De Brotas, o jovem treinador já tem mais de R$ 600 mil em prêmios pela Associação e vem fazendo um ano hípico dos sonhos
Nascido e criado na Apartação, Rodrigo Taboga vem de uma linhagem de responsa. É filho de Francisco Carlos Taboga e irmão mais novo de Luis Fernando Taboga. Os três são treinadores e vencedores das pistas do Brasil, com experiências internacionais. Da categoria Jovem, quando começou a competir, Rodrigo foi direto para a Aberta Limitada, conquistando o primeiro título importante como profissional, um reservado no Nacional ANCA de 2007. Anos depois, já definitivamente nas categorias Abertas, foram muitos títulos regionais em Minas, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiânia, até chegar as primeiras fivelas nos maiores eventos do circuito, Super Stakes, Derby e Potro do Futuro.
Rodrigo Taboga e Hy Bet Rodrigo no pódio com oscolegas de trabalho e a família
Currículo recheado, ele não para de evoluir, aprender e vencer. No último final de semana, dias 2 e 3 de março, aconteceu na Fazenda Barrinha, em Espírito Santo do Pinhal/SP, os eventos Derby e Derby Classic ANCA 2018, com um total de 157 inscrições de atletas concorrendo a R$110.000,00 de premiação em dinheiro, e Rodrigo Taboga foi o campeão nas duas provas, para cavalos de quatro, cinco e seis anos hípicos e sete anos hípicos ou mais, na categoria Aberta. Foi seu primeiro título no Derby, tinha três reservados (2011/2014/2016), e no Classic, foi o terceiro título (2011/2014) e um reservado (2015).
Com Hy Bet (Bet On Me 498 x Hydrive Kitty), de propriedade de Leonardo Cruvinel Borges, Rodrigo Taboga venceu a classificatória com 76 (empatado com Serginho) e na final marcou outro 76 para vencer o Derby ANCA 2018 Aberta. No Classic, com Double Fancy Rey (Dual Smart Rey x Jae Bars Fancy Cat), de propriedade de Aristeu Ferreira de Medeiros, ele marcou 74 na final e ficou com o título. O treinador levou três cavalos para a final do Derby e quatro para a final do Derby Classic.
Rodrigo Taboga e Double Fancy Rey“A Hy Bet chegou para mim em julho do ano passado, é uma égua que tem muita coragem, muito coração, se doa muito em tudo que ela vai fazer, então transmite muita confiança para mim dentro da pista. A Fancy já está comigo a dois anos e meio. Ganhamos o Nacional Aberta Junior da ANCA ano passado, reservei no Nacional da ABQM, fizemos final do Super Stakes e agora tive oportunidade de vencer o Derby. É uma égua incrível, muito talentosa, com um estilo único de trabalhar, a plástica dos movimentos dela é linda”, comenta Rodrigo.
Ele diz ainda que gado estava excelente, estava igual para todo mundo. “Para mim foi um prazer imenso ganhar essa prova, muito gratificante e mais uma vez Deus me honrou de eu poder vencer as duas categorias em uma das maiores provas da temporada. Os melhores cavalos e competidores estavam lá e foi incrível. Nada disso seria possível sem a ajuda dos meus rebatedores, meu irmão Luis Fernando, Rafael Cason, Juan Perez e Samoel Paião. A gente olha o gado e sempre tentamos dar o melhor dentro da pista, são essenciais. Sem esquecer de agradecer a Deus, que está me proporcionando viver momentos incríveis na minha carreira”, reforça o campeão, recém-casado.
O título de reservado campeão no Derby Aberta ficou com Antonio Sergio de Araújo e This Stylish King, nota 74, e no Derby Classic Aberta, o reservado foi de Luis Fernando Taboga, dividindo o pódio com o irmão mais uma vez, e Chula This Dual, nota 73.
Samoel Paião e Squat On TimeNo Derby Aberta Limitada, a vitória ficou com Norberto Soares Leite e This Stylish King (This Kats King x Docs Stylish Delite), de sua propriedade, nota 74, tendo Samoel Henrique Paião com o segundo lugar apresentando Light Sportin Boon, nota 73. Samoel apresentou Squat On Time (A Lil More Time x My Shorts R Smokin), de propriedade de Henrique Ribeiro do Valle Andrade, para vencer o Classic Aberta Limitada, nota 75. Em segundo lugar ficou Elder Aparecido de Sales com Sweet Guns, nota 73.
Norberto Soares Leite e This Stylish KingNorberto Soares Leite e This Stylish King voltaram a vencer no Derby, agora na categoria Non Pro, com nota 75, tendo Lucas Gabriel de Araújo e Mr Tilly Boon 4M como reservados campeões, nota 74. No Derby Classic Non Pro, mais um título para Fazenda Berrante com Filipe Rezende Barbosa apresentando Metalic Bells Cat (Metallic Cat x Bells Playboy RE) para marcar 75. O segundo lugar ficou novamente com Lucas Gabriel de Araújo, só que nessa categoria ele montou Justa Tiny Lena e marcou 74 também.
José Pinfildi Neto e JSA Ace Jay LenaCom nota 74, José Pinfildi Neto chegou ao bicampeonato do Derby ANCA Amador. Ano passado seu companheiro foi Cat Frostina e para a vitória em 2018 ele apresentou JSA Ace Jay Lena (SDP Ace Of Diamonds x Jay Lena Dee), de sua propriedade. “O JSA Ace Jay Lena tem quatro anos de idade e está em treinamento no CT Taboga. É um animal muito habilidoso e desde sua estreia nas pistas vem demonstrando ser um craque. Estou feliz por ter conseguido essa vitória, porque passei os últimos meses tendo contratempos com ele. A expectativa da estreia no PF da ANCA ano passado foi frustrada, pois ele teve uma broca gigante no casco na semana da prova e não pode ir. Depois, no PF da ABQM ele perdeu o boi no último segundo na Aberta e na Amador. Entre outros momentos, então resolvemos dar um descanso a ele, para se recuperar, e ele respondeu muito bem. Na segunda prova do ano conseguimos ganhar o título fazendo uma apresentação impecável. É um cavalo muito tranquilo e passa essa segurança para quem monta”, comenta o campeão.
Ele lembra que no ano passado, quando ganhou o Derby Amador, montava um cavalo e nos dias da prova ele veio a falecer. “Tive que trocar de animal de última hora e, apesar de toda insegurança, deu certo e fomos campeões. Esse ano, com essa vitória, quebrei um jejum de alguns meses e de várias tentativas frustadas durante o segundo semestre de 2017, já que toda prova por algum detalhe não íamos bem, mas que serviram para criar um conjunto entre eu e o Ace. Por esses detalhes, além de ganhar ser fantástico, poder competir e ganhar dois anos seguidos uma prova dessa grandeza, ambas tiveram um gosto muito especial e são de grande importância para mim”.
O segundo lugar ficou para o Haras LGGL, com Ricardo P. Backheuser Júnior e Third Freckles, nota 72. Rico chegou ao lugar mais alto do pódio no Derby Classic Amador, ao apresentar Dualena Kats Queen (This Kats King x Dualena Top CD), de sua propriedade, e marcar nota 73. Encerrando a lista de campeões, Eduardo Hernandez Ferro foi o reservado campeão no Classic Amador com Playboy Demais, nota 72.
As provas foram julgadas por Todd Williamson, juiz NCHA, e os resultados completos encontram-se no site da ANCA.
Por Luciana Omena
Fotos: Adilson Silva/Foto Perigo