A Conformação, antes de mais nada, compreende a comparação entre animais da mesma raça, divididos em classes segundo sexo e idade. Observar-se, portanto, apenas o equilíbrio estrutural e as características morfológicas próprias de cada raça. Os concursos da modalidade têm ainda a finalidade de orientar os criadores sobre o tipo de animal que estão produzindo e estimular a criação racional.
Então, podemos dizer que a evolução das raças começa com a Conformação. Antes de mais nada, é uma modalidade equina que avalia a estrutura óssea, a musculatura e as proporções do corpo de um cavalo em relação uns aos outros. Ou seja, a ideia é destacar animais que chegam o mais próximo possível das características ideais de cada raça.
Em outro ponto, a conformação de um cavalo também elege um exemplar equilibrado para uma determinada função, como por exemplo, destinado a alguma modalidade específica. Às vezes, devido a sua conformação, se dá melhor em Salto que no Tambor; ou na Apartação do que na Corrida. Claro que, nem sempre, os melhores exemplares têm formas perfeitas.
E se você pensa que é fácil, só puxar cavalo e pronto, se engana. Em todas as categorias, exige-se que os cavalos sejam meticulosamente preparados antes de entrar na pista. Treino de posicionamento correto levando em conta o estilo da raça em questão. Ensinar como andar e trotar sob comando em um padrão ou linha designada. Com toda a certeza, apresentar um cavalo de Conformação requer muito preparo.
Cuidados ainda com a aparência no dia da prova. Cascos, crinas e caudas brilhando; pêlo impecavelmente aparado. São muitos os recursos que os apresentadores se utilizaram para entrar na pista com a melhor preparação possível. Do mesmo modo que nas provas de velocidade ou trabalho, a expectativa nas de conformação é a mesma: quem será o campeão?
História
Antigamente se competia para ver qual era o cavalo mais bonito e morfologicamente perfeito. A Conformação não é uma competição de grandes massas, mas é extremamente importante para o mundo do cavalo.
No início, o padrão dos animais era diferente do que se busca hoje: quanto mais grosso e forte melhor o animal. O cavalo moderno, no entanto, deve seguir em primeiro lugar o Equilíbrio (simetria); depois Sexualidade (machos com cara de machos e fêmeas com cara de fêmeas); em seguida Aprumo; e por fim Musculatura. Houve uma inversão, portanto, nos valores, já que o primeiro quesito no passado era a Musculatura.
No Brasil a modalidade se desenvolveu com a vinda de alguns reprodutores dos Estados Unidos nos anos 80, quando se especializou. Podemos citar a raça Quarto de Milha como exemplo. Animais como The Aquarian, Dreaming Jet, Mr. Par Three. Em seguida, Pretty Sonny Dee e Feature Ferrari, que foi um grande divisor de águas em 1989. Outros como Mr First Class, Mr Array, Chavalero e Impressive Royal, esse último já criação nacional.
HYPP
Nos anos 90 a Edge Wood Farms exportou para o Brasil um lote de animais muito bons. Com a chegada deles, um grande problema: a HYPP – Doença da Paralisia Periódica por Hipercalemia (Hyperkalemic Periodic Paralysis Disease). Uma doença muscular causada por uma deficiência genética hereditária. Observava-se altos índices de potássio em animais com essa doença.
Cavalos com HYPP sofrem ataques imprevisíveis de paralisia, os quais, em muitos casos, leva ao colapso e morte súbita. A causa da morte usualmente é por parada cardíaca e falência respiratória.
Caracteriza-se a doença por episódios intermitentes de tremores musculares manifestados por contrações e fraqueza muscular localizada ou generalizada. Ocasionalmente, acompanhados por barulhos respiratórios resultantes de paralisia dos músculos das vias aéreas superiores (laringe e faringe).
Em casos de ataques moderados, os tremores musculares podem ser tão discretos que só são detectados por um clínico experiente realizando eletromiografia. Animais homozigotos podem apresentar crises diárias e são mais afetados do que animais heterozigotos, os quais podem ser assintomáticos. Durante um tempo a falta de informação prejudicou o mercado de animais com linhagem de Conformação.
É possível conviver bem com cavalos positivos. Mas isso não quer dizer que não há preocupação no s cruzamentos entre animais positivos. Estudo e conhecimento valem muito para quem está nesse negócio.
Fonte: Wikipedia
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Appaloosa Horse Club
Veja mais notícias da modalidade Conformação no portal Cavalus