Conformação

Família Braga

Publicado

⠀em

A paixão pelo esporte fez do cavalo parte da vida da família, tornando-os uns dos maiores criadores de Conformação do Brasil!

A família Braga é formada pelo casal Érico e Sônia Braga e o filho Erico Franciscato Braga. Eles iniciaram sua base no cavalo em cima da marca Haras Prata, um nome forte no Quarto de Milha de Corrida, e Conformação, porém tudo começou após uma prova de laço. “A história do Haras Prata teve início em 1977, após uma prova de Laço na cidade de Bauru, onde residimos. A partir de então, compramos o primeiro animal de nossa criação, uma potra mestiça, chamada E B1A. Hoje nosso foco está voltado para os animais de Corrida e Conformação”, conta Érico Braga.

Em 2001, o filho começou a se interessar pela Conformação, após a compra de uma potra da modalidade, e em 2003, o Haras Prata já tinha os primeiros animais em pista, inicialmente na raça Paint Horse, A partir daí, a família não parou mais e o amor pela Conformação de Eriquinho fez com que eles investissem cada vez mais em animais de excelentes linhagens, obtendo expressivos resultados em pista, formando um plantel inigualável.

“Além do nosso garanhão Acoolest, sete vezes campeão mundial, entre nossas matrizes, buscamos as melhores genéticas e os melhores indivíduos, sendo elas, além das maiores ganhadoras de pista, as melhores reprodutoras dos últimos tempos no Brasil, com destaque para Genuine Five Cool, Ima Cool Set e Ms Alibi”, detalha Eriquinho.

A família está sempre unida nas competições, com o apoio e o incentivo de Dona Sônia, que fica na torcida. “Ela sempre nos acompanha e incentiva. Tê-la presente nas competições é sempre muito bom, pois independente do resultado sabemos que ela vai estar orgulhosa sabendo que fizemos o melhor possível”.

Sônia Braga e o filho Erico Franciscato Braga

E o resultado na maioria das vezes é certo, tendo o Haras Prata um extenso currículo de vitórias.

“Em pista tivemos vários campeões Nacionais, do Congresso e Potro do Futuro tanto na ABQM, quanto na ABCPaint. Nosso primeiro animal de destaque em pista foi o Mr. Impress, até hoje o garanhão mais pontuado da raça Paint no Brasil. No Quarto de Milha podemos destacar os tríplices coroados Ucancallmejenny, Ima Cool Dream, Ima Cool Kid e a Bi Grande Campeã do Congresso Everything and More”.

A resposta, para quando se pergunta sobre o momento mais marcante da família no cavalo, é unânime:  “São vários eses momentos de grande alegria, mas podemos destacar um em especial no Brasil, quando nossa potra Sacred Stone se sagrou Campeã Futurity Mega Halter, em uma categoria muito concorrida, competindo com outras 13 potras. Nos Estados Unidos, foi quando nosso garanhão Self Discipline se sagrou Grande Campeão por unanimidade do RedBud Spectacular, obtendo classificação para o mundial AQHA, onde ficou em quarto lugar”.

Hoje, os negócios da família passam de pai para filho e há uma cumplicidade entre os dois, em tudo que é feito na criação do Haras Prata. “O Eriquinho sempre foi conosco nas competições desde que era pequeno. Suas férias e finais de semana eram no haras. Ele cresceu em contato com o cavalo. Vê-lo dando sequência no trabalho nos deixa muito contentes e hoje trabalhamos juntos pelo crescimento e sucesso do Haras”, reforça Érico.

Eriquinho está sempre estudando, buscando novas genéticas e se aperfeiçoando na apresentação, o que para ele também é fundamental para um bom resultado em pista.

Erico Braga , Sônia Braga e o filho Erico Franciscato Braga.

“Sempre procuramos as melhores genéticas e os melhores indivíduos para a constante evolução dos nossos animais. Estudar os cruzamentos, buscando sempre o animal ‘perfeito’, nos incentiva a evoluir cada vez mais. Quanto à apresentação, ela é parte fundamental em uma competição. Mesmo com toda preparação sendo muito bem feita, a apresentação pode coroar ou estragar todo um trabalho. Sempre tive ótimos exemplos e professores, no Brasil aprendi muito com o Marco Reis e com o Luciano Beretta, e nas minhas experiências nos Estados Unidos, com o Mike McMillian e com o Ted Turner. Turner me disse uma vez, antes de eu entrar no mundial: ‘Show like you mean it!’, então eu sempre entro na pista pronto para dar o melhor de mim”, pontua Eriquinho.

A paixão pelo esporte fez do cavalo parte da vida dos Bragas e a família está muito envolvida com o Quarto de Milha. Os finais de semana de prova são de muita emoção e competição, mas para eles também de confraternização, onde encontram os amigos. “Nosso principal projeto é o nosso compromisso com os cavalos, que tanto nos dão alegrias”, finalizam.

Por Verônica Formigoni
Fotos: arquivo pessoal

Conformação

Encanto da Conformação é a beleza e o equilíbrio do animal

No Halter, ou Conformação, os cavalos entram na pista puxados pelo cabresto e são julgados pela sua conformação e adequação como reprodutores

Publicado

⠀em

A Conformação, antes de mais nada, compreende a comparação entre animais da mesma raça, divididos em classes segundo sexo e idade. Observar-se, portanto, apenas o equilíbrio estrutural e as características morfológicas próprias de cada raça. Os concursos da modalidade têm ainda a finalidade de orientar os criadores sobre o tipo de animal que estão produzindo e estimular a criação racional.

Então, podemos dizer que a evolução das raças começa com a Conformação. Antes de mais nada, é uma modalidade equina que avalia a estrutura óssea, a musculatura e as proporções do corpo de um cavalo em relação uns aos outros. Ou seja, a ideia é destacar animais que chegam o mais próximo possível das características ideais de cada raça.

