Calendário 2019 de Corridas do Jockey Club de Sorocaba vai se aproximando da sua conclusão

Os últimos 15 dias foram repletos de acontecimentos importantes para o Jockey Club de Sorocaba e para a Corrida de Quarto de Milha. Segundo Mauro Zaborowsky, presidente do JCS, as últimas corridas, vencidas por Brasília Toll, Grande Prêmio Brasil; Zion Verde, III Derby, e Tok Granite ZO, Grande Prêmio Taça de Prata, agitaram os turfistas.

“Além delas, um Seminário Internacional ministrado pela AQHA aos criadores, proprietários e profissionais do Brasil, coroou o Projeto de Palestras do Jockey Club de Sorocaba. Temos o objetivo de trazer mais experiências e aprendizado. Quem soube aproveitar esta oportunidade adorou os assuntos trazidos”, reforça Mauro.

As palestras foram ministradas por Janet VanBebber – Diretora de Corridas da AQHA, Sierra Kane – Gerente de Atividades Internacionais AQHA e Dra. Megan Petty – Médica Veterinária membro da AQHA. “Muito se falou sobre o treinamento do cavalo de Corrida e bem-estar animal. Ainda sobre o bem-estar animal, vamos encontrar cada vez mais pressão de grupos contrários as ‘atividade equestres’”, alerta o presidente.

De acordo com Mauro, “temos que cuidar cada vez mais deste assunto tão importante. Vários Hipódromos do Brasil já fazem corridas com antidoping. Como todos sabem, há quase dois anos, o Jockey Club de Sorocaba realiza os exames de antidopagem das finais dos Grandes Prêmios Milionários, em laboratório homologado IFHA, na Universidade de Davis na Califórnia EUA; e os exames das classificatórias no Laboratório LADETEC no Rio de Janeiro”.

Premiação de Tok Granite ZO, vencedora do quinto páreo da reunião

Na avaliação do dirigente, o JCS vive um de seus melhores momentos. “A maioria dos proprietários, criadores, apostadores e profissionais do Jockey Club de Sorocaba aprova a seriedade imposta pela diretoria no quesito Esporte Limpo. Temos apenas mais dois meses de gestão desta diretoria, mas a convicção que deixamos para as próximas um ambiente agradável, com contas em ordem, para darem sequência ao plano de trabalho implantado com sucesso”.

O resultado mais recente foi a final do Grande Prêmio Taça de Prata. As classificatórias, 15 dias atrás, dessa prova nos 275 metros, teve 22 animais inscritos. Qualificaram-se os vencedores e mais dois melhores tempos. A premiação foi de R$ 40.000,00 no páreo para animais com três anos ou mais, corridos em Sorocaba, com IV AAA até 94.

E deu Tok Granite ZO (Granite Lake x Fabulous Knockout), de criação e propriedade de Ziguiomar Ongaratto. A premiação do campeão foi R$ 28 mil por cruzar a linha de chegada em 15s476. Vindo pela baliza sete, Tok Granite ZO venceu disputando cabeça a cabeça com Lock Lady Cash Car, que ficou com a segunda colocação, 15s490. O campeão contou com J Bispo no preparo e foi conduzido por D Oliveira.

Na sequência chegaram Puma Easy Gold, 15s568; Panther Sign, 15s574; Jess Ceasars VM, 15s612; e Heib Lake, 15s652. A programação ficou completa com mais quatro Páreos Especiais, nomeados com cavalos de destaque nos rankings do JCS. Venceram: Dinasty Lake – Páreo Giant Fly VM; Aurora Vista – Páreo Ótima Vista; Habu Fantastic AD – Páreo Imperador Toll; e Ten Ten Gold ZO – Páreo Fredy For Me.

Próximo encontro dos turfistas no JCS será dia 5 de outubro. Resultados completos e calendário: jcsorocaba.com.br.

Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: JCS