Última reunião do ano de Corrida no Jockey Club de Sorocaba aconteceu dia 24 de novembro
Quando as portas do partidor se abriram, no sétimo e último páreo da última reunião de 2018, o público presente prendeu a respiração por alguns segundos. Acontecia no Jockey Club de Sorocaba a final GP Campeão dos Campeões – R$ 200 mil de bolsa – disputado entre os cinco dos melhores animais em atividade hoje no Brasil.
Na metade da corrida já podia-se ver quem seria a grande vencedora desse importante Grande Prêmio. Inveja Lake (Granite Lake x Rockin The Tetons) percorreu os 365 metros em 19s053, o novo recorde da distância, e fez AAAT 114. A menor marca anterior era de Safado da Shakalô, alcançada em maio desse ano (19s261).
Inveja LakeA égua castanha de três anos arrancou como um foguete e cruzou o disco final com dois corpos e meio do segundo colocado. Á campeã coube uma premiação de R$ 100 mil. J Pinheiro foi seu treinador.
Inveja Lake é de propriedade de João José de Barros, criação do Haras São Matheus e foi montada por A Gomes. Num segundo lugar disputadíssimo, Over The Moon (19s384) chegou apenas seis milésimos de segundo à frente de Yoyo Verde (19s390), o terceiro colocado. Uma última disputa do ano realmente emocionante e de encher os olhos de qualquer amante do esporte.
Abrilhantando ainda mais o Grande Prêmio, quem esteva presente ao Jockey e realizou a entrega do troféu aos vencedores, foi Butch Wise, o presidente da AQHA. Ele é também o Diretor Geral do Lazy E Ranch, um dos mais importantes Centros de Reprodução, preparação de animais, criação e treinamento nos Estados Unidos.
Comemoração do título e do recorde de Inveja LakeFoi possível, no dia seguinte às corridas, promover uma reunião entre a diretoria do JCS e os membros da AQHA. Mauro Zaborowsky, presidente do Jockey Club de Sorocaba, expôs ao dirigente da maior associação americana de cavalos tudo que foi realizado em 2018 pelo Jockey e os planos para 2019.
“Butch Wise parabenizou a coragem e a determinação da Diretoria e da Comissão de Corridas do JCS. Salientou que, como nos Estados Unidos, vamos receber críticas, o que é normal, de pessoas que às vezes não conseguem ver o ‘filme’ e olham só a ‘fotografia’. Tiveram muita pressão nos Estados Unidos, mas disse que nosso foco é igual ao deles e isso mostra que estamos no caminho certo”, reforçou Mauro.
Marcos Zaborowsky, Butch Wise, Marcos Sá, Mauro Zaborowsky e VInce GencoE entre os planos implementados está o ‘Jockey Livre de Drogas’, como explica Mauro: “Se o controle antidoping não for extremamente rígido, não haverá proprietários nem apostadores, porque ninguém quer ser enganado. Tem que vencer o melhor cavalo, o melhor jóquei, o melhor treinador e nunca o melhor medicado”.
Junto às corridas, o Jockey Club de Sorocaba promoveu uma Feijoada Solidária em prol do Hospital GPACI – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil. Parte do valor dos ingressos nos camarotes será revertida ao hospital.
Corona Tac WAOutro recorde foi batido na tarde do dia 24 de novembro. Corona Tac WA (Corona For Me x Genoma Daring) cruzou a marca dos 275 metros do Páreo Especial Hospital GPACI em 15s013. Foi um merecido presente à seu proprietário, Roberto Sylvio Abdalla, aniversariante do dia. Corona Tac WA foi montado por J D Pereira e treinado por A Marques. Outro animal de criação da WA tinha a menor marca da distancia antes. Corona Cartel WA, 15s119 em março desse ano,
Colaboração e Fotos: JCS