Em outro ponto, a conformação de um cavalo também elege um exemplar equilibrado para uma determinada função, como por exemplo, destinado a alguma modalidade específica. Às vezes, devido a sua conformação, se dá melhor em Salto que no Tambor; ou na Apartação do que na Corrida. Claro que, nem sempre, os melhores exemplares têm formas perfeitas.

E se você pensa que é fácil, só puxar cavalo e pronto, se engana. Em todas as categorias, exige-se que os cavalos sejam meticulosamente preparados antes de entrar na pista. Treino de posicionamento correto levando em conta o estilo da raça em questão. Ensinar como andar e trotar sob comando em um padrão ou linha designada. Com toda a certeza, apresentar um cavalo de Conformação requer muito preparo.

Cuidados ainda com a aparência no dia da prova. Cascos, crinas e caudas brilhando; pêlo impecavelmente aparado. São muitos os recursos que os apresentadores se utilizaram para entrar na pista com a melhor preparação possível. Do mesmo modo que nas provas de velocidade ou trabalho, a expectativa nas de conformação é a mesma: quem será o campeão?

No Halter, ou Conformação, os cavalos entram na pista puxados pelo cabresto e são julgados pela sua conformação e adequação como reprodutores

História

Antigamente se competia para ver qual era o cavalo mais bonito e morfologicamente perfeito. A Conformação não é uma competição de grandes massas, mas é extremamente importante para o mundo do cavalo.

No início, o padrão dos animais era diferente do que se busca hoje: quanto mais grosso e forte melhor o animal. O cavalo moderno, no entanto, deve seguir em primeiro lugar o Equilíbrio (simetria); depois Sexualidade (machos com cara de machos e fêmeas com cara de fêmeas); em seguida Aprumo; e por fim Musculatura. Houve uma inversão, portanto, nos valores, já que o primeiro quesito no passado era a Musculatura.

No Brasil a modalidade se desenvolveu com a vinda de alguns reprodutores dos Estados Unidos nos anos 80, quando se especializou. Podemos citar a raça Quarto de Milha como exemplo. Animais como The Aquarian, Dreaming Jet, Mr. Par Three. Em seguida, Pretty Sonny Dee e Feature Ferrari, que foi um grande divisor de águas em 1989. Outros como Mr First Class, Mr Array, Chavalero e Impressive Royal, esse último já criação nacional.

HYPP

Nos anos 90 a Edge Wood Farms exportou para o Brasil um lote de animais muito bons. Com a chegada deles, um grande problema: a HYPP – Doença da Paralisia Periódica por Hipercalemia (Hyperkalemic Periodic Paralysis Disease). Uma doença muscular causada por uma deficiência genética hereditária. Observava-se altos índices de potássio em animais com essa doença.

Cavalos com HYPP sofrem ataques imprevisíveis de paralisia, os quais, em muitos casos, leva ao colapso e morte súbita. A causa da morte usualmente é por parada cardíaca e falência respiratória.

Caracteriza-se a doença por episódios intermitentes de tremores musculares manifestados por contrações e fraqueza muscular localizada ou generalizada. Ocasionalmente, acompanhados por barulhos respiratórios resultantes de paralisia dos músculos das vias aéreas superiores (laringe e faringe).

Em casos de ataques moderados, os tremores musculares podem ser tão discretos que só são detectados por um clínico experiente realizando eletromiografia. Animais homozigotos podem apresentar crises diárias e são mais afetados do que animais heterozigotos, os quais podem ser assintomáticos. Durante um tempo a falta de informação prejudicou o mercado de animais com linhagem de Conformação.

É possível conviver bem com cavalos positivos. Mas isso não quer dizer que não há preocupação no s cruzamentos entre animais positivos. Estudo e conhecimento valem muito para quem está nesse negócio.

Fonte: Wikipedia
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Appaloosa Horse Club

Veja mais notícias da modalidade Conformação no portal Cavalus

Continue lendo

Conformação

Conformação e Performance Halter ganham força no Quarto de Milha

Publicado

⠀em

Modalidades revelaram os mais novos campeões nacionais da raça em Araçatuba/SP

A modalidade Conformação teve crescimento de 5% em relação ao Campeonato Nacional do ano passado. As provas foram realizadas no dia 20 de julho, na Arena Wrangler, pista de grama do Parque de Exposições Clibas de Almeida Prado e as estrelas foram Acute e Heza Little Coolest.

Potra de um ano de idade, Acute (Acoolest x Ima Cool Set, por Spectacle Illusion), sagrou-se a Grande Campeã Aberta e Amador do 37º Show AQHA. Apresentada por seu criador e proprietário, o bauruense Érico Franciscato Braga, Acute (foto) brilhou também como campeã este ano durante o 29º Congresso.

Érico Braga representa o Haras Prata, premiados no último ABQM Awards como Melhor Reprodutor, Melhor Macho, Melhor Competidor Amador, Melhor Proprietário e Melhor Criador. Cinco troféus no total. “O ano de 2018 foi um ano muito importante para a Conformação”. Tem tudo para que eles subam no pódio novamente na premiação de 2019.

Os troféus conquistados pelo potro Heza Little Coolest foram levados para Londrina

A Reservada Grande Campeã, Classes Aberta e Amador – dois anos, foi Little Coolest (Acoolest x Little Discipline, por Self Discipline), de criação e propriedade de Nelson Alfredo Ribas Bolduan, que foi apresentada por Eduardo Paulo Ribas Bolduan, ambos da capital paranaense Curitiba.

