A 14ª etapa da LINCC contou com 33 participantes das raças Appaloosa, Quarto de Milha e PaintHorse e ainda teve a premiação dos melhores do ano
A Liga Nacional do Cavalo de Conformação – LINCC promoveu a última etapa do ano e ainda o 3º Futurity, no dia 2 de dezembro, no espaço ARCOR, dentro do Recinto Mello Moraes, em Bauru/SP. Segundo dados da Associação, a prova contou com 33 participantes das raças: Appaloosa, Quarto de Milha e Paint Horse, com criadores, competidores e proprietários de vários estados, como Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Foram disputados títulos nas categorias Amador e Aberta Fêmeas 1, 2, 3 e 4 anos, Amador e Aberta Machos 1 e 2 anos, com o julgamento do juiz americano J. T. Mitchel nas abertas.
Acoolest GirlNo 3º Futurity LINCC, o destaque foram os filhos do garanhão importado Acoolest. Na categoria Macho, o campeão foi Hes Acoolest (Acoolest x Little Discipline), de criação de Erico Franciscato Braga, propriedade de Marcelo Frauzino e apresentação de Luciano Beretta, de Goianira/GO. No Futurity Fêmea, a campeã foi Acoolest Girl (Acoolest x Genuine Five Cool), de criação e propriedade de Erico Franciscato Braga e apresentação de Luciano Beretta.
“Desde da aquisição do Acoolest, seus filhos foram muito esperados. Ele deixou os Estados Unidos com vários filhos Campeões Mundiais e do Congresso, isto criou uma expectativa ainda maior pela sua produção no Brasil. Ver seus filhos conquistando os títulos de Campeão Futurity LINCC, tanto nas categorias de machos quanto nas de fêmeas, nos traz uma satisfação muito grande. Comprovando que além de um grande indivíduo, ele também transmite suas qualidades”, comenta Eriquinho Braga.
O título mais importante da competição, o de Grande Campeão, foi bem disputado na última etapa do ano. A Grande Campeã Amador foi Genuine Celebration (Self Discipline x The GemSacred), de criação e propriedade de Ovídio Vieira Ferreira, de Quadra/SP. Já o título Grande Campeão Amador ficou para Mad Desire VIC (Acoolest x Sierra QC), de criação e propriedade de Erico FranciscatoBraga, de Bauru/SP.
Ele fala também sobre este outro título. “Conquistar o título de Grande Campeão com o Mad Desire, principalmente em uma pista tão competitiva, foi incrível. Todos os animais estavam muito bem preparados, além das qualidades individuais de cada um, destacadas pelo juiz americano J.T. Mitchells, que nos últimos cinco anos veio ao Brasil julgar em três ocasiões, e observou um grande avanço da modalidade. Gostaria de agradecer ao criador Francisco Simas, que nos permitiu adquirir o Mad Desire, e ao seu treinador Antonio Clarindo, pelo trabalho realizado. No próximo ano, com certeza, estaremos nas pistas disputando novos campeonatos com ele”.
Hes AcoolestNa Classe Aberta, a Grande Campeã foi Whisper Ilusion (Blackson Cash x ShesLooking Cool), da criação e propriedade de Edson Luiz Ignácio, de Angatuba/SP. Ficando com o Grande Campeonato entre os Machos, Hes Acoolest (Acoolest x Little Discipline), de criação de Erico Fransciscatto Braga e propriedade de Marcelo Frauzino.
O Haras Prata, por todos os resultados acima mencionados, foi destaque da competição. “Ver os animais de nossa criação vencendo, nos traz uma grande satisfação. É a comprovação que nossos investimentos, não só em garanhões, mas também em matrizes, estão gerando resultados, além da comprovação do trabalho realizado no haras. Tivemos o potro Hes Acoolest, de propriedade do nosso amigo Marcelo Frauzino, vencendo o Futurity LINCC machos e o Grande Campeonato na categoria aberta. O Hes Acoolest apresentou um desenvolvimento muito grande no decorrer do ano e vê-lo sendo apresentado no seu melhor estado e tendo o reconhecimento dos juízes nos deixa muito satisfeitos, ele venceu outros dez potros na sua categoria, um recorde para a modalidade. E a potra Acoolest Girl, que conquistou o título de Campeã Futurity LINCC fêmeas. Ela que é filha do Acoolest na nossa Genuine Five Cool, que tantas alegrias nos deu em pista e hoje com seus filhos e netos, já ganhadores, mostrando sua consistência genética. Nessa conquista cabem alguns agradecimentos especiais, ao Lenilson e ao Luciano Beretta, que durante oito meses a prepararam para que pudesse estrear nas pistas, e ao Dr. Marcelo Damas, que com muita competência a atendeu”, finalizou Eriquinho, parabenizando o Presidente da LINCC, Francisco Simas, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo, trazendo cada vez mais conquistas e desenvolvimento para a modalidade.
Ao final das competições, foi realizado o Prêmio Melhores do Ano LINCC, coroando o melhor animal, melhor criador, melhor proprietário e melhor apresentador do ano de 2017. Uma festa de linda de confraternização dos participantes encerrando com louvor a temporada LINCC 2017. Para conhecer os premiados acesse a Fanpage no Facebook.
Por Verônica Formigoni
Fotos: Stanlay Miranda