Com muita alegria o núcleo Baiano da Associação Nacional do Cavalo de Apartação conseguiu liberação das autoridades competentes para retornar com as competições
Um evento sem público e seguindo todos os protocolos pedidos pelas entidades responsáveis marcou a volta da Apartação às pistas. A primeira etapa do Campeonato Baiano 2020/2021, portanto, aconteceu dias 25 e 26 de setembro. Julgados por Aroldo José Marcelino, os 63 conjuntos se reuniram no Cau Centro de Treinamento em Araçás/BA.
Destaque para Wood Mettalic e Carlos Eduardo Costa Braun (foto), campeões da categoria Aberta Livre. O conjunto marcou a maior nota do final de semana, 76 pontos. Acima de tudo, Carlos Braun venceu mais duas categorias. Na Aberta Junior, com Smooth Acre, marcou 73 pontos. Enquanto que com Sportin Smooth, venceu a Aberta Classic com 72 pontos. Wood Mettalic (Metallic Cat x Special Nu Spot) voltou a vencer também. Com Fernando A. Oliveira Santos sob sua sela foi campeão da Aberta Limitada com 74 pontos.
Outros campeões: Anna Onyx – Marcelo Moscoso Ribeiro – 73 pontos – Non Pro; AGF Justin Super Cat – Fernando A. Oliveira S. Filho – 74 pontos – Amador; Hy Laredo – Jadson Moura de Góes – 74 pontos – Master; AGF Justin Super Cat – Fernando A. Oliveira S. Filho – 71 pontos – Principiante.
Expectativa para o Nacional e PF ANCA
Os apartadores comemoram ainda agenda cheia no mês de outubro. Logo após as provas da ABQM, em Araçatuba/SP, o compromisso será o Campeonato Nacional e o Potro do Futuro ANCA. Assim, as provas de Apartação mais aguardadas da temporada estão marcadas para 26 de outubro a 1° de novembro em Espírito Santo do Pinhal/SP.
Ademais, o evento foi adiado duas vezes, em julho e em setembro. Portanto, a expectativa está lá no alto. Antes de mais nada, a modalidade volta à Fazenda Barrinha, casa onde esteve por tantos anos.
“A retomada das atividades econômicas, principalmente com a realização de diversas provas equestres em distintas regiões do país, tem nos animado muito. Primordialmente quanto à programação do Potro do Futuro, Campeonato Nacional e Copa Interestadual”, comenta o presidente da ANCA, Fernando Latufe.
De acordo com ele, a ANCA está alinhando tudo junto ao Ministério Público, bem como com as autoridades municipais de Espírito Santo do Pinhal. “Só dependemos da região se manter na terceira fase do Plano São Paulo, que terá atualização no dia 9 de outubro. Enfim, estamos preparados para a realização de nossos eventos, que já superaram o número de inscrições em relação ao ano passado”.
Potro do Futuro Paddock Ranch ANCA 2020 será disputado, então, nas categorias Aberta, Aberta Limitada, Non Pro e Amador. É uma prova para animais de quatro anos hípicos. Na programação ainda o Campeonato Nacional e Copa Interestadual. Informações completas: www.anca.com.br.
Por Luciana Omena
Fonte: ANCA
Crédito das fotos: Divulgação/ Maria Sampaio
Veja mais notícias da modalidade Apartação no portal Cavalus