Pelos machos, o título de Grande Campeão Aberta e Amador pela AQHA foi Heza Little Coolest (Acoolest x Little Discipline, por Self Discipline), potro de um ano, sendo apresentado por Lenilson de Souza. Ele é de propriedade do também paranaense Luiz Henrique Messas e da criação de Nelson Bolduan.

Lenilson conduziu também o Reservado Grande Campeão, Aberta e Amador, HMA Acoolest Securit (Acoolest x PF Playgirls Delight, por Playgirls Conclusion). Esse potro de dois anos é de propriedade e criação de Marcelo Gouveia Frauzino Pereira, de Goiânia/GO.

Uma Lady Chusher G com Camilla Ferreira e Lo Ferreira

A diversificação de habilidades e beleza deram a tônica na modalidade Performance Halter. Na categoria Aberta e na Amador, pelas fêmeas destacou-se a zaina de sete anos Uma Lady Chusher G (VF The Rock Crusher x Humaita Objetivo G, por Objetivo SKR), apresentada por Camilla Rosário Ferreira.

“Muito feliz sair de Araçatuba como campeã Aberta e Amador no Performace Halter fêmeas com a Uma lady Crusher G. Ela que já é pontuada em Três Tambores, se provaou com toda sua beleza, morfologia e aprumos impecáveis!”, contou Camilla em seu Instagram.

Uma Lady possui 105 pontos na ABQM e é campeã nos Três Tambores, com Registro de Mérito Superior pela classe Aberta. Égua da criação e propriedade de Geraldo Alves Ferreira Filho. Na categoria Jovem venceu a égua baia Missin Luma (Missin James x Lynx Pine SRP, por Mister Slydun Pine), apresentada por Rodrigo Terra da Costa Pulzatto, sendo da criação e propriedade de seu pai, o paranaense Sérgio Ricardo Pulzatto.

Entre os amadores, Joice Peres venceu com ST Tip Tip

Ela totaliza 214 pontos em provas de Laço Cabeça e detém o Registro de Mérito Superior na categoria Amador. Entre os machos, o destaque vai para ST Tip Tip (Fishers Fly x ST Tapioca, por Hobby Top Cody), que foi apresentado por Matheus Machado Costa, vencendo a Aberta, e por Joice Biernaski Bueno Peres, ganhando o título de campão na Amador.

Esse tordilho nascido em agosto de 2010 é propriedade de Carla Biernaski Bueno e da criação do Dr. Marcio Matheus Tolentino. Com 224.25 pontos em provas, ST Tip Tip possui Registro de Mérito Superior nas classes Aberta e Amador, exibindo vários títulos de campeão nos Três Tambores.

Na Aberta Castrado levou o troféu Arizona Top Tip CB (ST Tip Tip x Jay Son Top ZD, por Top Firewater) na apresentação de Matheus Machado Costa. De criação e propriedade de Carla Biernaski Bueno, esse baio amarilho possui Registro de Mérito na Aberta e 29.25 pontos em provas de Três Tambores.

Pela Jovem, Rodrigo Pulzatto apresentou Missin Luma

Na Aberta Castrado levou o troféu Arizona Top Tip CB (ST Tip Tip x Jay Son Top ZD, por Top Firewater) na apresentação de Matheus Machado Costa. De criação e propriedade de Carla Biernaski Bueno, esse baio amarilho possui Registro de Mérito na Aberta e 29.25 pontos em provas de Três Tambores.

Pela Amador Castrado, o pódio foi para Laredo Cash (Missin James x Baby Question WP, por Dont Question It), apresentado por seu proprietário e criador Ricardo Pulzatto. Esse alazão de 2008 possui Registro de Mérito Superior na Amador e acumula 133.25 pontos em provas de Laço Cabeça e Ranch Sorting.

Enquanto na Conformação, os juízes avaliam animais que são preparados especificamente para as provas de morfologia, valendo equilíbrio e aprumos perfeitos. No Performance Halter entram em pista animais de provas de velocidade, boi ou rédeas parar mostrar suas habilidades também na composição morfológica.

Resultados completos: www.seqm.com.br.

Colaboração e Fotos: ABQM

Continue lendo

Conformação

Os mais pontuados de 2018 da raça Quarto de Milha na Conformação

Publicado

⠀em

O garanhão Acoolest foi destaque, assim como Érico Franciscato Braga

A festa dos melhores do ano do Quarto de Milha aconteceu dia 21 de fevereiro em São Paulo. No Espaço das Américas, a ABQM premiou atletas, cavalos, cavaleiros, criadores e proprietários do Ranking Geral e do ranking de cada uma das modalidades, pelo 12° ABQM Awards. Nomes foram imortalizados no 9° Hall da Fama e homenagens especiais foram feitas à representantes da raça.

Na Conformação, o destaque foi o Haras Prata, pelos prêmios de Melhor Reprodutor, Melhor Macho, Melhor Competidor Amador, Melhor Proprietário e Melhor Criador. Cinco troféus no total. “O ano de 2018 foi um ano muito importante para a Conformação”. O Haras também recebeu prêmios na modalidade Corrida: Criador, Reprodutor, Reprodutora e Animal.

Erico e Eriquinho Braga (direita) comemoram resultados da temporada

Melhor Reprodutor de 2018, com 67 pontos, o garanhão Acoolest vem de uma linhagem consagrada, em pista e na reprodução. Adquirido pelo Haras Prata em 2014, veio para engradecer ainda mais o plantel do nacional na modalidade. Heptacampeão de Conformação, provados nos Estados Unidos, teve sua primeira geração no Brasil estreando em 2016.

“A escolha de Acoolest nos Estados Unidos não foi difícil. Além de vir de uma família de campeões mundiais, tendo como seu pai Coolest, um dos maiores produtores da história da Conformação nos Estados Unidos, e sua mãe Attest, tricampeã mundial, Acoolest teve uma campanha vitoriosa, onde conquistou sete vezes o mundial”, conta Erico Franciscato Braga, do Haras Prata.

