Conformação

Conformação e Performance Halter ganham força no Quarto de Milha

Modalidades revelaram os mais novos campeões nacionais da raça em Araçatuba/SP

A modalidade Conformação teve crescimento de 5% em relação ao Campeonato Nacional do ano passado. As provas foram realizadas no dia 20 de julho, na Arena Wrangler, pista de grama do Parque de Exposições Clibas de Almeida Prado e as estrelas foram Acute e Heza Little Coolest.

Potra de um ano de idade, Acute (Acoolest x Ima Cool Set, por Spectacle Illusion), sagrou-se a Grande Campeã Aberta e Amador do 37º Show AQHA. Apresentada por seu criador e proprietário, o bauruense Érico Franciscato Braga, Acute (foto) brilhou também como campeã este ano durante o 29º Congresso.

Érico Braga representa o Haras Prata, premiados no último ABQM Awards como Melhor Reprodutor, Melhor Macho, Melhor Competidor Amador, Melhor Proprietário e Melhor Criador. Cinco troféus no total. “O ano de 2018 foi um ano muito importante para a Conformação”. Tem tudo para que eles subam no pódio novamente na premiação de 2019.

Os troféus conquistados pelo potro Heza Little Coolest foram levados para Londrina

A Reservada Grande Campeã, Classes Aberta e Amador – dois anos, foi Little Coolest (Acoolest x Little Discipline, por Self Discipline), de criação e propriedade de Nelson Alfredo Ribas Bolduan, que foi apresentada por Eduardo Paulo Ribas Bolduan, ambos da capital paranaense Curitiba.

Pelos machos, o título de Grande Campeão Aberta e Amador pela AQHA foi Heza Little Coolest (Acoolest x Little Discipline, por Self Discipline), potro de um ano, sendo apresentado por Lenilson de Souza. Ele é de propriedade do também paranaense Luiz Henrique Messas e da criação de Nelson Bolduan.

Lenilson conduziu também o Reservado Grande Campeão, Aberta e Amador, HMA Acoolest Securit (Acoolest x PF Playgirls Delight, por Playgirls Conclusion). Esse potro de dois anos é de propriedade e criação de Marcelo Gouveia Frauzino Pereira, de Goiânia/GO.

Uma Lady Chusher G com Camilla Ferreira e Lo Ferreira

A diversificação de habilidades e beleza deram a tônica na modalidade Performance Halter. Na categoria Aberta e na Amador, pelas fêmeas destacou-se a zaina de sete anos Uma Lady Chusher G (VF The Rock Crusher x Humaita Objetivo G, por Objetivo SKR), apresentada por Camilla Rosário Ferreira.

“Muito feliz sair de Araçatuba como campeã Aberta e Amador no Performace Halter fêmeas com a Uma lady Crusher G. Ela que já é pontuada em Três Tambores, se provaou com toda sua beleza, morfologia e aprumos impecáveis!”, contou Camilla em seu Instagram.

Uma Lady possui 105 pontos na ABQM e é campeã nos Três Tambores, com Registro de Mérito Superior pela classe Aberta. Égua da criação e propriedade de Geraldo Alves Ferreira Filho. Na categoria Jovem venceu a égua baia Missin Luma (Missin James x Lynx Pine SRP, por Mister Slydun Pine), apresentada por Rodrigo Terra da Costa Pulzatto, sendo da criação e propriedade de seu pai, o paranaense Sérgio Ricardo Pulzatto.

Entre os amadores, Joice Peres venceu com ST Tip Tip

Ela totaliza 214 pontos em provas de Laço Cabeça e detém o Registro de Mérito Superior na categoria Amador. Entre os machos, o destaque vai para ST Tip Tip (Fishers Fly x ST Tapioca, por Hobby Top Cody), que foi apresentado por Matheus Machado Costa, vencendo a Aberta, e por Joice Biernaski Bueno Peres, ganhando o título de campão na Amador.

Esse tordilho nascido em agosto de 2010 é propriedade de Carla Biernaski Bueno e da criação do Dr. Marcio Matheus Tolentino. Com 224.25 pontos em provas, ST Tip Tip possui Registro de Mérito Superior nas classes Aberta e Amador, exibindo vários títulos de campeão nos Três Tambores.

Na Aberta Castrado levou o troféu Arizona Top Tip CB (ST Tip Tip x Jay Son Top ZD, por Top Firewater) na apresentação de Matheus Machado Costa. De criação e propriedade de Carla Biernaski Bueno, esse baio amarilho possui Registro de Mérito na Aberta e 29.25 pontos em provas de Três Tambores.

Pela Jovem, Rodrigo Pulzatto apresentou Missin Luma

Na Aberta Castrado levou o troféu Arizona Top Tip CB (ST Tip Tip x Jay Son Top ZD, por Top Firewater) na apresentação de Matheus Machado Costa. De criação e propriedade de Carla Biernaski Bueno, esse baio amarilho possui Registro de Mérito na Aberta e 29.25 pontos em provas de Três Tambores.

Pela Amador Castrado, o pódio foi para Laredo Cash (Missin James x Baby Question WP, por Dont Question It), apresentado por seu proprietário e criador Ricardo Pulzatto. Esse alazão de 2008 possui Registro de Mérito Superior na Amador e acumula 133.25 pontos em provas de Laço Cabeça e Ranch Sorting.

Enquanto na Conformação, os juízes avaliam animais que são preparados especificamente para as provas de morfologia, valendo equilíbrio e aprumos perfeitos. No Performance Halter entram em pista animais de provas de velocidade, boi ou rédeas parar mostrar suas habilidades também na composição morfológica.

Resultados completos: www.seqm.com.br.

Colaboração e Fotos: ABQM

X