Um dos nomes fortes da Apartação na Bahia é Carlos Braun

Treinador é o atual tricampeão ANCA da categoria Aberta Limitada

apartação
Treinador baiano de Apartação

Carlos Eduardo Costa Braun, 46 anos, descobriu a Apartação há 18 anos e não largou mais. Formado em Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Equina, o cavaleiro nasceu em Salvador e mora hoje em Itaberaba, Bahia, onde toca seu Centro de Treinamento no Rancho Pirajá. Nas provas, ele tem companhia do filho, Henrique Sampaio Braun, atual campeão Nacional ANCA da categoria Jovem.

Apesar de ser um Núcleo pequeno, o Baiano da ANCA tem pessoas apaixonadas por cavalo e bastante entusiasmadas em fortalecer ainda mais o campeonato. No último Campeonato Nacional foram destaque, conquistando diversos prêmios. Vamos conhecer a história de Carlos Braun.

Como foi seu primeiro contato com cavalos?

Braun: Minha família sempre foi ligada ao campo e aos cavalos. Então, tenho contato desde que nasci. Minha principal influência na infância em relação aos cavalos foi um tio que era vaqueiro, Sérgio Moura Costa.

Como conheceu a Apartação?

Braun: Minha primeira prova de Apartação, foi também a primeira prova da Bahia, no ano de 2004. Antes disso, já tinha participado de provas de Vaquejada, Team Penning e Argolinha. Em 1995 tive meu primeiro contato com o lado técnico da equitação ao fazer um curso com o treinador de Rédeas Jango Salgado. Fiquei encantado com o quanto podíamos nos comunicar com os cavalos e o quanto podíamos conseguir deles, agindo de uma forma mais racional. Não parei mais de buscar conhecimento. No ano 2000, fiz um curso de Apartação com Francisco Carlos Taboga e, a partir daí, não larguei mais a modalidade. Ganhei um mestre, que me ajuda até hoje. Carlão, além de um grande treinador de Apartação, é o maior observador da natureza do cavalo que eu conheço.

cavalo
“Fiquei encantado com o quanto podíamos nos comunicar com os cavalos e o quanto podíamos conseguir deles,
agindo de uma forma mais racional”.

Como tornou-se treinador?

Braun: Antes do primeiro curso de Apartação, eu já domava cavalos. Depois do curso, comecei a treinar cavalos próprios, A partir daí, cavalos de terceiros. Foi quando se formou o grupo de Apartação baiano, através do amigo Jadson Goes. Procurei me aperfeiçoar Através de cursos e acompanhando o trabalho de outros treinadores.

Smart Jaybee Olena

Quais os esforços para seguir com a Apartação ai na Bahia?

Braun: É um trabalho de grupo. Não seria possível se só dependesse de mim. Temos um grupo pequeno, mas formado por pessoas que realmente gostam do cavalo e da Apartação. Quando trabalhamos com prazer as dificuldades são vencidas com facilidade.

E como é seu dia a dia no CT?

Braun: Treino os cavalos cinco a seis dias por semana. Divido os treinos em: treinamento direto com o boi e treino na bandeira, que é um aparelho que simula os movimentos do boi. Nos finais de semana, treino quando os proprietários vêm montar, normalmente uma vez por mês.

Comemorando o título do filho

Projetos para uma expansão ainda maior?

Braun: Estamos sempre tentando angariar novas pessoas. Já temos hoje três municípios que realizam prova: Itaberaba, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus. Nesse próximo ano hípico, além desses, deve voltar a acontecer provas em Salvador.

Tem alguém que você admira nesse esporte?

Braun: Rodrigo Taboga. Foi a pessoa que mais me ajudou no meu aperfeiçoamento como treinador. Ele é um grande treinador, grande apresentador de Apartação, além de grande amigo.

Títulos mais importantes

Braun: O Campeonato Nacional de Apartação da ANCA. Ganhei a categoria Aberta Limitada nos anos de 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018. Ainda sonho em obter vários outros. As grandes provas de Apartação acontecem nos estados do Sudeste e, pela distância, fica difícil participarmos de todas.

Qual seu momento mais marcante dentro da modalidade?

Braun: O último Nacional da ANCA. Eu era o último a entrar na categoria, o que dificulta na Apartação, pois a maioria dos bois já foram trabalhados. Além disso, já tinha uma nota muito boa de outro competidor. Mesmo assim, consegui controlar bem a prova e o cavalo, Hy Laredo foi fantástico, e marcamos 76, que é uma nota alta.

Premiado em São Paulo, o reduto da Apartação no Brasil

Tem um cavalo especial da vida?

Braun: São muitos os cavalos especiais, mas para escolher um seria o Smart Jaybee Olena. O maior coração que eu conheci, aprendi muito com ele.

O que mais te encanta na Apartação?

Braun: A capacidade do cavalo de tomar as decisões sozinho e controlar o boi.

Por Luciana Omena
Fotos: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário