LINCC insere a partir de hoje prova de Showmanship em seu campeonato

 A prova também é conhecida como: ‘Posicionando e Apresentação’, já realizada nos Estados Unidos , agora chega ao Brasil

 No Showmanship os apresentadores são julgados com base na maneira que eles apresentam o cavalo, enquanto estão executando um percurso específico. A partir da etapa da LINCC – Liga Nacional do Cavalo de Conformação deste final de semana, a prova passa a fazer parte do campeonato. É a primeira vez que será realizada no Brasil, durante a XIV etapa Conformação, em Bauru/SP, no dia 2 de dezembro.

Para os competidores de Conformação que estarão presentes na ocasião, será divulgado o percurso pelo juiz do evento durante uma palestra e um pequeno curso, com duração de uma hora, antes do inicio das provas, para que seja apresentada a modalidade e sanada todas as dúvidas.

Uma apresentação ideal nesta classe deve conter:

  • Um apresentador equilibrado, confiante e elegantemente vestido. Obrigatório traje social completo (terno e gravata), chapéu e botas.
  • Um apresentador e um cavalo que executem de forma rápida e eficiente o padrão das seguintes maneiras: 1) Prontamente; 2) Sem problemas; 3) Precisamente.

 Responsabilidades dos Juízes

A competição consiste em percursos específicos realizados de formas específicas. Os percursos são divulgados um hora antes do início da competição e devem ser apropriados ao tamanho do evento e ao nível dos competidores. O Juiz deve posicionar os cones ou marcas do percurso, caminhar todo o percurso, responder as perguntas e esclarecer dúvidas e manter o mesmo percurso para todos os competidores.

O Método do Quarto

O apresentador sempre deverá estar um quadrante distante do juiz: Exemplo: Quando o Juiz está no quadrante I, o apresentador deverá estar no quadrante IV; Quando o Juiz está no quadrante II, o apresentador deverá se posicionar no quadrante I; Quando o Juiz está no quadrante III, o apresentador deverá se mover para o quadrante IV; Quando o Juiz está no quadrante IV, o apresentador deverá se mover para o quadrante I.

Pontuação

A LINCC irá adotar um sistema único de pontuação no Brasil em suas provas. O Sistema de Pontuação de 0-100, que segue dessa forma:

90-100: Performance Excelente com alto grau de Showmanship, incluindo posição do corpo e apresentação do cavalo. Conclusão correta do percurso com rapidez, suavidade e precisão, demonstrando um alto grau de profissionalismo.

 80-89: Performance Muito Boa, com Bom grau de Showmanship, na execução do percurso e apresentação do cavalo corretamente, tendo cometido uma falta leve.

 70-79: Performance Boa e execução do percurso com grau médio de Showmanship, porém com falta de estilo e apresentação adequados para merecer ser elevado ao próximo nível de pontuação. Um apresentador muito bom que comete uma pequena falha, ou um Excelente apresentador que comete uma falta grave.

60-69: Padrão mediano, que não executou percurso com rapidez e precisão. Um cavalo com atitude consistente ou um apresentador com uma posição obvia ou falhas de apresentação que impeçam uma boa e efetiva apresentação. Um bom apresentador que comete uma falta leve no seu desempenho ou um excelente apresentador que comete uma falta grave.

50-59: Uma falta grave ou múltiplas faltas leves na sua performance, apresentação ou posicionamento que impeçam uma efetiva comunicação com o cavalo.

40-49: Uma falta severa, duas ou mais faltas graves ou múltiplas faltas leves na sua performance ou na execução do percurso, que demonstrem falta de capacidade de condução do cavalo, bem como de posição correta do corpo.

10-39: Apresentador cometer mais do que uma falta severa ou múltiplas faltas graves na sua performance ou posicionamento, mas que completa sua apresentação, evitando assim a desclassificação.

Faltas

São consideradas Faltas Leves a quebra de movimento ao Passo ou ao Trote por um passo e deslizando o pé de apoio ou levantando o mesmo e posicionando no mesmo lugar. As Faltas Graves são: Não caminhar no andamento determinado, ou não parando a 3 metros da área determinada; Quebra de movimentação ao passo/trote por mais de um passo; Chutando o cone ou marca; Saindo ou movendo a garupa significativamente durante o giro ou volta; Falha em permanecer posicionado durante a apresentação; Girar a mais ou a menos de 1/8 a ¼ de volta quando solicitado.

Há também as Faltas Severas, que são Apresentador não está na posição correta durante a inspeção; Apresentador toca no cavalo ou chuta pata, casco ou canela do cavalo durante o posicionamento do mesmo para inspeção; Apresentador fica diretamente na frente do cavalo; Perda da corrente ou segurando a mesma com duas mãos; Desobediência severa, incluindo empinar, morder, coice e manotada em outros cavalos, no apresentador ou juiz; Cavalo circulando ao redor do apresentador.

A prova também, a critério do juiz, pode sofrer uma desclassificação, pelos motivos: Perda de controle colocando em risco o apresentador, outros cavalos, apresentadores ou juiz, incluindo o cavalo escapar do apresentador; Falha do apresentador em estar com o número correto e de forma visível; Abuso intencional; Treinamento excessivo ou uso de ajuda auxiliar; Percurso errado ou derrubar cone e marca; Não executar o andamento determinado; Girar ou virar mais de ½ volta onde for determinado.

Para esta primeira prova ‘piloto’, os apresentadores serão julgados em todas as apresentações que fizerem por categoria aberta e amadora, tendo suas menores notas descartadas. O apresentador com a melhor nota será o campeão. “Para as provas futuras, iremos gradualmente aumentando o grau de dificuldade, até que os critérios de julgamento sejam baseados no regulamento internacional da prova. Como comentado acima, todos receberão orientação e pequeno treinamento no dia do evento. O importante é você lembrar que um dos principais quesitos para esta primeira prova será a vestimenta do apresentador, então capriche!”, reforçam os organizadores.

Por Verônica Formigoni

Deixe um comentário