Mad Desire Vic

Mad Desire Vic, seu filho com Sierra Go, é o destaque da sua reprodução no Brasil, o maior pontuador em provas de Conformação pela ABQM. Por uma temporada vitoriosa, o animal, pertencente ao Haras Prata, ficou com o Awards de melhor Macho, 20,75 pontos. Nas outras três comendas, o Haras levou de melhor Proprietário, 38,25 pontos; Criador, 30 pontos; e Competidor Amador, 28,75 pontos.

Mostrando toda sua beleza nas pistas e somando o maior número de pontos da última temporada (25), o título de Melhor Reprodutora ficou com a égua castanha Little Discipline (Self Discipline x Little Danya), do curitibano Nelson Alfredo Ribas Bolduan. O troféu de Melhor Fêmea, marcando 16,5 pontos, foi para Genuine Celebration (Self Discipline x The Gem Sacred), do paulistano Ovídio Vieira Ferreira.

Lenilson de Souza

A família Varallo levou para sua cidade o troféu da categoria Amazona, representada por Juliana Vieira Salles, com 1,5 pontos. Já entre os apresentadores da classe Aberta, com 29 pontos, Lenilson de Souza subiu ao palco para receber o prêmio. Aos 42 anos, Lenilson comemorou muito o fato de ser o melhor no ranking 2018 da ABQM em Conformação. Nascido em Jacarezinho/PR, hoje mora e trabalha em São Paulo, no Haras LUB Breeding, em Cesário Lange.

Casado com Marcia Cristina, o casal tem três filhos, Wesley, Érica e Jonas. Ele começou a trabalhar com cavalos no LUB em 1997, como tratador. Até hoje ele cuida de tudo por lá em relação aos cavalos. Desde de tratar, cuidar, treinar. Ao ver Luciano Beretta trabalhando com os animais de Conformação no haras, ele tomou interesse. Passou a adicionar talentos ao seu dia a dia.

Premiação do Quarto de Milha ainda celebrou 50 anos da criação da ABQM. Todos os premiados você encontra no site oficial da Associação.

Por Equipe Cavalus
Fonte e Fotos: ABQM

Continue lendo

Conformação

Conformação comemora sucesso de 2018 com prova pela LINCC

Publicado

⠀em

Foi a última prova do ano, dias 1° e 2 de dezembro, mantendo bons números e lançando novidades

A Liga Nacional do Cavalo de Conformação vem há cerca de cinco anos fomentando a modalidade. O objetivo inicial era fazer renascer a Conformação no Brasil. Com tudo que a Liga faz desde que foi lançada, a aceitação é muito boa por parte de todos que vivem esse mundo. Não demorou muito para que os dirigentes observassem o crescimento.

“O ano de 2018 foi um ano muito importante para a Conformação. Tivemos a consolidação da LINCC e um crescimento considerável. Principalmente pela união das três raças, o Quarto de Milha, o Appaloosa e o Paint Horse. Alguns novos proprietários entrando e levando animais para competir”, analisa Erico Franciscato Braga, vice-presidente da LINCC.

Ele reforça que toda a diretoria percebeu um crescimento de mercado até fora do Estado de São Paulo bem importante. “Fora isso, a qualidade dos animais também está crescendo. Nessa última prova, tivemos todas as categorias com um número bem interessante de animais. Inclusive, a categoria Fêmeas de um ano contou com 11 potras em pista, número muito, muito bom”.

Os julgamentos foram realizados por Kevin Hood, juiz americano, nas categorias Abertas, e Ricardo Lopes, juiz brasileiro, para as classes de Amadores. “Os dois julgamentos foram bem semelhantes e os resultados importantes tanto para LINCC, quanto para as associações de raça que oficializam as provas da LINCC”, completou Eriquinho.

Acute

Um dos destaques da prova foi o 4° Futurity LINCC, uma prova que tem um formato diferente. Érico explica que para competir nessa categoria, os produtos são inscritos antes de nascer, ainda no ventre das mães. É a aposta do criador no cruzamento e genética que ele escolheu para aquele nascimento, que ele já nomina antes mesmo do potro ‘cair’ no chão.

“Portanto, nesse formato, há uma formação de bolsa. Esse ano, para a Geração 2017, reunimos R$ 16.000,00 para premiar machos e fêmeas. Então somente esses potros que foram inscritos no ventre podem competir”, explicou o vice-presidente. E os campeões desse ano foram Acute, na categoria Fêmeas, e Heza Little Coolest, no Machos, ambos filhos de Acoolest.

Além da categoria Futurity, aconteceram julgamento nas categorias Aberta e Amador Machos e Fêmeas, para cavalos de dois anos ou mais. E também a categoria Colors Machos e Fêmeas. A etapa da LINCC que encerrou 2018 aconteceu dias 1° e 2 de dezembro, no Parque da EMAPA, em Avaré/SP. No sábado, além das provas, churrasco de confraternização e Prêmio Melhores do Ano LINCC.

O Parque de Exposições Dr Fernando Cruz Pimentel, em Avaré/SP, esteve movimentado nesse final de semana. Além dessa etapa da LINCC, aconteceram também provas do Campeonato Nacional e Potro do Futuro da ABCPaint e a tradicional Exposição Municipal Agropecuária de Avaré, em sua 50ª edição.

