O primeiro Campeonato Brasileiro da Under 25 aconteceu entre 4 e 8 de novembro no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo. A vitória ficou para a amazona mineira Mariana Frauches Chaves. Em disputa com outros 15 conjuntos, ela montou La Divine W Z.
Como resultado, a amazona somou um 5º, um 1º e um 2º lugar. Obteve, então, apenas 8,25 pontos perdidos (pp) ao longo da competição. Em 2019, Mariana, hoje com 20 anos, foi vice-campeã brasileira young riders.
“Estou super feliz! Esse é o meu segundo ano como Young Rider. E ano passado batemos na trave com o vice-campeonato”, conta a amazona, que saiu da série Jovem Cavaleiro Top em 2018 direto para a Young Rider, agora Under 25.
André Fonseca Moura sagrou-se vice-campeão. Montando Henessy M foi 3º, 4º e vencedor da prova final. Com apenas quatro pontos perdidos na primeira passagem, totalizou 9,2 pp. A saber, o cavaleiro é mineiro e em 2019 foi quinto lugar no Brasileiro Young Riders.
Instituída em 2020, a nova categoria é destinada a jovens talentos entre 16 e 25 anos. E disputada a 1.45m. Ademais, a Under 25 entrou no circuito com o intuito de substituir a Young Riders, para atletas de 16 a 21 anos.
Conforme informações, a mudança ‘amplia o leque’ de idade. Similar, sobretudo, ao que já acontece na Europa e Estados Unidos. Antes de mais anda, essa é a categoria de mais alto rendimento voltada à nata jovem da modalidade.
Clínica
Uma clínica de alta performance de Salto será realizada pela CBH. Atletas passarão um tempo com o campeão pan-americano Marlon Zanotelli e com o técnico do Time Brasil de Salto Philippe Guerdat.
Terão direito, portanto, à clínica: o campeão, vice-campeão e o terceiro lugar do Campeonato Brasileiro de cada categoria. Bem como o líder do ranking brasileiro nas respectivas seis séries Mini-mirim, Pré-mirim, Mirim, Pré-junior, Junior e Under 25.
A CBH será responsável pela locação do espaço e infraestrutura para atendimento ao evento. Incluindo custeio de passagem e hospedagem dos atletas. Além disso, hospedagem dos treinadores e estabulagem dos animais. A data e o local ainda serão definidos.
Brasileiro de Escolas
No mesmo evento, aconteceu o Campeonato Brasileiro de Escolas 2020. Antes de tudo, a disputa ocorreu entre 54 conjuntos na série Preliminar, a 0.60m, e 71 na série Principal, a 0.80m. De acordo com a CBH, a prova registrou alto nível técnico.
Por exemplo, nada menos que 19 e 15 conjuntos – respectivamente – entraram zerados após a terceira e última prova. A definição do pódio, então, aconteceu por diferenças mínimas. Valeu a soma da melhor aproximação ao tempo ideal nas três provas.
Na série Principal, a campeã foi a amazona Luiza Casale Fauvel de Moraes, de apenas 9 anos. Montou Pilatus do Piratininga e fechou a competição com 100% de aproveitamento. De maneira idêntica, Manuela Trindade Taniguchi ficou com o título na série Preliminar. Aos 10 anos de idade montou Arieska Tok.
Fonte: CBH
Créditos as fotos: Duilio Andrade, Erika Costa, Danilo Schreines, Rafael Coli e C.May