Corrida

Tok Granite ZO vence GP Taça de Prata de Corrida

Calendário 2019 de Corridas do Jockey Club de Sorocaba vai se aproximando da sua conclusão

Os últimos 15 dias foram repletos de acontecimentos importantes para o Jockey Club de Sorocaba e para a Corrida de Quarto de Milha. Segundo Mauro Zaborowsky, presidente do JCS, as últimas corridas, vencidas por Brasília Toll, Grande Prêmio Brasil; Zion Verde, III Derby, e Tok Granite ZO, Grande Prêmio Taça de Prata, agitaram os turfistas.

“Além delas, um Seminário Internacional ministrado pela AQHA aos criadores, proprietários e profissionais do Brasil, coroou o Projeto de Palestras do Jockey Club de Sorocaba. Temos o objetivo de trazer mais experiências e aprendizado. Quem soube aproveitar esta oportunidade adorou os assuntos trazidos”, reforça Mauro.

As palestras foram ministradas por Janet VanBebber – Diretora de Corridas da AQHA, Sierra Kane – Gerente de Atividades Internacionais AQHA e Dra. Megan Petty – Médica Veterinária membro da AQHA. “Muito se falou sobre o treinamento do cavalo de Corrida e bem-estar animal. Ainda sobre o bem-estar animal, vamos encontrar cada vez mais pressão de grupos contrários as ‘atividade equestres’”, alerta o presidente.

De acordo com Mauro, “temos que cuidar cada vez mais deste assunto tão importante. Vários Hipódromos do Brasil já fazem corridas com antidoping. Como todos sabem, há quase dois anos, o Jockey Club de Sorocaba realiza os exames de antidopagem das finais dos Grandes Prêmios Milionários, em laboratório homologado IFHA, na Universidade de Davis na Califórnia EUA; e os exames das classificatórias no Laboratório LADETEC no Rio de Janeiro”.

Premiação de Tok Granite ZO, vencedora do quinto páreo da reunião

Na avaliação do dirigente, o JCS vive um de seus melhores momentos. “A maioria dos proprietários, criadores, apostadores e profissionais do Jockey Club de Sorocaba aprova a seriedade imposta pela diretoria no quesito Esporte Limpo. Temos apenas mais dois meses de gestão desta diretoria, mas a convicção que deixamos para as próximas um ambiente agradável, com contas em ordem, para darem sequência ao plano de trabalho implantado com sucesso”.

O resultado mais recente foi a final do Grande Prêmio Taça de Prata. As classificatórias, 15 dias atrás, dessa prova nos 275 metros, teve 22 animais inscritos. Qualificaram-se os vencedores e mais dois melhores tempos. A premiação foi de R$ 40.000,00 no páreo para animais com três anos ou mais, corridos em Sorocaba, com IV AAA até 94.

E deu Tok Granite ZO (Granite Lake x Fabulous Knockout), de criação e propriedade de Ziguiomar Ongaratto. A premiação do campeão foi R$ 28 mil por cruzar a linha de chegada em 15s476. Vindo pela baliza sete, Tok Granite ZO venceu disputando cabeça a cabeça com Lock Lady Cash Car, que ficou com a segunda colocação, 15s490. O campeão contou com J Bispo no preparo e foi conduzido por D Oliveira.

Na sequência chegaram Puma Easy Gold, 15s568; Panther Sign, 15s574; Jess Ceasars VM, 15s612; e Heib Lake, 15s652. A programação ficou completa com mais quatro Páreos Especiais, nomeados com cavalos de destaque nos rankings do JCS. Venceram: Dinasty Lake – Páreo Giant Fly VM; Aurora Vista – Páreo Ótima Vista; Habu Fantastic AD – Páreo Imperador Toll; e Ten Ten Gold ZO – Páreo Fredy For Me.

Próximo encontro dos turfistas no JCS será dia 5 de outubro. Resultados completos e calendário: jcsorocaba.com.br.

Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: JCS

X