Fernando Latufe é o novo presidente da ANCA

Associação rege a modalidade Apartação no Brasil e fomenta o cavalo e o esporte

Há nove anos na Apartação, Fernando Latufe Carnevale Tufaile foi eleito o novo presidente da Associação Nacional do Cavalo de Apartação. A nova diretoria foi empossada durante o Potro do Futuro e Campeonato Nacional ANCA em junho. “A sucessão se deu forma muito tranquila e serena. Temos um grupo unido na Apartação e sempre buscamos mesclar inovação e experiência”, contou.

Fernando reiterou também que teve apoio de grandes criadores, treinadores e competidores amadores para sua candidatura. “Tanto é que o nome de nossa chapa foi ‘Juntos A Toda Prova’. Ele conheceu a modalidade depois que montou pela primeira vez em um cavalo de Apartação. “Não existe descrição melhor, senão de que é uma adrenalina viciante”. E tudo começou em 2010, quando o Juan Perez (treinador) realizou um curso para amadores em Araçatuba.

“Eu tinha acabado de trazer um garanhão dos Estados Unidos, chamado Cat Fortune, ganhador de 89 mil dólares pela NCHA. Foi então que, por incentivo de alguns amigos, como Jamil Buchala, que resolvi tirar o cavalo de uma central de reprodução e mandar para Juan. Uma semana após o cavalo chegar ao centro de treinamento aconteceu o curso. De lá para cá não parei mais de montar e investir em cavalos para a modalidade”.

Como todo início de gestão, há os desafios. Para o novo presidente, os maiores desafios em uma gestão que se inicia são relacionados às novidades que pretendem implementar. “Nós, da Apartação, estamos acostumados com uma mesma forma de agir há anos. Creio que o meu maior objetivo seja trazer a cultura de ‘shows’ para as provas, quebrar um pouco o gelo. E, quando falo em ‘shows’, não falo apenas com ênfase a eventos musicais, mas em espetáculo das provas como um todo como principal função de atrair cada vez mais um número maior de público”.

O grande desafio da nova diretoria, segundo ele, é manter o constante fomento da modalidade. “Talvez a principal mudança ou, pelo menos, intenção de mudança, seja a de fixar a sede da ANCA na cidade de Araçatuba/SP, mais precisamente dentro do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, o qual é administrado pelo SIRAN. Inclusive já fizemos uma solicitação formal ao SIRAN, para que nos seja disponibilizada uma área a ser construída nossa sede administrativa/social”.

A ABQM fez seu primeiro evento em Araçatuba em julho com total sucesso. E com essa mudança da maior associação de raça do Brasil para a cidade, outras entidades, como a ANCA, se interessaram pelo local. “Com a mudança dos eventos da ABQM para Araçatuba, o foco da raça Quarto de Milha será na cidade. Sendo assim, precisamos acompanhar esse momento favorável. Outro fator que nos motiva a construir nossa sede em Araçatuba é o de que a cidade possui localização e infraestrutura privilegiadas, além de ser a terra do ‘Boi Gordo’”.

Com todo esse movimento, Fernando conta que há a intenção ainda de levar algumas das principais provas do calendário da ANCA para Araçatuba, como o Super Stakes e o Derby. “Lembrando que uma mudança já realizada foi a transferência do Campeonato Paulista para o Núcleo Paulista do Cavalo de Apartação (NPCA). Agora é de responsabilidade do Núcleo a organização do Paulista, que, inclusive, já realizará a sua primeira etapa em Araçatuba, durante os dias 23 e 24 de agosto”.

Como a presidência tem um prazo, no caso de Fernando o biênio 2019/2021, para ele, o grande objetivo ao ser presidente da ANCA é fazer a modalidade crescer a cada ano, agregando sempre novos adeptos, novos competidores amadores. “Creio que uma resposta positiva já esteja ocorrendo, pois só na primeira etapa do Campeonato Paulista de Apartação, organizado pelo NPCA, já foram superadas as expectativas com a confirmação de mais de 220 inscrições até o momento. A ANCA deve ter essa função, impulsionar os quatro Núcleos filiados a ela (Baiano, Mineiro, Paulista e Sul Matogrossense).”

Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.

Por Luciana Omena
Fotos: Cedidas/Arquivo Pessoal

Deixe um comentário