Por Equipe Cavalus
Colaboração: Analucia Araújo
Fotos: Stanlay Miranda

Continue lendo

Conformação

Lenilson de Souza lidera na ABQM como melhor competidor na Conformação

Publicado

⠀em

Treinador trabalha para o LUB Breeding, referência para a modalidade

Aos 42 anos, Lenilson de Souza comemora o fato de estar como o melhor competidor da classe Aberta no ranking 2018 da ABQM em Conformação. Nascido em Jacarezinho/PR, hoje mora e trabalha em São Paulo, no Haras LUB Breeding, em Cesário Lange. Casado com Marcia Cristina, o casal tem três filhos, Wesley, Érica e Jonas.

Ele começou a trabalhar com cavalos no LUB em 1997, como tratador. Até hoje ele cuida de tudo em relação aos cavalos. Desde de tratar, cuidar, treinar. Ao ver Luciano Beretta trabalhando com os cavalos de Conformação no haras, ele tomou interesse. Passou a adicionar talentos ao seu dia a dia.

Conversamos com ele. Confira!

Que ano e local, cavalo fez sua primeira prova?

Lenilson: No ano de 2005, na cidade de Bauru. Entrei com as pernas bambas nesse dia, mas deu tudo certo.

Como buscou se aperfeiçoar?

Lenilson: Me aperfeiçoei ao longo dos anos, com muito treinamento e assim obtendo meu objetivo. Sempre quis aprender, então busquei melhorar. Da minha primeira apresentação até hoje, vejo uma evolução. Eu preparo os animais do haras e também os apresento na classe Aberta.

Como tornou-se profissional?

Lenilson: Com essa oportunidade que tive no Haras LUB. Conforme fui adquirindo conhecimento, aderi à paixão pelos cavalos. Luciano é meu grande professor. Trabalhar com cavalos foi algo muito importante na minha vida. Tenho um amor muito grande pelos cavalos, foi uma grande porta que se abriu para mim e agarrei essa oportunidade que virou profissão.

Se não fosse profissional do cavalo, o que teria vontade de fazer como profissão?

Lenilson: Professor de Matemática.

Você tem alguém que admira no esporte e porquê?

Lenilson: O Luciano Beretta, pois me deu a oportunidade de atuar como treinador na modalidade Conformação.

Como é o seu dia a dia hoje?

Lenilson: Atuo todos os dias trabalhando na preparação e treinamento dos cavalos de Conformação do haras.

Títulos mais importantes.

Lenilson: O Potro do Futuro de 2018. Era o título que eu almejava conquistar. Era um sonho para minha carreira.

Qual prova te marcou mais até hoje e porquê?

Lenilson: Copa dos Campeões de 2018, porque conquistei os grandes campeonatos nos machos e nas fêmeas.

Tem um cavalo especial da vida?

Lenilson: Little Discipline.

Como se sente prestes a receber o ABQM Awards em Conformação:

Lenilson: É uma honra e satisfação muito grande chegar onde cheguei. Dá muito orgulho da trajetória. E tudo graças ao LUB, ao Luciano, que abriu as portas para mim.

A quem você dedica o êxito nas pistas?

Lenilson: Primeiramente à Deus, ao Luciano Beretta e à minha família, que sempre me apoia.

Por Luciana Omena
Colaboração: Analucia Araujo e Verônica Formigoni
Foto: Cedida

Continue lendo

Conformação

Conclusive mudou para sempre a indústria do cavalo de Conformação

Publicado

⠀em

Nascido em 1977, filho de Impressive e Night Pacer, foi criado por Richard Brown.

Conclusive nasceu em uma linhagem campeã. Seu pai, Impressive, foi o melhor garanhão no Hall da Fama da AQHA por três vezes, e sua mãe Night Pacer, esteve por cinco vezes no Hall da Fama da AQHA. Desde que nasceu, tornou uma promessa para a modalidade Conformação. Sikes Simmons e Denny Hassett o compraram de Brown, escolhendo a dedo.

Hassett o apresentava nas competições de Halter. Os títulos começaram a chegar. Primeiro em Kansas City, depois Topeka, Des Moines. Sua personalidade era forte, porém ele era dócil. Logo chamou atenção de outros criadores. Jerry Wells ficou impressionado quando viu o potro em pista e abordou seus proprietários.

Animados com o sucesso, Simmons e Hassett jogaram o valor lá em cima. Wells não titubeou. Comprou o promissor cavalo em sociedade com um amigo, Jim Swink, de Little Rock, Arkansas. E a carreira de Conclusive seguiu. Em nova casa, competiu em Bonner Springs, Kansas City e Sioux Falls. Os bons resultados continuam a aparecer.

Wells decidiu levar Conclusive para o All American Quarter Horse Congress, em Columbus, Ohio, por volta de 1978. A viagem foi cansativa para Conclusive. E ainda, uma fila na chegada ao recinto, deixou o cavalo mais de seis horas parado dentro do trailer. Ele ficou abatido, com dores e continuou piorando. O diagnóstico foi Laminite.

Conclusive acabou ficando sem competir por dois anos. Wells e Conclusive voltaram às pistas no início de 1980. Em fevereiro daquele ano, ganharam o título em sua classe no South Western Livestock Exposition e no Fat Stock Show, em Fort Worth. Participou de mais oito provas neste mesmo ano, e ganhou em todos.

No ano seguinte, a mesma coisa. Conclusive ia somando títulos por onde passava. Incluindo as importantes feiras em Houston e Denver. Classificado para o AQHA World Show, em Kansas City, sagrou-se Grande Campeão Mundial. Sua última competição foi em fevereiro de 1982, aos cinco anos de idade. Encerrou a carreira com mais um primeiro lugar. Em 31 competições em Conformação, Conclusive somou 14 vezes troféus.

Jerry Wells

Todo esse sucesso, segundo Wells se deve a uma cabeça muito bonita, conformação perfeita, musculatura não muito exagerada, mas forte. E tudo isso ele passou aos seus filhos. Com todos os prêmios que ganhava, era bastante disputado para compra de coberturas. Em sua estreia na reprodução, cobriu 235 matrizes. Nesse momento a propriedade dele era de Wells e dois novos sócios, Robert Shelton e Robert Finger.

