Final individual – com contagem zerada – acontece dias 12 e 13 no Club Hípico Argentino, em Buenos Aires
A terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude está acontecendo em Buenos Aires, Argentina desde o dia 6 de outubro – e segue até dia 18. Após duas acirradas disputas por equipe, o pódio no Hipismo da modalidade Salto foi definido. As competições, em diversos esportes, estão sendo realizadas no Club Hípico Argentino. A equipe da América do Sul fechou na quarta colocação com apenas uma falta (4 pontos perdidos).
O jovem talento brasileiro Philip Greenlees, 15 anos, campeão mundial FEI Children em janeiro – e vencedor da seletiva brasileira para Olimpíada da Juventude – teve espetacular recuperação na disputa. Após cometer três faltas na primeira passagem da final por equipes, zerou a segunda.
Philip Greenlees com Denise Z. Fotos: Hector GarridoPhilip monta a égua Denise Z e com esse resultado, a equipe da América do Sul, formada por ainda pelo venezuelano Bernardo Lander/Cameron Z, pelo boliviano Gonzalo Bedoya/Ankara I, paraguaia Agostina Llano/Red Sugar Z, e pelo argentino Richard Kierkegaard/Legolas I, fechou em quarto, fora do pódio.
Computando o descarte do pior resultado a cada dia, o time encerrou com quatro pontos perdidos. A equipe Australasia – Australia e Ásia – também ficou em quarto lugar.
Sagrou-se campeã a equipe da América do Norte, formada por Nicole Robredo/El Capricho Champion, do México, Philippe Coles/Quid du Plessis, do Haiti, Marissa del Pilar Thompson/Canal del Bajo Kithira, do Panamá, Pedro Espinoso/Llavaneras Genquina, de Honduras, Mattie Hatcher/Santa Rosa Valery, dos Estados Unidos.
Eles fecharam sem faltas e garantiram o título após desempate com a equipe da Europa. Ambas fecharam o desempate com uma falta – computado descarte do pior resultado da equipe – e a América do Norte levou a melhor na soma dos tempos 97s80. Enquanto os representantes da Europa registraram 101s58. A medalha de bronze ficou com a equipe da África, que computou apenas 1 ponto perdido.
Agora os jovens talentos entre 15 e 17 anos – todos montando cavalos emprestados – se preparam para a grande final individual. A contagem é zerada e, com isso, todos voltam à pista no Club Hípico Argentino amanhã, 12, com chances iguais. O campeão olímpico da juventude no hipismo será conhecido no sábado, 13, após a segunda e definitiva corrida.
Na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Singapura 2010, Marcelo Chirico, uruguaio radicado no Brasil, garantiu a medalha de ouro no hipismo. Já em 2014, em Nanquim (China), a vitória foi da Emily Fraser da Nova Zelândia.
Outras Informações: www.buenosaires2018.com.
Colaboração: Assessoria CBH
Foto: Hector Garrido