Dois recordes batidos no Jockey Club de Sorocaba!

Reunião de sábado, 28 de outubro, contou com páreos classificatórias para o GP Campeão dos Campeões e Torneio Especial Mario Pereira

O Jockey Club de Sorocaba, em Sorocaba/SP, viveu momentos de muita emoção no final de semana. O tempo de duas distancias caíram, um deles, duas vezes no mesmo dia! Quatro páreos foram classificatórias para o GP Campeão dos Campeões e mais três definiram os finalistas do Torneio Especial Mario Pereira.

O GP Campeão dos Campeões pagará bolsa de R$ 200.000,00. Pela lista de animais inscritos, 28 entre os melhores da temporada, já imaginava-se que coisas boas iriam acontecer. Logo no primeiro páreo da tarde, o recorde dos 365 metros foi batido! Kenia For Me JQM (Corona For Me x Half Time Attraction), do Haras Jaguaruana, percorreu a distância em 19s356, conseguindo índice de velocidade 107. O recorde anterior – 19s39 – foi marcado em abril de 2010. Portanto, fazia sete anos que ninguém tinha conseguido baixar essa marca.

Kenia For Me JQM bateu recorde dos 365 metros em Sorocaba. Foto: JCS divulgação

Kenia For Me JQM é criação também do Haras Jaguaruana e foi conduzida por N Jara e treinada por M M Tavares. Pedro Leite conta que compraram a mãe da Kenia, Half Time Attraction, em 2011, uma égua produtora nos Estados Unidos, e hoje também avó de animais produtores. Após chegar ao Brasil, Half foi instalada no Jaguaruana, mas acabou produzindo pouco por aqui, deixando três fêmeas, entre elas a Kenia, antes de seu desaparecimento.

“Desde o começo vimos que ela era diferente. No início de 2016, levamos ela para o Jockey para iniciar o treinamento e poder fazer a temporada de competições esse ano. Ela teve um começo muito bom, mas deu uma caída, mesmo assim sabíamos que ela era muito boa. Inscrevemos ela em todas as provas, conquistando dois segundo lugares. Depois, descobrimos que ela tinha  um problema na garupa, uma dor forte. Começamos a fazer fisioterapia, ela ficou sem atividade física por dois meses, e agora voltamos com ela para pista. A expectativa era grande, sabíamos que tínhamos um bom animal. Uma batalha de mais de ano para deixá-la bem e poder fazer o que ela sabia.”

E foi o que aconteceu. Recuperada ela correu bem e chegou onde chegou. “Foi muito emocionante. Sabíamos do potencial, mas não imaginávamos que poderia chegar ao recorde. Todos  nós, eu e a minha família, todos do haras, o treinador e o jóquei, apostávamos nela, com chances de ganhar e ir bem na prova, mas o recorde superou tudo. Agora, nossa vontade é que ela corra bem na final e que continue tudo dando certo com ela. Que ela siga bem e faça uma boa final”, concluiu Pedro.

Aberto a todas as idades, o GP promete fazer umas das finais mais disputadas de todos os tempos no dia 11 de novembro. Classificaram-se os quatro vencedores e os três melhores tempos: Kenia For Me JQM, Thru Separatist, Grand Eagle AZZ, Precioso Sant’ana, Dortmund, Yoyo Verde e About Shazoom JQM.

Completando a programação, o Torneio Especial Mario Pereira, que dará R$ 40.000,00 de premiação aos finalistas, será uma homenagem ao jóquei M Pereira que, infelizmente, faleceu em 2017. Foram para 17 animais, que concorreram nas três classificatórias, ficando com a vaga os três vencedores e os quatro melhores tempos.

Yafá Vista é a nova detentora do menor tempo nos 275 metros em Sorocaba. Foto: JCS divulgação

A distância desse Torneio é de 275 metros e o recorde dela foi batido duas vezes neste sábado. Logo no primeiro páreo classificatório, o quinto do dia, Tres Belle cruzou a linha em 15s259. Até que no terceiro páreo, o sétimo e último do dia, Yafá Vista (No Secrets Here x Jess Plain Kool), do Stud dos Amigos, baixou ainda mais o melhor tempo, marcando 15s141. Esse é o ano para os cavalos que correm essa distância. O recorde anterior foi batido em março desse ano – 15s30 por About Shazoom, o mesmo tempo que Beleevn marcou em 2009. Isso mesmo, dois cavalos detinham o recorde anterior.

Yafá Vista

Yafá Vista venceu por quase dois corpos de diferença sobre Kazon Flai RLT, que também se classificou para a final. Correu muito bem e baixou a melhor marca sobrando na pista. A potra, que é de criação do Haras Vista Verde, conduzida pelo jóquei D Macedo e treinada por A J Macedo, em sua última apresentação havia feito um terceiro lugar clássico na final do GP Criação Nacional 2017. Adilson Macedo, aliás, conquistou sua 19ª vitória da temporada 2017. E essa foi a 22ª vitória dos animais de criação do Haras Vista Verde esse ano.

Estão classificados, além de Tres Belle, Yafá Verde e Kazon Flai RLT, Runner Legs, Balabali Senator RLT , Conciencia For Me e Granita.

Acompanhe todas as informações pelo: www.jcsorocaba.com.br.

Por Luciana Omena

Deixe um comentário