Tony Cotrim, juiz NCHA, ANCA e ABQM, que vive profissionalmente do cavalo há dezesseis anos, e toca hoje o CT Tony Cotrim Cutting Horses em Itatiba/SP, para falar um pouco mais sobre a planilha de juízes, a lacunas que juiz de Apartação deve preencher com as penalidades de 5 pontos.

Confira!

PENALIDADES DE 5 PONTOS

“Quando você está apartando um boi e o seu cavalo desliga dele, ficando ‘congelado’, ou seja, o boi volta e o seu cavalo não volta, você será penalizado em 5 pontos”.

PERDA DE BOI

“Você está apartando e, em determinado momento, o boi começa a forçar a passagem, querendo voltar para o lote, para o rebanho atrás de você, não respeitando mais o seu cavalo. Se ele conseguir passar, sem você permitir, terá uma penalidade de 5 pontos na sua nota”.

DESCLASSIFICAÇÃO

“Quando você desiste da prova antes de terminar o tempo de 2 minutos e 30 segundos ou está usando equipamento não permitido, ou ainda o cavalo cair e ficar com as quatro patas paralelas no chão, em todas essas situações você irá tirar a nota 0”.

NOTA 60 AUTOMATICAMENTE

“Quando o seu cavalo virar o rabo para o boi apartando, ou seja, ficar de costas para o boi, você irá terminar a prova com a nota 60”.

“Muito obrigado e espero ter ajudado em esclarecer algumas dúvidas existentes. Até a próxima, um abraço.”

Por Luciana Omena
Fotos: Cedidas

Deixe um comentário