Artemus de Almeida fatura o ranking brasileiro Senior Top

Disputa marcou a final do Ranking Brasileiro de Salto e fechou com chave de ouro a temporada

Foi uma prova que coroou a excelente campanha de Artemus de Almeida na temporada 2017. O Concurso Nacional Top Riders terminou neste domingo, 10 de dezembro, na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo. A ocasião foi de encerramento do ranking brasileiro Senior Top (rendimento máximo). No GP, a 1.50 metro, válido pela 9ª e última etapa do ano, 25 conjuntos largaram para a primeira volta. Conforme a regra, os 12 melhores – oito sem faltas, um com 1 ponto por excesso e três com uma falta (4 pontos) – habilitaram-se a segunda e decisiva volta, que teve armação do course-designer internacional Hélio Pessoa.

Artemus, vice no GP e campeão do ranking, com Cassillero. Foto: Luis Ruas

Sagrou-se campeão do GP o cavaleiro André Américo de Miranda, apresentando Charleston JMen, fechando a prova com duplo zero, em 48s63. O vice do GP foi Artemus de Almeida, com M.E.C.G. Cassillero, também com dois percursos sem faltas, em 49s23. Matematicamente o cavaleiro já havia garantido o título de campeão do ranking Senior Top 2017 por antecipação, mas essa colocação selou de vez a conquista.

O GP, a prova mais importante do final de semana, distribui R$ 80 mil em premiação. “Já tínhamos vencido outras provas importantes, mas essa foi a primeira vitória com o Charleston Jmen em um GP Senior Top”, contou o campeão e medalhista pan-americano André Miranda, 47, que está de viagem marcada. “A partir de janeiro vou competir na Europa. O Charleston também vai, mas devo competir com outras montarias para tentar uma vaga nos Jogos Equestres Mundiais 2018.”

O medalhista pan-americano Artemus de Almeida, 48 anos, somou 280,5 pontos no geral. Felipe Amaral – que recém chegou aos Estados Unidos – foi vice 241,5 pontos, deixando outro campeoníssimo, José Reynoso Fernandez Filho, no terceiro posto, com a soma de 216,5 pontos.

Vencedores do GP Final Top Riders 2017. Foto Luis Ruas

“Foi uma temporada bem homogênea. Me classifiquei em todas as oito etapas anteriores com o Cassilano: foram duas vitórias nos GPs do Clube Hípico de Santo Amaro e Agromen, fomos vice-campeões na 2ª etapa e na 4ª etapa do Brasileiro Senior Top, ambos em Curitiba, totalizando dois primeiros, dois segundos, dois quartos e dois sextos lugares. Estou mais que satisfeito com a estreia do M.E.C.G. Cassillero em um GP Senior Top. Ele passou o ano ganhando provas de velocidade a 1.40/1.45 metro e garantiu um super desempenho a 1.50 metro”, destacou Artemus, que fez sua campanha toda com Cassilano JMen, recém exportado para o Associação dos cavalos Holsteiner na Alemanha.

Artemus já tem alguns planos para 2018. “Vou me mudar de Itu para Indaiatuba. Já tenho um outro cavalo para série principal, mas não devo competir no ranking ano que vem. A partir de 2019, já terei cavalos novos que podem saltar bem a série forte.”

Fonte: Assessoria CBH

Deixe um comentário