João Renato Pereira Lara é presença constante nas provas de Apartação

Competidor e proprietários de cavalos, o mineiro é atuante ainda nos bastidores, na promoção de campeonatos e fomento da modalidade

Entre os títulos mais recentes, João Renato Pereira Lara sagrou-se campeão do Campeonato Mineiro 2019/2020 de Apartação na categoria Master. Aliás, o criador e competidor é um dos responsáveis pelo fomento da Apartação no Estado de Minais Gerais. Mineiro de Betim, aos 50 anos, ele continua uma paixão que começou de forma mais robusta em 1995.

“Já fiz quase todas as modalidades do Quarto de Milha em provas da ABQM: Laço de Bezerro, Rédeas, Working Cow Horse, Três Tambores. E, atualmente, pratico, além da Apartação, o Ranch Sorting e o Team Penning”. Da família, só ele faz Apartação, mas outros membros atuam em outras modalidades.

João Renato Pereira Lara toca, então, seu Haras JR, que fica em Esmeralda/MG. Tem como treinador Djair Nunes de Oliveira, profissional que prepara seus animais. No momento, são dois animais em competição, Smart Moon Keys JTR e VS Nice Tina. E eles preparam e treinam mais duas potras para o Potro do Futuro desse ano.

João Renato Pereira Lara, competidor e proprietários de cavalos mineiro, atua ainda nos bastidores, na promoção de campeonatos da modalidade
Foto: Divulgação/Fernando Ulhoa

Criação e fomento

Criador e proprietário desde 1995, João Renato Pereira Lara conta que sempre tirou poucos produtos. Hoje em dia, para a reprodução, usa o garanhão Sedution Cat TMR (filho do Metallic Cat) e o KF Bet On Sunday. E ainda garanhões de fora, como Reydiculus, Son Ofa Jay, Hollywood Gotta Gun, entre outros.

Iniciou nas provas somente em 2003. Sua primeira competição na Apartação foi em Jau/SP, cidade que era um pólo importante para o cavalo Quarto de Milha na época. Seu primeiro animal da modalidade foi um garanhão da raça Appaloosa, Jocker Plaudit.

“Acompanho as provas de Apartação há muitos anos, mas a primeira experiência em competição foi em uma prova da modalidade em Jau no ano de 2003. Também ajudo a fomentar o esporte em Minas Gerais, através dos campeonatos Mineiros da ANCA e AMCT/ABQM”, conta o competidor.

De acordo com ele, o que mais chama atenção no esporte são os movimentos do cavalos trabalhando com o boi. Por fim, para a temporada 2021, João Renato espera rever os amigos e competir em todas as provas de Apartação pela ANCA, AMCT e ABQM.

Por Luciana Omena
Crédito da foto de chamada: Divulgação ANCA/Adilson Silva 

Veja mais notícias da modalidade Apartação no portal Cavalus