Dois anos depois, em julho de 1983, ele foi vendido pela quarta e última vez. Seu destino final foi a Edgewood Farms Inc., localizada em Pilot Point, Texas. Pertencia a Joe Edge e Russell Wood. A criação era de cavalos Appaloosas e a reputação era das melhores. E continuou quando decidiram passar a criar Quarto de Milha. Conclusive acabou sendo o garanhão que encabeçaria a nova fase.

A Edgewood Farms comprou Conclusive por mais de US$1.500.000,00. Ele chegou lá depois da estação de monta de 1983. Resolvidos alguns problemas de adaptação, começaram a prepara-lo para a temporada de monta de 1984. Em fevereiro daquele ano, todos os que lidavam com ele de perto perceberam que algo estava errado. Após o ferrageamento, Conclusive mancava um pouco.

O quadro de dor do cavalo não melhorou. Em questão de dias a sua condição piorou tanto que ele mal podia ficar em pé. O veterinário que o examinou indicou que poderia ser Mioencefalite Protozoária Equina. Quadro, raro, a EPM de Conclusive progrediu tão rápido que em apenas cinco dias ele já não conseguia mais ficar em pé.

No dia 24 de fevereiro de 1984, Conclusive foi posto para dormir. Isso tudo aconteceu enquanto 96 éguas esperavam para serem cobertas pelo garanhão. E muitas outras estavam a caminho. Mas ele deixou um legado importante.

De um total de 368 produtos, Conclusive foi pai de 18 campeões mundiais e 14 reservados campeões. Entre os seus filhos que obtiveram destaque podemos citar:  Conclusive Leo, Hint of Conclusion, A Pretty Conclusion, Conclusive Win, Ms Conclusive Jack e Silent Conclusion.

Apesar de uma vida curta, Conclusive foi capaz de produzir filhos que se tornaram grandes garanhões e filhas que se tornaram excelentes matrizes. Muitos deles se destacaram não só no Halter, mas também no Laço e Western Pleasure.

Fonte: Western Horseman Legends

Continue lendo

Assessoria

Com 1500 troféus e 380 fivelas, Congresso ABQM vai chegando ao fim

Publicado

⠀em

Neste sexto dia de competições, aconteceram os julgamentos de Performance Halter e Conformação e ainda Seis Balizas, Três Tambores, Laço Cabeça, Laço Pé e Apartação

 Sábado sempre é um dia em que o Parque de Exposições Dr Fernando Cruz Pimentel, em Avaré/SP, fica bastante movimentado. O encerramento do evento vai se aproximando, mas o público, que não pode comparecer durante a semana, consegue aproveitar a programação das três pistas cobertas e ainda a praça de alimentação e os estandes de produtos variados espalhados pelo recinto, sem contar as galerias onde estão alojados garanhões e os animais dos leilões.

Time de Juizes

Quem foi ao parque logo cedo pode acompanhar na Arena Organnact as disputas da modalidade Seis Balizas nas categorias Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Principiante, Amador Master B, Jovem A, B e C, Jovem Principiante Mirim, Principiante Infantil, Principiante B e C e Feminino. Na sequência, os Três Tambores voltou à cena, com as Três Tambores nas categorias Amador Master B, Amador Principiante, Paratleta e Feminina. Marcio Eduardo Paschoalinotto marcou 22s160 com Ice Red para vencer a Amador Principiante na Baliza. Na Feminina, Marta Herweg e Xororó Agae, conjunto bastante confortável nos pódios de Baliza, venceu o Congresso ao marcar 20s324.

No momento ainda corre a categoria Feminino de Três Tambores, com 202 inscritos. Quem lidera é o conjunto Caroline Rugolo com PG Blue Max Jazz – 17s003. Na categoria Paratleta Handcap 4, o melhor conjunto foi Gabriel Augusto Claro, com James Zorrero VT, marcando 17s602. Ele também foi o segundo colocado com Freedom To Fly VT, 18s262.

Simultaneamente, a Arena Vetnil recebeu os conjuntos do Laço Cabeça nas categorias Amador Master B, Jovem B e C e Amador Principiante, além dos competidores da modalidade Laço Pé nas categorias Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Principiante, Amador Master B, Jovem B e C e Jovem Principiante. Dual Rey Jay foi a montaria de Fernando Paes de Castro para vencer o Laço Cabeça Amador Principiante com nota 219. Já no Laço Pé, o destaque do dia foi o laçador Lincoln Malheiro Junqueira Figueiredo, primeiro, segundo e terceiro lugar na categoria Amador. Ele marcou 2215,5 com Sparkling Jackie, 220 com Sparkling Gun e 219 com Heavens Gun.

Conformação

A Arena RAM continuo com as competições de Apartação, nas categorias Amador Júnior, Amador Sênior e Amador Master A. Norberto Soares Leite foi campeão Amador Jr com This Stylish King ao marcar nota 75, seu primeiro troféu do dia. Isso porque ele venceu também a Senior. Com Quick To Dual o proprietário da Fazenda Gruta Azul, de Campo Grande/MS, um dos grandes fomentadores da Apartação e do cavalo de boi, marcou outro 75.

O dia também foi reservado para as provas de morfologia. Na Arena Wrangler, aconteceram as provas de Performance Halter, destinada a cavalos de trabalho, por exemplo, que são atletas de outra modalidade como Rédeas, Laço, Três Tambores, e participam dessa análise morfológica, e de Conformação, ambas nas categorias Jovem, Amador e Aberta (Fêmeas e Machos). Resultados ainda não foram lançados no portal oficial.

