A paixão pelo esporte fez do cavalo parte da vida da família, tornando-os uns dos maiores criadores de Conformação do Brasil!
A família Braga é formada pelo casal Érico e Sônia Braga e o filho Erico Franciscato Braga. Eles iniciaram sua base no cavalo em cima da marca Haras Prata, um nome forte no Quarto de Milha de Corrida, e Conformação, porém tudo começou após uma prova de laço. “A história do Haras Prata teve início em 1977, após uma prova de Laço na cidade de Bauru, onde residimos. A partir de então, compramos o primeiro animal de nossa criação, uma potra mestiça, chamada E B1A. Hoje nosso foco está voltado para os animais de Corrida e Conformação”, conta Érico Braga.
Em 2001, o filho começou a se interessar pela Conformação, após a compra de uma potra da modalidade, e em 2003, o Haras Prata já tinha os primeiros animais em pista, inicialmente na raça Paint Horse, A partir daí, a família não parou mais e o amor pela Conformação de Eriquinho fez com que eles investissem cada vez mais em animais de excelentes linhagens, obtendo expressivos resultados em pista, formando um plantel inigualável.
“Além do nosso garanhão Acoolest, sete vezes campeão mundial, entre nossas matrizes, buscamos as melhores genéticas e os melhores indivíduos, sendo elas, além das maiores ganhadoras de pista, as melhores reprodutoras dos últimos tempos no Brasil, com destaque para Genuine Five Cool, Ima Cool Set e Ms Alibi”, detalha Eriquinho.
A família está sempre unida nas competições, com o apoio e o incentivo de Dona Sônia, que fica na torcida. “Ela sempre nos acompanha e incentiva. Tê-la presente nas competições é sempre muito bom, pois independente do resultado sabemos que ela vai estar orgulhosa sabendo que fizemos o melhor possível”.
Sônia Braga e o filho Erico Franciscato BragaE o resultado na maioria das vezes é certo, tendo o Haras Prata um extenso currículo de vitórias.
“Em pista tivemos vários campeões Nacionais, do Congresso e Potro do Futuro tanto na ABQM, quanto na ABCPaint. Nosso primeiro animal de destaque em pista foi o Mr. Impress, até hoje o garanhão mais pontuado da raça Paint no Brasil. No Quarto de Milha podemos destacar os tríplices coroados Ucancallmejenny, Ima Cool Dream, Ima Cool Kid e a Bi Grande Campeã do Congresso Everything and More”.
A resposta, para quando se pergunta sobre o momento mais marcante da família no cavalo, é unânime: “São vários eses momentos de grande alegria, mas podemos destacar um em especial no Brasil, quando nossa potra Sacred Stone se sagrou Campeã Futurity Mega Halter, em uma categoria muito concorrida, competindo com outras 13 potras. Nos Estados Unidos, foi quando nosso garanhão Self Discipline se sagrou Grande Campeão por unanimidade do RedBud Spectacular, obtendo classificação para o mundial AQHA, onde ficou em quarto lugar”.
Hoje, os negócios da família passam de pai para filho e há uma cumplicidade entre os dois, em tudo que é feito na criação do Haras Prata. “O Eriquinho sempre foi conosco nas competições desde que era pequeno. Suas férias e finais de semana eram no haras. Ele cresceu em contato com o cavalo. Vê-lo dando sequência no trabalho nos deixa muito contentes e hoje trabalhamos juntos pelo crescimento e sucesso do Haras”, reforça Érico.
Eriquinho está sempre estudando, buscando novas genéticas e se aperfeiçoando na apresentação, o que para ele também é fundamental para um bom resultado em pista.
Erico Braga , Sônia Braga e o filho Erico Franciscato Braga.“Sempre procuramos as melhores genéticas e os melhores indivíduos para a constante evolução dos nossos animais. Estudar os cruzamentos, buscando sempre o animal ‘perfeito’, nos incentiva a evoluir cada vez mais. Quanto à apresentação, ela é parte fundamental em uma competição. Mesmo com toda preparação sendo muito bem feita, a apresentação pode coroar ou estragar todo um trabalho. Sempre tive ótimos exemplos e professores, no Brasil aprendi muito com o Marco Reis e com o Luciano Beretta, e nas minhas experiências nos Estados Unidos, com o Mike McMillian e com o Ted Turner. Turner me disse uma vez, antes de eu entrar no mundial: ‘Show like you mean it!’, então eu sempre entro na pista pronto para dar o melhor de mim”, pontua Eriquinho.
A paixão pelo esporte fez do cavalo parte da vida dos Bragas e a família está muito envolvida com o Quarto de Milha. Os finais de semana de prova são de muita emoção e competição, mas para eles também de confraternização, onde encontram os amigos. “Nosso principal projeto é o nosso compromisso com os cavalos, que tanto nos dão alegrias”, finalizam.
Por Verônica Formigoni
Fotos: arquivo pessoal