Animais brilharam nos Grandes Prêmios do dia 30 no JCS

A nova corte do Quarto de Milha de Corrida e os potros mais rápidos da temporada foram definidos

Um final de semana para lá de especial no Jockey Club de Sorocaba premiou com mais de R$ 500 mil somente para os campeões dos Grande Prêmios Potro do Futuro, Rei da Velocidade e Rainha da Velocidade. São três dos mais importantes da temporada. As corridas foram realizadas no dia 30 de junho, no mais importante hipódromo do Quarto de Milha de velocidade da América do Sul.

Um dia cheio e emocionante para os turfistas de várias partes do Brasil. Foram 12 páreos ao todo e ainda o Leilão Mixed Sale no Tattersal especial de leilões do JCS. Além da decisão do PF, Rei e Rainha, foram disputados três páreos especiais e ainda classificatórias do Torneio Especial 1° Jockey Club de Sorocaba Mixed Sale e o Consolação Potro do Futuro.

Safado da Shakalô

A 41ª edição do GP ABQM Potro do Futuro, um dos mais tradicionais da raça, ultrapassando a marca de mais de 40 realizações, tem a terceira maior premiação do ano. Foram oito cavalos na final, nos 402 metros, para potros de dois anos. Safado da Shakalô marcou uma impressionante vitória, mostrando que é um excepcional cavalo. Ele está invicto, quatro corridas e quatro vitórias e é o atual recordista dos 365 metros.

Safado da Shakalô venceu seu páreo classificatório com o menor tempo entre todos os classificados e agora confirmou sua boa fase. Montado pelo jóquei A Arteman, foi treinado por MO Arteman e é de propriedade do Stud LM e criação de Fernando Muniz de Souza, da Estância Shakalô, um dos criadores mais antigos e tradicionais do QM de Corrida no Brasil. O tordilho de dois anos, que é filho de Eyesa Special e Noticia da Shalakô, marcou 21s523.

Comemoração do título de Safado da Shakalô

O restante da classificação ficou assim: One Famous London MV (21s628), Men In Black (21s653), Moleque Blue HWS (21s696), Magico Special HWS (21s832), Catchme Gran RCH (22s068), Corona Caviar PK (22s108), Genoma Lake WA (22s173).

Quem também venceu seu páreo classificatório e confirmou o favoritismo foi Granita. Filha de Granite Lake em White Or Wrong, essa castanha de três anos deu ao Haras Prata muitos motivos para comemorar. Sob a condução de AR Lima, sendo treinada por L Levir, ela cruzou a linha de chegada em 16s484 e venceu os 301 metros do GP Rainha da Velocidade.

Chegada de Granita, que venceu por um focinho de diferença

Ela é de propriedade e criação de Érico Braga. Em entrevista à reportagem da ABQM, Eriquinho Braga diz que sempre tiveram muita expectativa e esperança a respeito dessa égua. Após alguns problemas de saúde, se recuperou e focou seus esforços em participar exclusivamente deste GP.

O segundo lugar ficou para About Shazoom JQM (16s488), seguida por Olya For Me 3M (16s545), Pinot Noir RLT (16s595), Donetica Toll (16s610), Sassy Eaglette (16s612), Faith For Me (16s687).

Se você achou que as vitórias relatadas acima foram de emoções suficientes para um dia só, enganou-se. O título no GP Rei da Velocidade veio seguido do recorde para os 301 metros. Special Gold Medal sagrou-se vencedor com o tempo de 16s189, batendo o recorde da pista do Jockey Club de Sorocaba. A menor marca anterior – 16s285 – era de Triger Jess MRL, anotada em março desse ano.

Special Gold Medal, o novo Rei e recodista dos 301 metros

A dupla A Arteman, jóquei, e MO Arteman, treinador, foram ao lugar mais alto do pódio de novo nesse dia. Filho de Gold Medal Jess em Dominique Special SA, esse macho alazão de três anos é de propriedade de Clodoaldo Miranda e criação do Haras Prata. É a segunda vitória para Special Gold Medal esse ano, que também ganhou o I Derby.

Curiosamente, o segundo colocado também marcou tempo menor que o recorde anterior. Six Three Beduino cruzou a fotocélula em 16s239. A classificação final terminou assim: Yoyo Verde (16s477), Good Twin (16s501), Verdugo Dash (16s555), Apolitical Kas (16s691), Panther Signature (16s692).

Coronel Cartel WA venceu o GP Potro do Futuro Consolação

Venceram os páreos do Torneio Especial 1° Jockey Club de Sorocaba Mixed Sale e estão na final Corona Cartel (16s723), Salomé da Shakalô (16s723), Lyon Blue HWS (16s580), Coronito Cartel (16s552), Granita Cartel (166s36). A final, com bolsa de R$ 50 mil, e ainda classificatórias do GP Presidente da ABQM – II Derby e GP Criação Nacional acontecem dia 14 de julho. Mais informações: jockeyclubdesorocaba.com.br.

Por Luciana Omena
Fotos: JCS/Divulgação

Deixe um comentário