São os estaduais que ajudam a movimentar as associações de modalidade durante o ano

O Campeonato Sul Matogrossense encerrou a temporada 2018/2019 nos dias 24 e 25 de maio. Núcleo da Associação Nacional do Cavalo de Apartação, o NSMCA realizou a terceira, e última etapa, no Ranho TR, em Campo Grande/MS. Foram registradas um total de 106 inscrições concorrendo a R$26.000,00 em premiação. O evento foi julgado por Carlos Antônio Cotrim de Souza.

“A tropa está evoluindo muito, gostei muito da tropa. O nível técnico está muito bom,  melhorando muito a cada evento. A prova foi muito bem organizada, gado excelente, pista muito boa, bastante público”, comentou Tony Cotrim.

tradicionais na Apartação
Diretoria, competidores e treinadores

Estava em jogo não somente o resultado da etapa, mas também a soma final de pontos para saber quais cavalos e cavaleiros estariam classificados para o Campeonato Nacional da ANCA, que acontecerá junto com o Potro do Futuro, de 26 a 30 de junho. A cada temporada, treinadores, atletas, proprietários, criadores buscam títulos em seus estados e núcleos. Mas também almejam o de campeão nacional.

E nessa briga um a um os campeões da última etapa foram sendo revelados. A maior nota do dia – 75 pontos – foi atribuída ao conjunto Kitty Lena Boon e Antônio Sergio de Araújo Júnior (foto de chamada). O animal é de propriedade de Cintia Torales de Lima Estrada e ficou com o título da Aberta Livre. Fazendo boa campanha, Cat Peppy HMR, apresentado por Aroldo José Marcelino, ficou com o título de reservado campeão ao marcar 74 pontos.

apartação
Aroldo Marcelino

Aroldo voltou ao pódio, só que dessa vez em primeiro lugar, na Aberta Classic e na Aberta Junior. Venceu a Classic com Reyvinmetallicat, de Raphael Salles Russo, ao marcar 74 pontos. E a Junior com Sweet Cat Rey DMFR, de Thiago Lombardi de Moura Santiago, nota 73. O segundo lugar na Classic ficou para Moria Cat DMFR e Antônio Sergio de Araújo, nota 72; e o reservado na Junior foi de Beccalicat, com Rafael Henrique Cason, 71 pontos.

Olavo Coutinho Nogueira também marcou 74 pontos para vencer a Aberta Limitada. Ele montou Curly Rey DMFR, de sua propriedade. Outro integrante da família Araújo ficou em segundo lugar, Lucas Gabriel de Araújo, montado This Stylish King. O título da Non Pro também foi para Olavo Coutinho Nogueira. Nessa categoria ele montou Curly Rey DMFR e marcou 74 pontos para vencer. O segundo lugar foi de Patrícia Arakaki Leite Miglioli, da FGA, com KF Boon A Lena, nota 73.

Apartação
Olavo Coutinho

Jose Reis Pereira Filho ganhou a terceira etapa na categoria Amador ao apresentar Cats Eclipse RE. De Araçatuba/SP, marcou a nota 72. Em segundo, Isadora Prata Fredianelli com Metallic Big Cat, 71 pontos. Na Principiante, quem se deu melhor foi Mariany Silva Bento Guimarães. Marcou 72 pontos com Cat Shorty e venceu a categoria. Seguida por Arthur de Azevedo Santos, nota 71, com Metallic Jazz.

Em três etapas, o NSMCA registrou 240 inscrições e a distribuição de R$72.550 em premiação. Estão classificados para o Campeonato Nacional campeões e reservados, e em algumas o terceiro lugar, que somaram pontos em suas categorias. Ficaram com o título de campeões Sul Matogrossenses: Aberta Junior – Dually Cat LN; Aberta Classic – This Stylish King; Aberta Livre – Cat Peppy HMR; Aberta Limitada – Curly Rey DMFR; Non Pro – Norberto Soares Leite; Amador – Arthur de Azevedo Santo; Principiante – Mariana Argüello Vanni Azevedo.

tradicionais na Apartação
 Mariany Silva Bente Guimarães

Na avaliação de Patrícia Migliori Leite, da Fazenda Gruta Azul, tradicional criatório de cavalos de Apartação e um grande fomentador da modalidade no estado, esta temporada terminou muito bem. “A etapa final teve grande número de inscrições, não só do Mato Grosso do Sul como também de São Paulo. Para nós, o saldo foi muito bom, classificamos quase todos os animais para o Nacional da ANCA e saímos com três títulos de Campeão desta temporada no MS”.

A expectativa é das melhores: “vamos confiantes para o Nacional da ANCA, os animais estão preparados e equipe motivada. É um grande evento, que juntamente com o Potro do Futuro, reúne apaixonados pelo esporte em busca do almejado título de campeão”.

tradicionais na Apartação
Cavalo do Ano NSMCA

O Núcleo Sul Matogrossense do Cavalo de Apartação realiza há três anos a disputa do Cavalo do Ano estadual. É uma disputa para s cavalos de quatro anos válida para todas as categorias. Os habilitados vão somando pontos a cada etapa e o que tiver o maior número ao final da última prova, ganha sela, fivela e premiação em dinheiro.

“A disputa do Cavalo do Ano foi emocionante, decidida no último minuto através de desempate. Dois animais empataram em número de pontos e voltaram para a pista para decidir o título com uma passada extra cada um. Todo o público parou para assistir, mostrando a importância do prêmio. Além de ser bacana, anima o pessoal e trás mais pessoas de fora para o campeonato. Ficamos fezes de um cavalo de nossa criação e propriedade, The Pink Panther, ter ficado com o título esse ano”, finalizou.

Mais informações: www.anca.com.br.

Por Luciana Omena
Fotos: Roberto Mattos

Escreva um comentário