Performance Halter. Foto: Cavalus

A programação fica completa com a realização de dois leilões. Às 14h aconteceu o Leilão Estância 4M & Rancho Sky – 100% Trabalho, e encerrando o ciclo de remates durante este Congresso, ocorrerá o 9º Leilão ZD & EK, às 18h. Resultados completos e demais informações, clique aqui.

Por Equipe Cavalus
Fotos: Cedidas ABQM

Continue lendo

Conformação

Blackson Cash ganhou importantes as provas do Brasil

Publicado

⠀em

Genética campeã nas pistas de Conformação, comprovado como atleta e reprodutor!

Blackson Cash é filho de Mr Cash Ilusion e Miss Sudimar Sacred, de criação e propriedade de Edson Luiz Ignácio, da Fazenda São Luís do Pinhal. O garanhão tem uma campanha irreparável em pista, foi campeão Potro do Futuro ABQM em 2013, com apenas dois anos de idade, campeão da Copa dos Campeões e campeão Nacional ABQM.

“Na Copa dos Campeões sua vitória foi com decisão unânime de todos os juízes, ele além de ter uma beleza e conformação excepcionais, possui também um dos melhores pedigrees da raça Quarto de Milha para as linhagens de Conformação”, detalha Francisco Garcia, assessor da Fazenda São Luís do Pinhal.

O seu pai, Mr. Cash Ilusion, é tríplice coroado na raça Quarto de Milha, conquistou os títulos de campeão Congresso, campeão Nacional e campeão Potro do Futuro. Já a sua mãe, Miss Sudimar Sacred, filha de Sacred Son, que foi campeão Nacional e produtor de campeões em Miss Sudimar, produtora de inúmeros campeões de Conformação na raça Quarto de Milha.

“A Fazenda São Luís do Pinhal é sem dúvida um berço de grandes campeões dentro da modalidade Conformação, tendo conquistado com animais oriundos de seus criatórios inúmeros títulos nos eventos Quarto de Milha e na Liga Nacional do Cavalo de Conformação (LINCC)”, ressalta Chico Garcia.

Provando toda sua capacidade genética reprodutiva, recentemente os produtos de Blackson Cash conquistaram os títulos de campeão Potro do Futuro, na categoria Machos com Generation Ilusion e na categoria Fêmeas com Whisper Black Ilusion. Chico finaliza falando da alegria dos resultados conquistados. “São resultados como estes que incentivam o criador a cada vez investir no seu criatório, seja na nutrição, na genética e no treinamento de sua mão de obra”. Blackson Cash está alojado na Fazenda São Luís do Pinhal, em Angatuba, interior de São Paulo.

 Por Verônica Formigoni
Fotos: Fábio Cabrera

Continue lendo

Conformação

A história da Família Bolduan que passa de geração para geração!

Publicado

⠀em

Apaixonados por  cavalos, os irmãos Bolduan vêm investindo em uma genética de ponta em animais de Conformação, uma paixão herdada do pai

Os irmãos Nelson Alfredo Ribas e Eduardo Ribas Bolduan herdaram a paixão pelos cavalos do pai Edu Bolduan, que era um admirador das Corridas de Cavalo. “Fomos criados numa fazenda no norte do Paraná. Meu pai, Edu, gostava de corrida de cavalo, sempre tivemos alguns animais bem tratados para participar de carreiras por ele organizadas. Criávamos também petiços para vender nas Exposições de Londrina”, conta Eduardo Bolduan.

O haras, ao longo desses 47 anos, teve várias mudanças na criação. No final dos anos 70, a família Bolduan mudou-se para Curitiba e levou alguns animais de sela para cavalgada. Já no Inicio dos anos 90, compraram alguns animais Appaloosa de linhagem de Conformação e Corrida.  “Mas na Conformação entramos realmente em 1996, quando adquirimos do Sr. Mircio Miranda o primeiro animal, Go Lacey Synchronized Arizona, que foi enviada para treinamento com Luciano Beretta, a qual nos proporcionou as primeiras vitórias”.

Alguns dos títulos dessa égua Appaloosa foram: campeã Nacional Aberta 2 anos 1996, campeã do Congresso Aberta 2 anos 1996 entre outros. Anos depoi,s Go Lacey produziu Infinity Impressive NB, um potro que também deu muita alegria aos irmãos Bolduan, com títulos como: campeão Potro do Futuro Aberta 2006, campeão do Congresso Pan- Americano Aberta 2006, Grande campeão Aberta de Esteio 2006, Grande Campeão Aberta da Copa Arco 2006, Grande Campeão Nacional Aberta 2006.

Em 2009, mais uma mudança na criação do Haras Ouro Verde, com a seleção de animais Quarto de Milha, iniciando nas competições pela raça Quarto de Milha nos eventos da ABQM. “Em novembro de 2013, adquirimos no leilão da Lincc, com apenas dois meses, Little Discipline (Self Discipline x Little Danya). Enviamos para treinamento no LUB, tornando-se uma das melhores éguas da Conformação, conquistando nos últimos três anos os maiores títulos na ABQM, AQHA e LINCC, nas classes Aberta e Amador”.

Os animais do Haras Ouro Verde são apresentados por Eduardo Bolduan, que ressalta que para ele é um momento de muita alegria. “Apresentar nossos animais é muito prazeroso, é o resultado de bastante dedicação”. Já Nelson fica nos bastidores, na escolha dos cruzamentos e na torcida nas competições admirando apresentação de seus animais.

