Médico veterinário, agricultor e apaixonado pelo cavalo de Conformação. Há seis anos na criação, Leopoldo Pozzi, do Haras São Francisco de Assis, localizado em Ponta Porã/MS, busca criar animais belos, funcionais e com boa índole, além de bem conformados e com boa linha de dorso, cernelhas destacadas e aprumos com ossatura forte; Confira os detalhes na entrevista
Nascido em Paranavaí, no Noroeste do estado do Paraná, Leopoldo Pozzi atualmente mora em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Lá, ele vive com a esposa Katiuscia Hanel Rorato Pozzi, com quem é casado há 15 anos. Fruto desta união, nasceram José Eduardo, de 10 anos, e José Gabriel, de 1 ano.
Além de curtir a família, Leopoldo precisa dividir o seu tempo com a profissional de médico veterinário e também de agricultor de insumos como soja, milho, trigo e aveia. Mas suas atribuições não param por aí, não. Há seis anos, ele resolveu se aventurar na criação de cavalos da modalidade de conformação.
Para isso, montou o Haras São Francisco de Assis, que fica localizado em Ponta Porã, também no Mato Grosso do Sul. Destas terras, ele busca criar animais belos, funcionais e com boa índole. Além disso, também busca selecionar exemplares bem conformados e com boa linha de dorso, cernelhas e aprumos com ossatura forte.
Em entrevista exclusiva Leopoldo Pozzi contou um pouco sobre a sua história. Confira!
Quando você teve o primeiro contato com o mundo dos cavalos?
Leopoldo – Fui criado em uma fazenda no Paraná. Ando a cavalo desde 1 mês de idade, com meu pai. Sempre tive contato com cavalos. Na adolescência, admirava os animais da linhagem de Conformação, como o Feature Ferrari, Smoke N Poise, sempre achei lindos, mas não criávamos.
Quando resolveu começar a criar e por quê?
Leopoldo – Há seis anos, iniciei um trabalho de assessoria com o Luciano Beretta e daí iniciei minha criação. Hoje tenho meu haras, o São Francisco de Assis, que fica em Ponta Porã/MS, cercado por soja de todos os lados.
Como e quando foi a escolha pela Conformação?
Leopoldo – Escolhi a linhagem de Conformação por serem animais lindos, muito dóceis, por terem boa morfologia e prestam para qualquer modalidade esportiva. Acredito ainda que são a reserva genética da raça, mantendo as características que deram origem ao lema de cavalo mais versátil do mundo. Assim quando o criador de uma outra linhagem notar que seus animais estão se afastando do padrão racial da Raça Quarto de Milha, poderá recorrer aos animais de Conformação para recuperar as características perdidas.
Fale um pouco sobre os animais do seu plantel e quais são os títulos que eles já conquistaram em pista.
Leopoldo – Tenho animais da linhagem de Conformação campeões de Laço, Tambor e de Ranch Short. Hoje possuo 12 éguas de Conformação, entre elas as duas únicas campeãs mundial aqui no Brasil. A Aint She Stately, que também produziu dois campeões mundiais nos Estados Unidos, e a Palomina, que é recém chegada ao Brasil. Já Touch N Me Baby, única bi-campeã mundial a vir para o Brasil, que veio numa parceria com Francisco Simas, presidente da Lincc Brasil.
Quem é responsável por treinar os seus animais?
Leopoldo – Meus animais são treinados e apresentados pelo Luciano Beretta, do Haras Lub Breeding, e pelo Lenilson, que são os melhores treinadores e apresentadores do Brasil. Eles treinaram e apresentaram o The Strongest, garanhão que nasceu em casa e foi o Grande Campeão das três primeiras provas da Lincc aqui no Brasil, além de outros títulos da ABQM como Campeão Nacional, Campeão do Congresso e da Copa dos Campeões.
Já no haras, quem é responsável por cuidar dos seus animais?
Leopoldo – No haras quem cuida da tropa é o Luís Carlos Geracindo Junior, que aprendeu em casa a cuidar de cavalos e hoje tem muita habilidade com os potrinhos;
Quais são os projetos para a criação?
Leopoldo – Busco na minha criação belos animais, funcionais e com boa índole, bem conformados com boa linha de dorso, cernelhas destacadas bons aprumos com ossatura forte. Cruzo algumas éguas com garanhões de laço, fortes e bem estruturados, para produzir animais que objetivo. Quero produzir animais que agradem aos olhos, aos treinadores exigentes, e a outros criadores que queiram boas matrizes.
Escrito por : Natália Oliveira .