Apartação

Hy Bet encerrou temporada 2017/2018 como ‘Cavalo do Ano’ da ANCA

Publicado

⠀em

Filha de Bet On Me 498 e Hydrive Kitty, por Hydrive Cat, ganhou provas importantes e foi destaque do ano na Apartação

Nascida no Brasil, em julho de 2013, Hy Bet está alojada no CT Taboga, em Brotas/SP. Com premiação nas categorias Aberta, Amador e Master, a égua tem pela Associação Nacional do Cavalo de Apartação ganhos de R$ 54.900,00 e ainda R$ 6.000,00 pelo Fundo Millionaire. Foi adquirida no Leilão King Horse Sale de 2015, em Campo Grande/MS, criada por Jorge Custódio de Souza Neto e de propriedade de Leonardo Cruvinel Borges.

“Na época, eu estava em busca de uma filha do Bet On Me. Sempre admirei muito as provas que esse cavalo fazia, além da sua morfologia. Nesse leilão especifico, tinham, se não me engano, três filhas dele. Liguei para o Juliano, da Prime Horse, e ele me indicou a Hy Bet. Ele me disse: ‘ela é diferente’. E citou a genealogia da mãe, dela cujo a segunda mãe – Bingos Nurse, filha do Dual Rey -, era uma grande produtora. No leilão deu tudo certo e fiz a compra”, lembra Leonardo.

Hy Bet e Rodrigo Taboga

Do leilão ela foi direto para Araçatuba/SP, para a Prime Horse. Passou a ser treinada por José Carlos Rodrigues Filho, que treinava os cavalos de Apartação no local. “Eu já tinha um cavalo com ele e a partir desse momento, iniciamos os treinamentos da Hy Bet”. Durante os dois anos de treinamento, e até o Potro do Futuro, ela permaneceu com o Zezinho. E foram para o primeiro grande teste da carreira, o Potro do Futuro ANCA 2017.

“Já nessa prova, ela mostrou ser um animal diferente. Infelizmente, ficamos de fora da final na categoria Aberta, mas na Amador fiz um terceiro lugar com ela”. Por uma questão de logística de provas, após a mudança do Zezinho de Araçatuba para perto de São Paulo, Leonardo optou por deixar seus animais em um local que facilitasse a ida às provas.

“Eu moro em Ji-Paraná/RO, então preciso que a logística seja bem organizada para facilitar minha ida às competições. Então entrei em contato com o Rodrigo Taboga e acertamos a transferência dos cavalos, e da Hy Bet, para o CT Taboga”, lembra Leonardo. Assim que começou a treinar a Hy Bet, Rodrigo se entusiasmou. “E ele previu: ‘ela será uma grande atleta’. A Hy Bet já se destacava pela força e explosão nos movimentos, fazia tudo com muita intensidade e expressão desde o começo”.

Hy Bet e Leonardo Curvinel

Sob o comando de Rodrigo Taboga, Hy Bet foi ao Super Stakes ANCA, marcou a melhor da classificatória e encerrou a prova em terceiro lugar na categoria Aberta. No mês seguinte, dessa vez montada pelo Luis Fernando Taboga, ficou com o título de reservada campeã do Super Stakes do Núcleo Sul Mato-grossense do Cavalo de Apartação. Na sequência, ganhou com o Rodrigo a Aberta no Derby Gruta Azul, em Campo Grande/MS.

“Em pouco tempo ela e o Rodrigo se firmaram como um conjunto impressionante. O ajuste fino que ele falava havia sido alcançado”. No caminho para ser realmente o destaque da temporada, fez duas apresentações impecáveis no Derby ANCA: Nota 76 na classificatória e outro 76 na final, sagrando-se campeã Derby. Na última etapa do campeonato Paulista, reafirmou a ótima fase, ficando com título de campeã da etapa e a classificação para o Nacional ANCA.

Mas as emoções não pararam por ai. No mês seguinte, na final do NSMCA, três títulos: Aberta Jr, Aberta Livre e Amador. Com essas vitórias, Hy Bet conquistou o título de ‘Cavalo do Ano’ NSMCA. “Acabou também atingindo uma pontuação onde não mais poderia ser alcançada garantindo, por antecipação, o título de ‘Cavalo do Ano ANCA’. E fechou com maestria a temporada, ficando como reservada campeã Nacional ANCA. Realmente fez jus ao apelido que algumas pessoas começaram a chama-la: ‘fenômeno’”.

Hy Bet e Rodrigo Taboga

A nova temporada já começou e ela segue nas provas. Sob a orientação do Rodrigo e sendo apresentada pelo Luís Fernando, mas com menos pressão. Entre os planos também estão o de inicia-la na reprodução. O planejamento de fazer embriões com os melhores garanhões da atualidade está de vento em poupa.

“Sou muito grato a ela, por tudo que ela conquistou e me proporcionou. Com o brilho, a garra e a dedicação que ela coloca em cada prova que participa. Também só posso ser muito grato a Deus e a todos que trabalharam e ajudaram nessa trajetória. Em três anos que estou na Apartação ter conseguido o título mais importante da temporada é algo inacreditável. Tem dias que me pergunto se isso realmente aconteceu ou foi um sonho!”, finalizou.

Por Luciana Omena
Fotos: Roberto Mattos e Adilson Silva

WordPress Ads
WordPress Ads