Hoje,  o plantel deles conta  com duas grandes produtoras: Little Discipline e Designed by Sacred, além de outras matrizes Quarto de Milha e Appaloosa voltadas ao trabalho. O projeto dos irmãos Bolduan é continuar focado em um plantel de uma genética campeã, trabalhando sempre com amor e dedicação aos cavalos. “O nosso projeto é continuar evoluindo na genética da Conformação, com o objetivo de produzir futuros campeões, não deixando de lado os animais de trabalho, pelo gosto que temos de montar”.

Por Verônica Formigoni
Fotos: arquivo pessoal

Continue lendo

Conformação

LINCC finaliza a temporada 2017 com sucesso

Publicado

⠀em

A 14ª etapa da LINCC contou com 33 participantes das raças Appaloosa, Quarto de Milha e PaintHorse e ainda teve a premiação dos melhores do ano

A Liga Nacional do Cavalo de Conformação – LINCC promoveu a última etapa do ano e ainda o 3º Futurity, no dia 2 de dezembro, no espaço ARCOR, dentro do Recinto Mello Moraes, em Bauru/SP. Segundo dados da Associação, a prova contou com 33 participantes das raças: Appaloosa, Quarto de Milha e Paint Horse, com criadores, competidores e proprietários de vários estados, como Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Foram disputados títulos nas categorias Amador e Aberta Fêmeas 1, 2, 3 e 4 anos, Amador e Aberta Machos 1 e 2 anos, com o julgamento do juiz americano J. T. Mitchel nas abertas.

Acoolest Girl

No 3º Futurity LINCC, o destaque foram os filhos do garanhão importado Acoolest. Na categoria Macho, o campeão foi Hes Acoolest (Acoolest x Little Discipline), de criação de Erico Franciscato Braga, propriedade de Marcelo Frauzino e apresentação de Luciano Beretta, de Goianira/GO. No Futurity Fêmea, a campeã foi Acoolest Girl (Acoolest x Genuine Five Cool), de criação e propriedade de Erico Franciscato Braga e apresentação de Luciano Beretta.

“Desde da aquisição do Acoolest, seus filhos foram muito esperados. Ele deixou os Estados Unidos com vários filhos Campeões Mundiais e do Congresso, isto criou uma expectativa ainda maior pela sua produção no Brasil. Ver seus filhos conquistando os títulos de Campeão Futurity LINCC, tanto nas categorias de machos quanto nas de fêmeas, nos traz uma satisfação muito grande. Comprovando que além de um grande indivíduo, ele também transmite suas qualidades”, comenta Eriquinho Braga.

O título mais importante da competição, o de Grande Campeão, foi bem disputado na última etapa do ano. A Grande Campeã Amador foi Genuine Celebration (Self Discipline x The GemSacred), de criação e propriedade de Ovídio Vieira Ferreira, de Quadra/SP. Já o título Grande Campeão Amador ficou para Mad Desire VIC (Acoolest x Sierra QC), de criação e propriedade de Erico FranciscatoBraga, de Bauru/SP.

Ele fala também sobre este outro título. “Conquistar o título de Grande Campeão com o Mad Desire, principalmente em uma pista tão competitiva, foi incrível. Todos os animais estavam muito bem preparados, além das qualidades individuais de cada um, destacadas pelo juiz americano J.T. Mitchells, que nos últimos cinco anos veio ao Brasil julgar em três ocasiões, e observou um grande avanço da modalidade. Gostaria de agradecer ao criador Francisco Simas, que nos permitiu adquirir o Mad Desire, e ao seu treinador Antonio Clarindo, pelo trabalho realizado. No próximo ano, com certeza, estaremos nas pistas disputando novos campeonatos com ele”.

Hes Acoolest

Na Classe Aberta, a Grande Campeã foi Whisper Ilusion (Blackson Cash x ShesLooking Cool), da criação e propriedade de Edson Luiz Ignácio, de Angatuba/SP. Ficando com o Grande Campeonato entre os Machos, Hes Acoolest (Acoolest x Little Discipline), de criação de Erico Fransciscatto Braga e propriedade de Marcelo Frauzino.

O Haras Prata, por todos os resultados acima mencionados, foi destaque da competição. “Ver os animais de nossa criação vencendo, nos traz uma grande satisfação. É a comprovação que nossos investimentos, não só em garanhões, mas também em matrizes, estão gerando resultados, além da comprovação do trabalho realizado no haras. Tivemos o potro Hes Acoolest, de propriedade do nosso amigo Marcelo Frauzino, vencendo o Futurity LINCC machos e o Grande Campeonato na categoria aberta. O Hes Acoolest apresentou um desenvolvimento muito grande no decorrer do ano e vê-lo sendo apresentado no seu melhor estado e tendo o reconhecimento dos juízes nos deixa muito satisfeitos, ele venceu outros dez potros na sua categoria, um recorde para a modalidade. E a potra Acoolest Girl, que conquistou o título de Campeã Futurity LINCC fêmeas. Ela que é filha do Acoolest na nossa Genuine Five Cool, que tantas alegrias nos deu em pista e hoje com seus filhos e netos, já ganhadores, mostrando sua consistência genética. Nessa conquista cabem alguns agradecimentos especiais, ao Lenilson e ao Luciano Beretta, que durante oito meses a prepararam para que pudesse estrear nas pistas, e ao Dr. Marcelo Damas, que com muita competência a atendeu”, finalizou Eriquinho, parabenizando o Presidente da LINCC, Francisco Simas, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo, trazendo cada vez mais conquistas e desenvolvimento para a modalidade.

Ao final das competições, foi realizado o Prêmio Melhores do Ano LINCC, coroando o melhor animal, melhor criador, melhor proprietário e melhor apresentador do ano de 2017. Uma festa de linda de confraternização dos participantes encerrando com louvor a temporada LINCC 2017. Para conhecer os premiados acesse a Fanpage no Facebook.

Por Verônica Formigoni
Fotos: Stanlay Miranda

Continue lendo