O Campeonato Brasileiro de Adestramento para as categorias de base de alto rendimento – Mini-mirim, Mirim, Junior – e para Amadores (aberta) desde a série Elementar até Forte II foi o centro das atenções na pista Cel Renyldo, principal palco do Clube Hípico de Santo Amaro (SP), no domingo, 13/10. Devido a um temporal e ventania sem precedentes nos últimos anos no que aconteceu no início da noite da sexta-feira, 11, o 1º dia do Brasileiro foi cancelado, mas após uma força tarefa do clube e comitê organizador, o Campeonato transcorreu com tranquilidade no domingo, 13 de outubro. Lembrando que na 5ª e 6ª feira, 10 e 11/10, rolou a Taça Brasil e um Concurso de Adestramento Nacional.
Adestramento 2024
Ivana Wagner Carneiro Feres, campeã brasileira Média III, fez uma avaliação do evento e de sua performance ainda antes do resultado final. “A organização está de parabéns, ainda mais perante esse evento da natureza e o pessoal ter conseguido reerguer a pista. Meu cavalo é o Galileo LS, criação da Fazenda Sasa, nós estamos juntos há um ano e meio e esse ano competindo na média II, a gente tem tido bons resultados no ranking nos Nacionais. Meu treinador é o Mauro Junior, ele, eu e o Galileo temos nos dedicado bastante. Como esse ano tivemos uma campanha muito sólida, durante todas as provas que nós participamos, então eu acho que vem nossa intenção é subir uma categoria sim. Acho que a gente está preparado para ir para uma prova mais forte”, destacou a amazona.
Para Carolina Chemin, organizadora e diretora da CHSA e ABCCH, a missão foi cumprida. ” A gente teve esse problema na sexta-feira, que foi bem imprevisto afetou a cidade inteira. Ao final, conseguimos colocar o Campeonato colocar em pé novamente, em tempo recorde. A gente tem uma equipe fantástica, no sábado, veio tudo mundo aqui para ajudar a recompor a estrutura na qualidade que o Campeonato Brasileiro merece. A pista Cel Renyldo que é a nossa pista principal é um lugar muito bonito, onde o cavalo é o protagonista, isso dá um destaque muito grande e é muito importante para o nosso esporte.”
O jovem ginete Pedro Felipe Godoi, gaúcho de apenas 8 anos, que arrematou o título brasileiro Mini-mirim, já tem uma meta definida. Pedro Godoi também já está saltando a série 0.80m e fez sua primeira competição aos cinco anos mas já começou montando no colo do pai, o ginete profissional Felipe Godoi, aos dois meses. “Quero ser o número 1 do mundo”, garantiu o ginete, em entrevista para CBH.
A amazona da casa, Luiza Tourinho Ferreira de Camargo, fez sua estreia no adestramento montando Clueso 5, de propriedade do Haras Umburanas, de sua mãe Thereza Tourinho, comemorou o resultado e fez um importante convite. “O Clueso salta 1.50m com o Gui Foroni e eu monto ele há bem pouco tempo. Comecei a saltar 0.80m com ele e tenho mais dois outros cavalos saltando 1.10 / 1.20m na minha categoria. O Clueso é bem experiente, muito bem intencionado, quer fazer o máximo por todos (… ). Adorei estrear nessa modalidade. Acho que além do Salto, vou continuar fazendo Adestramento, inclusive eu queria aproveitar e fazer um convite: todo mundo que faz Salto, tenta entrar no Adestramento, aproveita e faz disso uma oportunidade porque o Adestramento complementa muito o Salto. E para quem já faz Salto, o Adestramento já vira uma coisa um pouco mais fácil. Se todo mundo que pratica as duas modalidades, conseguir se unir, a gente vai conseguir ter duas modalidades muito mais fortes e populares.”
A vice-campeã mini-mirim Donatella Huese Appel também é polivalente a cavalo. “Eu faço Salto, Adestramento e Hipismo Completo. Eu gosto muito de todas as modalidades, porque o Salto é emocionante, o Adestramento me dá mais nervoso e o cross-country do Hipismo Completo é só emoção”, destacou a jovem amazona.
“A Taça Brasil e o Campeonato Brasileiro estão sendo um sucesso aqui no Clube Hípico de Santo Amaro com uma participação bem interessante de cavaleiros, amazonas e muitos conjuntos em formação. É muito bom gente a gente poder prestigiar o balé a cavalo”, disse Fernando Sperb, presidente da CBH. “A Confederação Brasileira de Hpismo é mais do que uma, duas, três modalidades e é muito bom acompanhar esse crescimento e ascensão no Brasil.”
Formaram o prestigiado juri, Marcio Camargo, presidente, ao lado de Claudia Mesquita, Sandra Smith de Oliveira Martins, Lindinha Macedo, Sergio de Fiori, Claudia Sant´Anna, Bruno Magalhães e Petra Garbade. Daqui a duas semanas, entre 24 a 26/10, acontece o Brasileiro das categorias Senior Top, Senior e de Cavalos Novos na Sociedade Hípica Paulista.
Por Assessoria de Imprensa CBH
Fotos: Divulgação/CBH
Leia mais notícias aqui.